Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.
Por que o movimentado GP da França é uma ótima notícia para o campeonato
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Desde que voltou ao calendário da Fórmula 1, em 2018, o GP da França ficou marcado como um dos mais monótonos do campeonato, em um circuito que foi reformado para ser uma pista de testes, ou seja, mostra a realidade da diferença entre os carros, não é particularmente dura com os pneus e tem generosas áreas de escape. Mas a corrida deste ano fugiu à regra: os rivais na disputa pelo título, Lewis Hamilton e Max Verstappen, se encontraram por três vezes na pista, e o holandês saiu em vantagem, vencendo e abrindo 12 pontos na liderança do campeonato.
E as brigas não ficaram só na parte da frente do pelotão: as McLaren conseguiram se recuperar da classificação ruim e colocaram dois carros no top 6, enquanto sua rival na disputa pelo terceiro lugar, a Ferrari, sofreu com os pneus e não pontuou. Por outro lado, quem se deu bem foi a Aston Martin, que fez uma estratégia diferente e conseguiu pontuar com ambos os carros - inclusive com Lance Stroll, que largou em 19º.
Mas como explicar que um GP em que a Mercedes liderou todas as voltas nos últimos dois anos e no qual Hamilton venceu com 18s de vantagem para o próprio companheiro Valtteri Bottas dois anos atrás e que ficou, em 2018 e 2019, abaixo da média de ultrapassagens das demais provas, foi tão movimentado?
As diferenças entre as equipes são bem pequenas - já eram assim no meio do pelotão e agora também são entre Mercedes e Red Bull - então detalhes na estratégia e nos acertos dos carros estão decidindo as corridas, como vimos na França. Verstappen conseguiu seguir Hamilton de perto depois de ter perdido a primeira posição nos metros iniciais da prova porque sua Red Bull tinha uma asa que garantia uma velocidade de reta maior. Por outro lado, quando ele conseguiu voltar à frente depois da primeira parada nos boxes, era o melhor trato dos pneus de Hamilton que permitia que ele seguisse pressionando o holandês. Sabendo que, em determinado momento, essa qualidade do carro rival jogaria a favor do inglês, como já tinha acontecido no Bahrein e em Barcelona, a Red Bull resolveu chamá-lo aos boxes para uma segunda parada e, desta forma, voltou a usar a sua maior qualidade contra Hamilton. Com menos de duas voltas para o fim, Verstappen passou o rival e venceu pela terceira vez na temporada.
Mais atrás, chamou a atenção o fato de as McLaren terem engolido a concorrência. Principalmente Lando Norris, um dos últimos pilotos a fazerem sua parada, veio abrindo caminho usando seus pneus mais novos, enquanto os carros da Ferrari e da Alpine sofriam mais do que esperavam. Isso pode ter tido a ver com a breve chuva que caiu na parte da manhã e tirou o emborrachamento da pista.
De qualquer maneira, mesmo essas brigas só aconteceram porque o rendimento dos carros era parelho. E, se o traçado de Paul Ricard foi pensado para revelar as qualidades e defeitos dos carros, tendo curvas bastante variadas, ver uma tarde tão equilibrada na pista do sul da França é uma ótima notícia para o campeonato.
A próxima corrida é já neste fim de semana, na primeira de duas provas na Áustria.
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