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GP da Estíria: datas, horários e tudo sobre a oitava etapa da F1
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Max Verstappen e a Red Bull chegam ao GP da Estíria na liderança de ambos os campeonatos e vindos de uma grande vitória no GP da França. Segunda perna de uma sequência de três fins de semana com corridas na Fórmula 1, a prova, disputada em pleno Red Bull Ring, será a primeira de dois GPs na pista que é de propriedade do time austríaco. No fim de semana seguinte, será a vez do GP da Áustria.
É uma pista em que a Mercedes já teve dificuldades no passado, mas em que precisa se recuperar para evitar que Verstappen, que tem 12 pontos de vantagem para Hamilton, e a Red Bull, que já abriu 37 pontos tendo vencido as três últimas corridas, escapem na ponta.
Onde acompanhar o GP da Estíria:
Sexta-feira, 25 de junho
Treino livre 1, das 6h30 às 7h30: BandSports
Treino livre 2, das 10h às 11h: BandSports
Sábado, 26 de junho
Treino livre 3, das 7h às 8h: TV Bandeirantes (algumas praças) e BandSports
Classificação, das 10h às 11h: TV Bandeirantes (algumas praças) e BandSports
Domingo, 27 de junho:
Corrida, a partir das 10h: TV Bandeirantes e BandNewsFM (transmissão começa às 9h30)
Circuito Red Bull Ring
Distância: 4.318km
Recorde em corrida: 1:05.619 (Carlos Sainz, McLaren, 2020)
Número de voltas: 71
DRS - 3 zonas de ativação:
1ª detecção 160m antes da curva 1 e ativação 102m depois da curva 1
2ª detecção 40m antes da curva 3 e ativação 100m depois da curva 3
3ª detecção 120m antes da turva 10 e ativação 106 depois da curva 10
Pneus disponíveis: C2 (duros), C3 (médios) e C4 (macios)
Resultado do GP da Estíria de 2020
Pole Position: Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - 1min19s273 (chuva)
Pódio
1º Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - 1h22min50
2º Valteri Bottas (FIN/Mercedes) +13s719
3º Max Verstappen (HOL/Red Bull-Honda) +33s398
Características da pista da Áustria
Sobe e desce: os motores sempre sofrem mais na Áustria devido à altitude, mas a pista também é marcada por ter a maior diferença entre seu ponto mais baixo e o mais alto: 63,4m.
Pista com menor número de curvas do campeonato: São apenas 10 curvas oficiais, mas somente em sete oportunidades o piloto tem de usar o freio. Isso faz com que a curta pista da Áustria tenha menos curvas até mesmo que Monza, gerando classificações bastante apertadas porque não há muitos pontos em que o piloto pode fazer a diferença.
DRS mais potente: A combinação entre o fato de a pista ser uma das mais curtas do campeonato e as três zonas de ativação de DRS fazem com que a pista da Áustria seja uma daquelas nas quais o dispositivo mais faz diferença. Isso é bom para as ultrapassagens: ano passado, foram 29 ultrapassagens na primeira prova e 43 na segunda (o que é comparável com o nível de Baku).
Curiosidades sobre o GP da Estíria
Se a Red Bull vencer no Red Bull Ring, será a primeira vez desde o fim do campeonato de 2013 que a equipe chegará a quatro vitórias consecutivas. Na segunda metade daquela temporada, Sebastian Vettel venceu nada menos que as nove últimas corridas do campeonato em que conquistou o tetra.
Charles Leclerc se tornou, em 2019, o primeiro (e até agora único) piloto equipado com um motor que não o Mercedes a fazer a pole do Red Bull Ring. O circuito foi o palco da última pole de Felipe Massa, com a Williams, em 2014. Neste ano, a Mercedes não sai na pole desde a quarta etapa, na Espanha.
Depois de o início do campeonato passado marcar a primeira vez em que a F1 fez duas corridas seguidas em um mesmo circuito justamente na Áustria, é o Red Bull Ring que repete a dose pelo mesmo motivo: a necessidade de repor corridas canceladas devido à covid. Foi estudado usar o traçado ao contrário para esta primeira corrida, mas a avaliação da Red Bull é de que seria muito caro, já que várias áreas de escape teriam que ser modificadas. Quando a F1 correu duas vezes no Bahrein, no final do ano passado, usou dois circuitos diferentes.
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