Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Fora da Mercedes, Bottas comemora bom começo na Alfa: 'Eu peço e acontece'
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Ele foi parte importante dos cinco títulos de construtores que a Mercedes conquistou de 2017 para cá e venceu dez GPs com a equipe, o que o coloca ao lado de campeões como James Hunt e Jody Scheckter e da lenda Ronnie Peterson na lista de maiores vencedores da história da Fórmula 1. Mas Valtteri Bottas nunca foi tão feliz na Mercedes como tem sido em seus primeiros meses de Alfa Romeo. A diferença? Ele agora sente que é ouvido.
"Sinto que não estou só pilotando o carro. Sinto que sou mais do que isso. Sou um membro importante da equipe. Tenho participação em todas as coisas. E isso faz a diferença."
Do lado da Alfa Romeo, a chegada de um piloto como Bottas, que traz consigo a experiência de andar no pelotão da frente e ao mesmo tempo a vontade de provar que também pode liderar uma equipe, tendo ficado à sombra do heptacampeão Lewis Hamilton por cinco anos, não poderia ter vindo em melhor hora. O time vinha estagnado da metade para o fim do pelotão com um Kimi Raikkonen já em fim de carreira e um Antonio Giovinazzi que pecava pela falta de consistência.
Não coincidentemente, o chefe da equipe, Frederic Vasseur, foi atrás de um piloto com quem já tinha trabalhado (e sido campeão na base). Aproveitando a oportunidade dada pela mudança das regras, a equipe evoluiu e encontrou em Bottas um motivador.
De quebra, o finlandês ainda se viu à frente de pelo menos uma Mercedes em três das quatro classificações disputadas até aqui. E está a apenas quatro pontos de Lewis Hamilton, em oitavo no campeonato. Seus pontos, muitos deles conquistados com o sétimo lugar na sprint e quinto na corrida (o que corresponde a 12 dos 24 que marcou até agora) na Emilia Romagna, estão ajudando a Alfa Romeo a ser a quinta no mundial, à frente de times com orçamento superior, como Alpine e Aston Martin. Quando voltou ao escritório da equipe depois da corrida italiana, foi recebido com festa:
Na corrida de Imola, a Alfa Romeo estreou atualizações significativas na parte posterior da lateral e na maneira como ela se integra com o assoalho, visando melhorar o fluxo de ar na parte traseira do carro. Com isso, o time espera ser veloz também em pistas de alta velocidade, uma vez que o grande ponto positivo do carro até aqui é a performance em curvas mais lentas.
Bottas teve ainda uma surpresa positiva com o motor Ferrari, tendo pilotado apenas os Mercedes de 2014 para cá. "A dirigibilidade é a grande diferença. Essa é uma das forças do motor da Ferrari. Nas saídas de curva, você tem mais opções de qual marcha usar, esse tipo de coisa."
"Se eu peço algo, acontece"
Falando em motor, um exemplo da nova posição de Bottas é seu poder de mudar até termos usados dentro da equipe. O finlandês reconheceu que ficou preocupado ao perceber que seu novo time usava termos diferentes para se referir a algumas configurações, especialmente na unidade de potência, e pediu que alguns deles fossem mudados. Foi atendido. Pediu para o acerto ir mais na direção de seu estilo de pilotagem, e novamente foi atendido. "Se eu peço algo, acontece", definiu o piloto de 32 anos. "Todos realmente ouvem e estou conseguindo motivar algumas pessoas."
O finlandês se diz muito contente com seu novo papel de liderança. "Estou em um momento da minha carreira em que piloto para mim e para minha equipe, e para mais ninguém. Claro que gosto de vencer e ir ao pódio, mas não estou triste com minha nova realidade. Na verdade é o contrário: isso me motiva a trabalhar com a equipe e evoluir em termos de resultados."
Isso porque o acordo de Bottas com a Alfa Romeo tem duração de três anos e pode ter sido uma bela aposta, uma vez que a equipe é uma das possíveis portas de entrada da Audi.
A boa fase se estende até fora das pistas. Desde que começou a namorar a ciclista profissional australiana Tiffany Cromwell, Bottas tem treinado com ela e participado de algumas competições do esporte. No último final de semana, ele foi segundo colocado em uma competição de 72km em estradas e trilhas na Califórnia. Cromwell também competiu e foi a terceira colocada.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.