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Leclerc: Rumores de clima ruim na Ferrari irritam mais que pontos perdidos
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As últimas cinco corridas da temporada da Fórmula 1 não foram nada fáceis para Charles Leclerc. O monegasco teve duas quebras de motor, largou no fim do grid para pagar uma punição pela troca da unidade de potência, e ainda viu a Ferrari errar na estratégia em outras duas provas. Pior, em todas elas ele tinha chances de vitória.
Mas o que tem irritado mesmo o terceiro colocado no campeonato são os constantes boatos de que há uma crise em Maranello por conta da sequência de falhas. "É isso que mais está me irritando, para falar a verdade!", disse Leclerc ao UOL Esporte na Áustria, onde disputa a 11ª etapa do campeonato neste final de semana, uma prova com formato sprint. "Eu só quero focar na parte da corrida e, no momento, como as coisas não estão dando certo para nós, as pessoas estão inventando que há muita tensão na equipe e eu tenho que ficar respondendo sobre esse assunto e eu não deveria porque, dentro da equipe, está tudo bem."
Os boatos apareceram principalmente depois que o chefe Mattia Binotto foi visto com o dedo em riste falando com Leclerc logo após o GP da Grã-Bretanha, no último domingo. O piloto liderava, mas viu seu companheiro Carlos Sainz vencer devido a uma escolha estratégica diferente da equipe.
"É claro que estamos desapontados porque estávamos em primeiro e segundo e terminamos em primeiro e quarto. Mas todo mundo ficou muito feliz pela primeira vitória do Carlos. Não há tensão na equipe. Só há muita motivação para que sejamos melhores no futuro."
Para Leclerc, só resta continuar trabalhando. "Infelizmente, eu estive do lado azarado nas últimas corridas, com questões de confiabilidade, Mônaco, Silverstone, a punição no Canadá. É muita coisa e claro que não é fácil para mim, mas no final das contas isso não muda meu trabalho. Só preciso vir para a pista, fazer absolutamente tudo o que eu posso dentro do carro, dar 100%, ter a melhor performance possível e os resultados virão. E estamos trabalhando mais duro do que nunca para sermos a melhor equipe."
Leclerc salientou ainda que a grande qualidade do carro da Ferrari é andar bem em todos os tipos de pista. Por outro lado, a Red Bull do líder do campeonato Max Verstappen tem evoluído constantemente, e o ritmo do holandês nas primeiras voltas, antes que um pedaço da AlphaTauri ficou preso em seu assoalho, pareceu mais forte que o ferrarista.
A pista austríaca tem características diferentes de Silverstone, com curvas mais lentas, mas será um bom tira-teima para mostrar se, além de todas as dificuldades internas, a Ferrari também terá de responder ao desenvolvimento do carro dos rivais.
Ir bem na Áustria também seria lucrativo para o campeonato, pois se trata de um fim de semana em formato sprint. Com isso, a classificação para a corrida curta será nesta sexta-feira. No sábado, a sprint dá oito pontos ao vencedor e define o grid de largada para o GP no domingo. Assim, ao invés do máximo de 26 pontos de um GP normal, neste fim de semana 34 pontos estão em jogo.
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