Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Com Gasly e Tsunoda, AlphaTauri lança carro vivendo desafio diferente na F1
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A AlphaTauri lançou nesta segunda-feira (14) seu carro para a temporada 2022 da Fórmula 1 com a missão de começar bem o ano para evitar ter de fazer muitas atualizações no carro ao longo do ano. Isso porque o time, que compra várias peças da parceira Red Bull, terá de segurar suas contas no segundo ano do teto orçamentário da categoria.
A especificação de lançamento do carro que irá para a pista na semana que vem nos primeiros testes coletivos tinha configurações de asa bem semelhantes à do carro conceito da F1, adaptado às novas regras. Então o que chamou a atenção foi o formato dos sidepods e da carenagem na parte de cima do motor. Tudo muito compactado, visando o máximo de ganho aerodinâmico.
A equipe vem de um 2021 muito positivo. Em várias provas, foi o quarto ou até mesmo o terceiro carro mais rápido na classificação, rivalizando com times muito maiores, como Ferrari e McLaren. Por outro lado, o carro rendia mais aos sábados do que nas corridas.
Mesmo assim, eles ficaram em sexto lugar no campeonato basicamente pontuando com um piloto só, Pierre Gasly, já que o jovem estreante Yuki Tsunoda foi bem apenas na primeira e na última corrida.
De certa forma, isso é uma boa notícia para este ano, uma vez que justamente nos palcos do GP do Bahrein e de Abu Dhabi que o japonês tinha mais experiência de F1. Ou seja, é de se esperar um salto significativo em sua performance nesta temporada.
"Tivemos uma mudança enorme neste ano por conta das novas regras. O visual e o projeto do carro são completamente diferentes, então a equipe teve de começar de uma folha em branco. Não vamos saber o verdadeiro potencial do AT03 até irmos para a pista em Barcelona mas, por ora, acho que o carro está lindo e estou muito empolgado para a temporada começar", disse Gasly. Seu companheiro Tsunoda destacou a mudança na pintura do carro, invertendo o azul escuro e o branco de posição em relação ao ano passado.
introducing the AT03 the Style of a New Era is here! pic.twitter.com/FBmqzx6ggE
Em relação ao carro, será o primeiro modelo totalmente desenhado usando o túnel de vento de 60% de escala, o máximo permitido pelo regulamento da F1. Trata-se do mesmo equipamento usado pela Red Bull, então os dados são confiáveis.
Time tem um desafio único no grid com novo regulamento
Mesmo não sendo um time grande, a AlphaTauri estará atenta aos gastos neste ano: como os carros são totalmente novos, eles não vão poder comprar peças antigas da parceira Red Bull, como vinham fazendo até o ano passado. E as peças recentes não só chegam mais em cima da hora e dificultam a adaptação ao carro do time, como também custam mais caro.
Até aqui, a AlphaTauri ficou abaixo do teto de gastos (que era de 145 milhões de dólares ano passado e agora passa para 140 milhões), mas esse custo adicional vai fazer o time chegar muito perto do limite, como admitiu o chefe Franz Tost. "Temos de calcular muito bem o que vamos gastar no começo da temporada, porque é uma situação que pode gerar dificuldades para nós. 2022 será o pior ano do teto orçamentário para nós."
É um desafio único porque, entre as equipes que compram mais peças de outros times, a AlphaTauri é a que tem o maior orçamento normalmente. Tanto, que Tost admitiu que eles sequer podem pensar em contratar mais funcionários. "Estamos muito no limite."
Por conta disso, eles provavelmente não poderão desenvolver tanto o carro de 2022 quanto gostariam, o que pressiona Gasly e Tsunoda a iniciarem bem o campeonato, que começa com o GP do Bahrein dia 20 de março.
Antes disso, as equipes farão duas baterias de três dias de testes cada, em Barcelona entre 23 e 25 de fevereiro, e também no Bahrein, entre 10 e 12 de março.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.