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GP da Emilia Romagna: datas, horários e tudo sobre a 4ª etapa da F1 em 2022

O circuito de Imola voltou em 2020 ao calendário da F1 - Joe Portlock/Getty Images
O circuito de Imola voltou em 2020 ao calendário da F1 Imagem: Joe Portlock/Getty Images

Colunista do UOL

21/04/2022 04h00

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A Fórmula 1 terá uma programação diferente neste final de semana pela primeira vez neste ano, com o GP da Emilia Romagna, quarta etapa do campeonato, sendo disputado no formato sprint. Isso significa que haverá uma classificação na sexta-feira, que forma o grid de uma minicorrida de 30 minutos no sábado. E o resultado desta sprint define o grid de largada no domingo.

A sprint agora distribuirá mais pontos, na tentativa de fazer com que os pilotos arrisquem mais, no que será também um bom teste para os novos carros, já que a pista de Imola ganhou fama de ser palco de provas pouco movimentadas porque os pilotos tinham dificuldade de seguir uns aos outros de perto.

É esperado que pelo menos algumas equipes do meio do pelotão, como Alpine AlphaTauri, levem pacotes mais extensos de novas pelas para Imola. Mercedes e Red Bull também devem ter novidades. Afinal, o formato sprint, com uma sessão de treino livre antes que o carro entra em regime de parque fechado e não pode mais ser alterado, dificulta avaliação de novas peças. E de quebra há previsão de chuva para sexta-feira.

Charles Leclerc chega a Imola como líder do campeonato, com 34 pontos de vantagem para George Russell, segundo colocado.

Como acompanhar o GP da Emilia Romagna:

Sexta-feira, 22 de abril
Treino livre 2, das 8h30 às 9h30: BandSports
Classificação 12h às 13h: BandSports

Sábado, 23 de abril
Treino livre 2, das 7h30 às 8h30: BandSports
Sprint, das 11h30 às 12h: TV Band e BandSports (transmissão começa 11h na Band)

Domingo, 24 de abril
Corrida, a partir das 10h: TV Band e BandNewsFM (transmissão começa às 9h30)

Raio-X do circuito de Imola

Distância: 4909m
Número de voltas: 63
Recorde em corrida: 1min14s484 (Lewis Hamilton, Mercedes, 2021)

DRS - 1 zona
Detecção antes da curva 16 e ativação na reta principal

Pneus disponíveis: C2 (duros), C3 (médios) e C4 (macios)

Como foi em 2021
Pole position: Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - 1min14s441

Pódio
1º Max Verstappen (HOL/Red Bull) 2h02min34s598
2º Lewis Hamilton (ING/Mercedes +22s000
3º Lando Norris (ING/McLaren) +23s702

pódio - picture alliance/dpa/picture alliance via Getty I - picture alliance/dpa/picture alliance via Getty I
Pódio do GP Emilia Romagna de 2021, com Max Verstappen em primeiro, Lewis Hamilton em segundo e Lando Norris, em terceiro
Imagem: picture alliance/dpa/picture alliance via Getty I

Características da pista de Imola

É um traçado em que a precisão do piloto é muito importante, nas linhas e nas freadas, já que é um circuito bastante estreito e sem muito espaço para erros, com algumas áreas de escape com brita. A classificação também promete ser importante justamente por isso: é difícil encontrar um espaço para passar na corrida.

Após mudanças feitas no traçado da pista de Melbourne, que sediou a última etapa da F1, os pilotos avaliam que a pista ficou semelhante ao circuito de Imola. Ou seja, quem foi bem na Austrália, como Ferrari, McLaren e Alpine, também pode se dar bem neste fim de semana. A grande diferença é o clima: além da previsão de chuva, estará mais frio em Imola. Isso pode ajudar times que sofreram com superaquecimento em Melbourne, como Mercedes e Aston Martin.

O circuito se tornou mais rápido com as últimas reformas, embora seja considerada uma pista de média velocidade no geral. Em comparação com ao traçado que estava no calendário até 2006, a Variante Bassa foi removida, fazendo com um longo trecho, da curva Rivazza à Tamburello, seja feito de pé embaixo.

Curiosidades sobre o GP da Emilia Romagna

villeneuve - Reprodução - Reprodução
Gilles Villeneuve com mecânicos da Ferrari no GP da África do Sul de 1982
Imagem: Reprodução

Um GP marcante de Imola fez 40 anos recentemente: a disputa de Pironi e Villeneuve do GP de San Marino de 1982. Os dois pilotos da Ferrari lideravam com folga na parte final da prova quando a placa dizendo "slow down" (diminua a velocidade) foi mostrada a ambos. Para Villeneuve, isso significava que ambos manteriam as posições, então quando Pironi o ultrapassou, ele interpretou como um show para a torcida. Eles trocaram de posição várias vezes até que Pironi passou Villeneuve na última volta e venceu. O canadense ficou furioso, dizendo que a vitória tinha sido roubada, e ficou ainda mais decepcionado quando a Ferrari não fez nada a respeito. Duas semanas depois, quando a F1 se reuniu novamente, Villeneuve chegou dizendo que o clima agora era de guerra para ele. Não se sabe se ele estava tentando bater o tempo de Pironi ou se levava o carro de volta aos boxes, mas Villeneuve o fato é que perdeu a vida ao bater na traseira de Jochen Mass, que vinha lento na pista, nos treinos do GP da Bélgica.

A pista foi inaugurada em 1950 e não tinha o mesmo nome de hoje: Enzo e Dino Ferrari. Enzo é o fundador da Ferrari e Dino era o apelido de seu filho, Alfredo, que teve distrofia muscular e morreu quando tinha 24 anos. O circuito era chamado simplesmente de Autódromo de Santerno, referência a um rio que passa próximo. Ele passou a se chamar apenas Dino Ferrari em 1970, e o nome de Enzo só foi adicionado após sua morte, em 1988.

Ainda que o nome da pista faça referência à Ferrari, o time de F1 mais próximo da pista na verdade é a AlphaTauri, que utiliza as instalações da antiga Minardi, na cidade de Faenza. Imola e Faenza são vizinhas. A fábrica da equipe fica a apenas 14km do autódromo.