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Pole Position

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Max tem boa chance de ampliar vantagem na ponta e Lewis faz dança da chuva

Max Verstappen durante o treino classificatório do GP da Áustria - REUTERS
Max Verstappen durante o treino classificatório do GP da Áustria Imagem: REUTERS

Colunista do UOL

03/07/2021 14h50

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A pole position conquistada com duas voltas que não lhe deram "satisfação", como ele mesmo definiu, dão a medida da vantagem que Max Verstappen e a Red Bull demonstraram neste sábado de muito calor no Red Bull Ring. Para completar, seu companheiro, Sergio Perez, era outro insatisfeito com sua classificação. E, ainda assim, vai largar em terceiro.

E as boas notícias para a Red Bull não param por aí: o segundo no grid será um piloto que está se consagrando como um especialista no palco do GP da Áustria, Lando Norris, que embora estivesse se sentindo "épico" pelo resultado, sabe que sua McLaren não tem ritmo para lutar com os carros que vêm atrás por toda a corrida, que tem largada às 10h da manhã deste domingo.

Isso inclui as Mercedes, que tiveram a pior classificação no seco desde o GP de Singapura de 2017. Lewis Hamilton sai em quarto e Valtteri Bottas se classificou em quinto, sofrendo novamente com o composto mais macio da Pirelli, o C5, a exemplo de Mônaco e Azerbaijão. A boa notícia para eles é que, como largam com os médios, não devem usar esses pneus na corrida.

Mesmo assim, Hamilton não acredita que Verstappen esteja a seu alcance, até porque ele tem seu companheiro entre os dois, e ambos têm um carro com um ritmo melhor e mais velocidade de reta. Falando em ritmo, as Mercedes até melhoraram o carro em relação à semana passada com os pneus médios e duros, mas largar tão atrás não estava nos planos.

Hamilton faz dança da chuva

Tanto, que Hamilton já começou a torcer pela chuva logo após o fim da classificação. Existe previsão de chuvas leves e esparsas por todo o dia, como aconteceu na sexta-feira. Durante a segunda sessão de treinos livres, inclusive, quando garoou, os pilotos foram instruídos a ficarem na pista com pneus de pista seca porque poderiam encontrar o mesmo tipo de condição na corrida.

Outra previsão é de que a temperatura volte a cair para perto dos 20°C, o que vai ajudar os pilotos a evitarem o superaquecimento dos pneus traseiros. Sob condições parecidas, embora com os motores de sexta-feira, menos potentes, a Mercedes fez simulações de corrida equilibradas com a Red Bull, embora eles acreditem que o motor Honda que é usado durante o fim de semana seja mais potente.

Chegou a hora de Russell pontuar com a Williams?

Se depender da empolgação do inglês, os pontos não só estão garantidos como "são o mínimo" que ele pode esperar. E tanta empolgação tem motivo: Russell vai largar em oitavo, após a confirmação da punição a Vettel por atrapalhar Alonso, ,e com pneus médios.

Isso significa que ele não precisa usar os macios que, de acordo com o chefe da Pirelli, Mario Isola, obrigariam os pilotos a fazerem duas paradas. Esse é o caso de pilotos que estão ao redor dele, como as AlphaTauri e as Aston Martin, já que foram carros que passaram à última fase da classificação com os pneus macios e terão de largar com eles.

É isso, também, que coloca as duas Ferrari em uma posição de tentar uma corrida de recuperação, já que eles se classificaram em 11° e 12° e, por isso, têm a escolha de composto livre para o domingo.