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Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

F1: Pole, Verstappen é favorito na Estíria, mas chuva pode ajudar Hamilton

Verstappen comemora o seu desempenho no treino classificatório do GP da Estíria - Darko Vojinovic - Pool/Getty Images
Verstappen comemora o seu desempenho no treino classificatório do GP da Estíria Imagem: Darko Vojinovic - Pool/Getty Images

Colunista do UOL

26/06/2021 15h48

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Líder do campeonato da Fórmula 1 e pole position para o GP da Estíria, Max Verstappen é o favorito para a prova que tem largada às 10h deste domingo, pelo horário de Brasília. Mas a diferença para a Mercedes de Lewis Hamilton na corrida deve ser muito menor do que na classificação, e existe a possibilidade de chuva para colocar ainda mais pimenta em uma temporada que vem sendo a mais disputada desde o início de 2013.

Hamilton fez até uma tentativa a mais na última parte da definição do grid, mas não conseguiu superar o rival e nem seu companheiro Valtteri Bottas. Ele vai largar em segundo porque o finlandês foi punido por um lance que aconteceu ainda nos treinos livres. Mesmo assim, o inglês não está muito confiante para a corrida. "Eles foram 0s2 mais rápidos do que nós por todo o final de semana. Não há muito mais que eu possa fazer a respeito disso. Espero que esteja mais próximo amanhã, mas veremos."

Em termos de estratégia, Verstappen e Hamilton largam igualados, com o composto médio, tendo como meta fazer apenas uma parada. Mas as corridas no Red Bull Ring costumam ter Safety Car, o que pode mudar a estratégia dependendo de quando a prova for neutralizada.

Ou seja, no papel, é um cenário parecido com o do eletrizante GP da França da semana passada, mas com duas diferenças importantes: a pista da Áustria é curta, então os pilotos ficam mais agrupados e também há mais ultrapassagens que na França normalmente. E existe uma previsão de chuva - que pode vir forte - para a tarde de domingo na região do circuito.

Se a chuva cair, a configuração de asa da Mercedes, bastante diferente da Red Bull, será uma vantagem para Hamilton. No seco, a Red Bull tem sido mais veloz especialmente nas retas.

Altitude é vantagem para a Red Bull?

Não é de hoje que a Red Bull vai bem em corridas disputadas em altitudes mais elevadas. O GP do México é o grande exemplo, mas as pistas da Áustria e do Brasil também ficam mais de 600m acima do nível do mar. E nestas três pistas, desde que adotou o motor Honda, a Red Bull teve um bom desempenho, o que leva a crer que a unidade de potência japonesa sofra menos perda de potência com o ar menos denso. A Mercedes, por outro lado, já teve problemas no passado justamente por conta disso nestas provas.

Mas Verstappen não acredita que o motor esteja fazendo toda a diferença. "Sim, nós sempre andamos muito bem com a altitude. Mas da próxima vez eu vou trazer para as entrevistas uma foto da nossa asa traseira para os jornalistas verem a diferença", disse. Isso porque a Red Bull tem usado uma asa traseira bem menor que a Mercedes, o que gera menos resistência ao ar e é fundamental para a maior velocidade de reta de seu carro, fundamental na volta no Red Bull Ring.

Mas também é fato que a AlphaTauri, a outra equipe que tem o motor Honda, foi a única além da Red Bull e da Mercedes que conseguiu colocar ambos os pilotos entre os 10 primeiros na classificação, indicando que a teoria da altitude tem, sim, um fundo de verdade.

A boa classificação da Alpha Tauri - Pierre Gasly vai largar em sexto e Yuki Tsunoda, que teve uma punição por ter atrapalhado Bottas na classificação e vai sair em 11º - contrastou com o dia ruim para a Ferrari. Mesmo sendo um carro que anda bem aos sábados, eles não passaram da sétima e 12ª colocações e devem perder ainda mais pontos para a rival McLaren. Isso porque Lando Norris vai sair em terceiro num circuito em que foi ao pódio ano passado. O inglês provavelmente não tem ritmo para segurar a Red Bull de Sergio Perez, que vem em quarto, e a Mercedes de Bottas, quinto, mas o piloto está bem posicionado para tentar pontuar pela 13ª corrida seguida.

Depois de sofrer muito com o desgaste de pneus na França, a Ferrari andou bem na sexta-feira e, inclusive, foi melhor que a McLaren nas simulações de corrida, mas a equipe prefere esperar o rendimento neste domingo para entender se realmente tem um acerto que protege mais a borracha. Outra equipe que andou bem até aqui - pelo menos com Fernando Alonso, que larga em oitavo - foi a Alpine, que deve estar na briga por pontos.

A transmissão da corrida na TV Bandeirantes começa às 9h30.