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FIA rebate críticas de Verstappen sobre Safety Car lento como uma tartaruga
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A Federação Internacional de Automobilismo respondeu nesta quinta-feira (14) às críticas de Max Verstappen à velocidade do Safety Car. O atual campeão mundial disse que o carro da Aston Martin, que reveza com o da Mercedes na função ao longo da temporada, é "uma tartaruga" e foi apoiado por George Russell. A Aston Martin usa o V8 para controlar o ritmo das corridas da F1 quando há necessidade de limpar a pista após algum incidente, enquanto o Mercedes é o AMG GT Black Series.
De acordo com Verstappen, as modificações aerodinâmicas do carro da Mercedes o ajudam a ser mais rápido. O comentário do holandês foi repercutido durante a coletiva de imprensa com os três primeiros colocados do GP da Austrália. O vencedor da prova, Charles Leclerc, disse que teve dificuldades para aquecer seus pneus durante os períodos de Safety Car, mas também afirmou que conseguia ver que o piloto Bernd Maylander estava andando no limite, e não falou sobre o carro da Aston Martin. Piloto da Mercedes, George Russell seguiu na mesma linha de Verstappen. "Esse é um problema que não temos com o Safety Car da Mercedes!", brincou, antes de completar. "Falando sério, o carro da Mercedes é uns 5 segundos por volta mais rápido que o da Aston Martin, o que é uma diferença considerável."
Verstappen havia dito que "há pouca aderência e o Safety Car estava muito lento, parecia uma tartaruga. Inacreditável. Fazer a reta a 140 km/h sem ter um carro parado... não entendo por que temos que ir tão devagar. Temos que investigar isso. O SC da Mercedes é mais veloz por causa da aerodinâmica."
Essa questão da velocidade do Safety Car foi ainda mais importante na Austrália porque todos os pilotos estavam sofrendo para manter as temperaturas dos pneus dianteiros, e houve duas intervenções ao longo da prova, uma delas logo no começo, quando os pneus ainda não chegaram na temperatura ideal.
Em comunicado, a FIA não comentou sobre as diferenças entre os dois carros. "A respeito dos comentários recentes sobre o ritmo do Safety Car de Fórmula 1, a FIA gostaria de reiterar que sua principal função é, obviamente, não a velocidade total, mas a segurança dos pilotos e fiscais de pista. Os procedimentos levam em consideração vários objetivos, dependendo do incidente em questão, incluindo a exigência de 'agrupar' o pelotão, lidar com o resgate de um incidente ou detritos na pista de maneira segura, e ajustar o ritmo dependendo do que está em andamento na pista", dizia o comunicado.
"A velocidade do Safety Car é, portanto, geralmente ditada pela direção de prova, e não é limitada pela capacidade dos SC, que são carros de alto desempenho preparados sob medida por dois dos principais fabricantes do mundo, equipados para lidar com condições variáveis e são guiados por um piloto extremamente experiente e capaz. O impacto da velocidade do Safety Car no desempenho dos carros do pelotão é uma consideração secundária, pois o impacto é igual entre todos os pilotos que, como sempre, são responsáveis por pilotar com segurança em todos os momentos."
A Aston Martin tem dividido o papel de Safety Car na Fórmula 1 com a Mercedes desde o início do ano passado.
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