Topo

Pole Position

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Norris revela tática para segurar Hamilton: "Pensei 'é só mais um piloto'"

Lando Norris se defende do ataque de Lewis Hamilton durante o GP da Áustria - McLaren/Divulgação
Lando Norris se defende do ataque de Lewis Hamilton durante o GP da Áustria Imagem: McLaren/Divulgação

Colunista do UOL

05/07/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Não é sempre que ouvimos um piloto elogiar o outro, muito menos depois que um deles segurou o outro por 20 voltas, tirando qualquer chance de vitória. Mas foi o que Lando Norris viveu neste domingo no GP da Áustria: depois de ter a vida dificultada pelo inglês de 21 anos, na nona etapa do calendário, Lewis Hamilton disse à sua equipe via rádio "que piloto bom esse Lando".

Dentro da McLaren, Norris, 15 anos mais novo que o heptacampeão, tentava não pensar que era Hamilton quem o perseguia. Ele já tinha se classificado à frente do compatriota, e fazia sua estreia largando em uma primeira fila na Fórmula 1. A partir da quarta volta, passou a ter Hamilton grudado na traseira de seu carro enquanto o rival de Lewis na disputa pelo campeonato, Max Verstappen, escapava na ponta.

O plano da McLaren para esta corrida era tentar acompanhar ao máximo o ritmo das Mercedes e das Red Bull. Norris já tinha se classificado bem na outra prova disputada na Áustria, no fim de semana anterior, mas logo foi engolido pelos carros mais rápidos e terminou em quinto. Porém, eles tinham motivos para acreditar que este GP seria diferente.

"Acreditávamos que o carro seria melhor nesta segunda corrida porque a temperatura estava mais baixa e isso jogaria a nosso favor, permitindo que eu forçasse muito mais o ritmo. Então eu consegui usar os pneus da mesma maneira, parar na mesma volta deles, e fiquei à frente de uma das Mercedes. Foi uma combinação de fatores."

Mesmo com Hamilton na sua cola, Norris conversava com seu engenheiro sobre o ritmo que deveria adotar, tentando não acabar com seus pneus e prejudicar seu resultado geral na prova. E focava em minimizar a situação.

"Foi a primeira vez que eu corri contra ele, na verdade. É tenso tentar segurá-lo atrás de você, vendo que ele tinha a asa traseira móvel ativada e conseguia me alcançar tão rápido, enquanto eu estava tentando defender da maneira correta, sem cometer erros. Não foi fácil. Mas eu estava pensando que não era diferente de ter uma AlphaTauri atrás, ou uma Ferrari. Tentei pensar 'é só um outro piloto' e foi bom. E no final das contas ele só conseguiu me passar porque era mais rápido naquela primeira parte da corrida."

Um dos pilotos mais regulares do campeonato até aqui e defendendo uma sequência de 14 corridas nos pontos, Norris disse que a ultrapassagem aconteceu quando ele já sentia que poderia estar prejudicando sua corrida.

"Quando ele me passou, eu estava num ponto em que pensei 'agora isso vai começar a me custar muito', porque eu estava forçando demais. E o que me irrita é que eu sofri muito mais naquela primeira parte da corrida do que na segunda, quando éramos bem mais rápidos."

lando - McLaren/Divulgação - McLaren/Divulgação
Lando Norris comemora terceiro lugar no GP da Áustria
Imagem: McLaren/Divulgação

Sobre o elogio, o jovem piloto disse apreciar quando qualquer piloto fala bem dele, "mas quando vem de um cara que ganhou sete campeonatos você respeita um pouco mais!"

O inglês acredita que poderia ter sido segundo colocado não fosse pela punição recebida no início da prova pela defesa de posição na briga com Sergio Perez. No entender dos comissários de prova, ele não deixou espaço para o mexicano e teve de pagar uma punição de 5s em sua parada no box. Essa parada ocorreu depois da ultrapassagem de Hamilton e fez com que Norris perdesse a posição, também, para Valtteri Bottas, deixando-o em quarto.

Mesmo atrás das duas Mercedes, Norris continuou andando forte, mantendo uma distância de cerca de 4s do finlandês e, no final, quando Hamilton perdeu rendimento por ter danos no assoalho, ele deu o troco no heptacampeão e terminou no pódio, em uma corrida dominada pelo líder do campeonato, Max Verstappen.

Com o resultado, Verstappen abriu 32 pontos de vantagem para Hamilton, e Norris manteve o quarto lugar no campeonato, à frente de Bottas mesmo com um carro inferior. Na maioria das pistas, a briga da McLaren é com a Ferrari pelo terceiro lugar no mundial e, muito em função dos pontos de Norris, uma vez que seu companheiro Daniel Ricciardo vem tendo muita dificuldade em se adaptar à nova equipe, o time inglês tem 19 pontos de vantagem em relação aos italianos: Norris fez 71% dos pontos da equipe na temporada.