Topo

Pole Position

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

F1: Jogando todas as fichas em 2022, Haas é 1ª equipe a mostrar carro novo

Colunista do UOL

04/02/2022 08h02

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Haas saiu na frente e foi a primeira equipe a mostrar pelo menos um pouco do carro de 2022. O time de Mick Schumacher e Nikita Mazepin divulgou imagens computadorizadas com a pintura e um modelo já adaptado para o regulamento que estreia neste ano na Fórmula 1. O carro em si só poderá ser visto no primeiro teste da pré-temporada, em Barcelona, entre os dias 23 e 25 de fevereiro.

Mesmo assim, foi possível notar nas imagens computadorizadas algumas linhas menos arredondadas do que o modelo que a F1 lançou na metade do ano passado, e a opção pela suspensão dianteira em pushrod, mantendo o desenho do ano passado. Com o novo regulamento, é esperado que várias equipes optem pelo pullrod, mudando a geometria da suspensão em busca de ganhos aerodinâmicos. Em entrevista após o lançamento das imagens, o diretor técnico Simone Resta disse que o carro da Haas "ficou bem diferente do modelo da F1, mas também é verdade que, neste ano, se pintarmos todos os carros de branco, haverá menos diferenças que no passado porque o regulamento é mais restrito. Ao mesmo, há muito escopo para a melhora do rendimento com o desenvolvimento ao longo do ano."

Resta, contudo, tem dúvidas se o pelotão estará mais próximo com as novas regras. "Sempre que temos mudanças tão grandes a tendência é que as diferenças entre as equipes aumentem. Ao mesmo tempo, desta vez, as restrições são maiores, então vamos ver. A única certeza é que dá para melhorar muito em termos de performance.

Nas cores, a equipe manteve o vermelho, azul e branco que adotou o ano passado, depois da chegada do russo Mazepin. Uma das empresas de seu pai, a UralKali, é a patrocinadora máster da equipe. As imagens também são uma oportunidade ver como as novas regras aerodinâmicas da F1 vão mudar o visual dos carros.

A última colocada do campeonato tem motivos para acreditar em um 2022 melhor. Afinal, a Haas foi a única a adotar a estratégia de não atualizar o carro de 2021 por todo o ano, focando totalmente no projeto desta temporada.

Além disso, o time optou por dois estreantes em 2021, e agora Schumacher e Mazepin têm mais experiência. Ambos têm o que melhorar nesta temporada: Mazepin foi, de longe, o pior piloto de 2021, sem conseguir acompanhar o ritmo de Mick, e o filho de Michael Schumacher sofreu alguns acidentes por tentar forçar demais.

O carro, é claro, não ajudava, sendo a continuação de um equipamento com que os mais experientes Romain Grosjean e Kevin Magnussen não conseguiram fazer muito em 2020. E a equipe está em posição de mudar isso em 2022.

"Todos sabemos do que a equipe é capaz, já provamos isso no passado", disse Guenther Steiner, chefe da Haas, que já foi quinta colocada no campeonato, em 2018. "Com este carro novo, nascido de um regulamento novo e como nosso novo time de desenhistas já estabelecido, tenho confiança de que podemos mostrar novamente que podemos ser competitivos. Foi um grande esforço de todos os envolvidos e agora chegou a hora de divertir-nos colocando o carro novo na pista. A última temporada foi longa e estou confiante de que vamos voltar a ser competitivos com o VF-22."

Proudly presenting the #VF22 #HaasF1 #FWD2022 pic.twitter.com/JvK9YoJjbb

Engenheiros vindos da Ferrari são trunfos da Haas para 2022

A Haas acabou sendo uma das equipes que se beneficiaram com a adoção do teto de gastos adotado pela F1 ano passado. O time norte-americano já estava gastando menos que os 145 milhões de dólares do teto (que se tornam 140 milhões neste ano), então não teve que fazer adaptações na sua estrutura. Na verdade, eles acabaram ganhando reforços da Ferrari, sua parceira.

Parte importante de sua operação agora é feita em Maranello, sede da Ferrari, embora o time esteja instalado em um prédio diferente. Assim, pela primeira vez em sua curta história na F1, que começou em 2016, a Haas passou a ter um diretor técnico: Simone Resta, ex-projetista da Ferrari. O time tem ainda Ben Agathangelou, engenheiro com mais de 25 anos de experiência na categoria e passagens por Ferrari, Red Bull e McLaren, como chefe de engenharia. E a expectativa é de que mais profissionais cheguem, como forma de terceirizar a folha de pagamento da Scuderia sem que eles demitam funcionários.

Isso pode ajudar a Haas, que tem um modelo de funcionamento diferente das outras equipes: seu carro é feito pela Dallara, com câmbio, transmissão comprados junto à Ferrari, além da unidade de potência. Com os funcionários que vêm chegando da Scuderia, a equipe vem assumindo funções que antes cabiam à Dallara, centralizando mais o projeto. Assim, eles podem compreender melhor o carro e desenvolvê-lo ao longo do ano.

O que dá para esperar da Haas?

São todas boas notícias, mas o que dá para uma equipe como a Haas esperar, de fato? Os melhores anos do time contaram com carros muito inspirados em uma Ferrari que era competitiva e chegava a rivalizar com a Mercedes. Em 2022, todos começam do zero, e o departamento técnico da Haas ainda não tem o mesmo poderio mesmo de times que estão na parte final da tabela, como Alfa Romeo e Williams.

Para Schumacher e Mazepin, no entanto, se aproximar do pelotão e poder, eventualmente, lutar por pontos já seria um grande passo em relação a 2021.

A temporada de 2022 da F1 vai começar com o GP do Bahrein, dia 20 de março e o próximo lançamento deve ser o da Red Bull, marcado para a próxima quarta-feira, dia 9 de fevereiro.