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Pré-temporada da F1 teve Max na frente, mas não dá para ignorar a Ferrari

A Ferrari apareceu bem nos testes em Barcelona e confirmou a boa forma no Bahrein - Ferrari/Divugação
A Ferrari apareceu bem nos testes em Barcelona e confirmou a boa forma no Bahrein Imagem: Ferrari/Divugação

Colunista do UOL

13/03/2022 04h00

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Enquanto a McLaren enfrentou muitos problemas de freio no Bahrein, a Mercedes viu uma piora nas 'golfinhadas' do carro e a Red Bull só mostrou a que veio no último dia após estrear atualizações no carro, houve um time que se manteve constantemente com um bom desempenho e sem enfrentar problemas, a Ferrari.

Há uma confiança dentro da equipe de que o carro nasceu bem, e o reconhecimento dos rivais de que o motor voltou a estar em um ótimo nível. Na pista, é visível que, desde o início dos testes em Barcelona, Charles Leclerc e Carlos Sainz se sentiam confortáveis no carro. Quando chegou a hora de buscar performance, o segundo teste, no Bahrein, o carro seguiu respondendo bem.

Observando os carros na pista no último dia de pré-temporada, quando as equipes colocaram em prática tudo o que aprenderam no que tem sido uma fase de descobertas de um regulamento totalmente novo, o que se viu foi uma Ferrari estável e que permitia que os pilotos freassem mais dentro das curvas, retomassem a velocidade mais cedo, sem parecer fazer muitas alterações no volante.

O único carro que seguiu a mesma linha foi o Red Bull, que acabou com o melhor tempo do teste do Bahrein, com Max Verstappen, que esteve no carro quando a condição de pista estava melhor já no começo da noite. A Red Bull apareceu no último dia de testes com um novo assoalho e um novo desenho nas laterais, mais trabalhados que o que vinha sendo utilizado anteriormente, e o carro pareceu ganhar consistência.

Mesmo assim, chama a atenção que o melhor tempo de Verstappen tenha sido feito com os pneus mais aderentes já quando era noite, ou seja, quando as temperaturas estavam mais baixas e a condição de pista era mais ideal, e a segunda posição da Ferrari tenha vindo com compostos um pouco mais duros e ao entardecer, com a pista mais quente.

Não houve, na verdade, um embate que entre simulações de classificação sendo feitas sob as mesmas condições, então é difícil entender quem está na frente após os seis dias de pré-temporada. A Mercedes fez o quarto melhor tempo com George Russell, mas o time tinha um foco diferente, buscando entender como melhorar o sobe e desce de seu carro nas retas sem ir pelo caminho mais fácil de simplesmente subir o carro e aceitar a perda de performance.

Agora fica a lição de casa para todos fazerem os últimos ajustes para a temporada que começa já no próximo domingo, dia 20 de março, no mesmo circuito do Bahrein. Depois que a McLaren começou a pré-temporada bem, mas depois enfrentou muitos problemas no Oriente Médio, a Red Bull perdeu tempo de pista com uma quebra na primeira bateria de testes em Barcelona e a Mercedes não teve o comportamento que esperava após modificar de maneira radical o carro no Bahrein, uma coisa é certa: o time mais consistente da pré-temporada foi a Ferrari. Ele será, também, o mais rápido? Com o nível de desenvolvimento que estamos vendo praticamente a cada dia com estes carros novos, só saberemos na definição do grid para o GP do Bahrein.