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GP da Cidade do México de Fórmula 1: datas, horários e tudo sobre a corrida

Max Verstappen lidera com folga o GP do México de 2017 - Mark Thompson/Getty Images/AFP
Max Verstappen lidera com folga o GP do México de 2017 Imagem: Mark Thompson/Getty Images/AFP

Colunista do UOL

04/11/2021 04h00

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Nos últimos anos, a Cidade do México se acostumou a ver campeonatos sendo decididos por antecipação: em 2017 e 2018, Lewis Hamilton selou o título na corrida mexicana, e em 2019 teve a oportunidade de repetir a dose, mas acabou tendo que esperar até a etapa seguinte.

Em 2021, quando a F1 está de volta depois de não visitar o Autódromo Hermanos Rodriguez ano passado, o cenário não poderia ser mais diferente: Max Verstappen e Hamilton estão brigando palmo a palmo pelo campeonato, com o holandês atualmente 12 pontos na frente do inglês e chegando à 18ª etapa como favorito.

Mas a briga pelo título não é o único atrativo da prova. Os organizadores estão convocando um "exército verde" para apoiar Sergio Perez, que tem chances de obter um ótimo resultado em casa. A corrida até vai ter um novo mascote: Pepeño, uma pimenta Jalapeño sobre rodas!

Como acompanhar o GP da Cidade do México:

Sexta-feira, 5 de novembro
Treino livre 1, das 14h30 às 15h30: Bandsports
Treino livre 2, das 18 às 19h: Bandsports

Sábado, 6 de novembro
Treino livre 3, das 14 às 15h: Bandsports
Classificação, das 17h às 18h: TV Bandeirantes e Bandsports

Domingo, 7 de novembro
Corrida, a partir das 16h: TV Bandeirantes e BandNewsFM (transmissão começa às 15h30)

Raio-X do Autódromo Hermanos Rodriguez

Distância: 4.304m
Número de voltas: 71
Recorde em corrida: 1min18s741 (Valtteri Bottas, Mercedes, 2018)

DRS - 3 zonas
DRS 1: Detecção antes da curva 10 e ativação entre as curvas 11 e 12
DRS 2: Detecção na curva 15 e ativação na reta principal
DRS 3: Mesma detecção da DRS 2, com ativação na reta seguinte (entre curvas 3 s 4)

Pneus disponíveis: C2 (duros), C3 (médios) e C4 (macios)

Resultado de 2019
Pole Position: Charles Leclerc (Ferrari) - 1min15s024

Pódio:
1º Lewis Hamilton (Mercedes) 1h36min48s904
2º Sebastian Vettel (Ferrari) +1s776
3º Valtteri Bottas (Mercedes) +3s553

Características do Autódromo Hermanos Rodriguez

  • A pista em si não tem muitos segredos, sendo uma das mais curtas do campeonato embora tenha uma longa reta principal. E o último setor é mais travado, ou seja, é importante fazer o trecho sinuoso bastante próximo do carro que vai à frente para ter chance de ultrapassagem no retão.

  • O que torna o palco do GP da Cidade do México especial é a altitude em que a pista está localizada. De longe, a maior do campeonato: 2.230 m acima do nível do mar. Isso significa que o ar é menos denso, o que afeta o carro de algumas maneiras. Há menos oxigênio para o motor, e ainda que o turbo ajude nesse sentido, ele tem de rodar muito mais rápido e é mais estressado por causa disso.

  • A menor densidade do ar também torna o arrefecimento dos sistemas de freio e do motor menos eficientes.

  • Mas o que dá para notar mais facilmente é a falta de pressão aerodinâmica, que faz com que as equipes andem com configurações parecidas com as de Mônaco e Singapura para conseguir um nível de downforce semelhante ao que teriam em Monza, usando suas menores asas.

Curiosidades sobre o GP do México

hamilton título méxico - Clive Mason/Getty Images - Clive Mason/Getty Images
Lewis Hamilton celebra seu quarto título na Fórmula 1 após o GP do México de 2017
Imagem: Clive Mason/Getty Images

Desde o retorno do GP do México ao calendário da F1 em 2015, a pole position nunca foi conquistada duas vezes por um mesmo piloto. Nico Rosberg largou na frente do grid em 2015 pela Mercedes, seguido pelo companheiro de equipe Lewis Hamilton em 2016. Sebastian Vettel, da Ferrari, foi o mais rápido em 2017 e Daniel Ricciardo fez o melhor tempo na classificação em 2018 com a Red Bull. No ano seguinte, Max Verstappen foi o mais rápido no sábado, mas foi punido por ter feito a volta sob bandeira amarela, e Charles Leclerc, da Ferrari, acabou largando em primeiro.

Mas o início da história do GP do México remonta aos anos 1960. Este será o 21° GP no país. A primeira passagem da prova foi entre 1963 e 1970. Outras sete corridas foram realizadas de 1986 a 1992 e, depois de uma ausência de 23 anos, a F1 voltou em 2015. Todas as corridas aconteceram na pista que antes tinha o nome de circuito Magdalena Mixhuca e mais tarde foi rebatizada de Autódromo Hermanos Rodríguez, em homenagem aos irmãos Ricardo e Pedro Rodriguez, que correram na F1 nos anos 60.

O GP do México foi o palco de cinco decisões de título na F1 ao longo da história: além do penta e hexa de Hamilton entre 2017 e 2018, John Surtees foi coroado campeão por lá em 1964, Denny Hulme em 1967 e Graham Hill em 1968.

Assim como o GP de São Paulo, a prova foi rebatizada neste ano como GP da Cidade do México, uma vez que o governo local assumiu o pagamento das taxas de realização da prova junto à F1 e deseja usar o evento como forma de promover o turismo na capital.