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GP do Bahrein: datas, horários e tudo sobre a primeira etapa da F1 em 2022
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A Fórmula 1 vai dar a largada para uma temporada que marca o início de uma nova era para a categoria com a expectativa de uma corrida movimentada. A pista do Bahrein já costuma proporcionar corridas com muitas ultrapassagens, com GPs com mais de o dobro do número de ultrapassagens em relação à média da temporada. E, como o novo regulamento visa justamente aumentar a ação na pista, deve ser uma combinação e tanto para abrir o campeonato.
A corrida do ano passado foi marcada por um duelo até o final da prova entre Max Verstappen e Lewis Hamilton, o que acabou sendo a tônica da temporada 2021. Verstappen chegou a passar o rival, mas teve de devolver a posição no que foi só a primeira polêmica do ano. Assim como no ano passado, inclusive, a Mercedes busca melhorar o rendimento do carro depois de ter dificuldades no final da pré-temporada. Há 12 meses, eles conseguiram evoluir entre o teste e o primeiro GP. Veremos se o mesmo vai acontecer na corrida deste domingo na qual, em princípio, a Red Bull chega como favorita.
Como acompanhar o GP do Bahrein:
Sexta-feira, 18 de março
Treino livre 1, das 9 às 10h: BandSports
Treino livre 2, das 12 às 13h: BandSports
Sábado, 19 de março
Treino livre 3, das 9 às 10h: BandSports
Classificação, das 12h às 13h: Bandeirantes (transmissão começa às 11h30) e BandSports
Domingo, 20 de março
Corrida, 12h: Bandeirantes (transmissão começa às 11h30)
Raio-X do Circuito Internacional do Bahrein
Distância: 5412m
Número de voltas: 57
Recorde em corrida: 1min31s447 (Pedro de la Rosa, McLaren, 2005)
DRS - 3 zonas
DRS 1: Detecção antes da curva 1 e ativação após a curva 3
DRS 2: Detecção antes da curva 9 e ativação após curva 10
DRS 3: Detecção antes da última curva, ativação na reta dos boxes
Pneus disponíveis: C1 (duros), C2 (médios) e C3 (macios)
Resultado de 2021
Pole Position: Max Verstappen (HOL/Red Bull) - 1min28s997
Classificação da corrida:
1º Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - 1h32min03s897
2º Max Verstappen (HOL/Red Bull) +0s745
2º Valtteri Bottas (FIN/Mercedes) +37s383
3º Charles Leclerc +6s131
Características do Circuito Internacional do Bahrein
Apesar de a Fórmula 1 ter testado no Bahrein na semana passada na pré-temporada, em momento algum eles estavam na pista no horário da parte final da prova, já que a largada é ao entardecer. Durante o fim de semana da corrida, inclusive, somente um treino livre é disputado no mesmo e outra é o pouco tempo de preparação, já que só um treino livre é disputado já com menos calor à noite, no mesmo horário da classificação e da corrida. Isso é importante porque a condição de pista muda bastante com as temperaturas mais baixas.
A pista é formada por retas longas e freadas fortes seguidas de curvas de baixa velocidade, então as equipes buscam um meio termo para os acertos: se colocarem muita asa, são lentos na reta e, se colocarem pouca asa, o carro fica nervoso nas curvas.
O trecho mais complicado do circuito é a curva 10, onde costumamos ver os pilotos fritando os pneus. Isso acontece porque é uma curva com trajetória fechada e uma inclinação para o lado de fora. Contornar bem a curva 10 é importante porque uma das três zonas de DRS é justamente depois dela. E, com os carros de 2022, que tendem a ter a dianteira menos presa porque a asa dianteira é menos efetiva, essa curva se tornou ainda mais difícil.
A Pirelli voltou a levar ao Bahrein os pneus mais duros de sua escala, a exemplo do que fez em 2019. Naquele ano, as equipes consideraram o pneu duro lento demais para o circuito do Bahrein, e quase não o usaram. Mas os pneus agora que a F1 as rodas de aro 18 são completamente diferentes, então isso pode não se repetir.
Curiosidades sobre o GP do Bahrein
O primeiro GP do Bahrein foi disputado em 2004 e, embora o país árabe tivesse pouca tradição no automobilismo, o evento logo ganhou prêmios por sua organização. O GP tentou se reinventar algumas vezes para gerar um espetáculo melhor para a categoria, com resultados diferentes: em 2011, foi usada uma configuração de pista mais longa que não agradou os pilotos mas, em 2014, o evento passou a ter largada no entardecer, com a maior parte da prova sendo disputada à noite, e isso acabou melhorando o evento como um todo porque, com menos calor, os pilotos agora podem forçar mais no asfalto bastante abrasivo da pista.
Para que a corrida pudesse ser disputada sem luz natural, foram instalados 495 postes de iluminação, deixando a área da pista bem diferente em relação a como era antes da sua construção: tratava-se de uma fazenda de camelos, com bem menos que os 1120 coqueiros que o autódromo tem agora.
Embora nenhum piloto barenita tenha chegado à Fórmula 1, a presença do país na categoria é importante: o fundo Mumtalakat tem 56% e, portanto, o controle acionário, de uma das equipes mais tradicionais do grid, a McLaren. O negócio foi feito em 2007. Recentemente, o Banco Nacional do Bahrein, que também é de propriedade do mesmo fundo, emprestou 150 milhões de libras (mais de 1 bilhão de reais) para equilibrar as contas do time durante a pandemia.
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