Topo

Pole Position

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Perez quer apoio de Max Verstappen em luta pelo vice da F1 contra Leclerc

Os pilotos Max Verstappen e Sergio Pérez, da Red Bull Racing, conversam após o GP do Japão de Fórmula 1 - Clive Rose/Getty
Os pilotos Max Verstappen e Sergio Pérez, da Red Bull Racing, conversam após o GP do Japão de Fórmula 1 Imagem: Clive Rose/Getty

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Agora que a conquista do bicampeonato mundial está selada por Max Verstappen, seu companheiro Sergio Perez espera ver a equipe Red Bull e o próprio holandês trabalhando por ele. Isso porque o mexicano está em uma briga apertada com Charles Leclerc pelo vice-campeonato.

Os dois tiveram uma batalha intensa nas últimas voltas do GP do Japão, no final de semana passado, até que Leclerc foi reto na chicane na volta final, com os pneus muito desgastados. Ele cruzou a linha de chegada na frente de Perez, mas os comissários entenderam que o monegasco só conseguiu ficar à frente por passado reto, acrescentaram 5s a seu tempo final e Perez terminou à frente dele.

A briga entre os dois está tão apertada que isso foi suficiente para o mexicano retomar a segunda posição no mundial, um ponto à frente de Leclerc, com quatro corridas e ainda 112 pontos em jogo.

É por isso que, agora que Verstappen já é campeão, Perez quer ser o foco do time. "O vice-campeonato será meu objetivo. Espero ter o apoio da equipe e de Max para poder lutar pela vitória nas próximas corridas", disse o mexicano, que está atrás de uma conquista inédita para ele.

A Red Bull ainda não conquistou o mundial de construtores, mas isso é uma questão de tempo. Eles têm 165 pontos de vantagem para a segunda colocada Ferrari. Nas últimas quatro etapas finais, são 191 pontos em jogo entre as equipes. Assim, a Red Bull tem a chance de ser campeã de construtores já na próxima etapa, em Austin, nos Estados Unidos. Para isso, precisa que a diferença seja de pelo menos 147 pontos após a prova americana.

O time italiano estreou um novo assoalho no Japão, que não pôde ser avaliado por conta da chuva, mas espera ter um carro mais estável e com menos desgaste de pneus nas próximas etapas. Esse tem sido o calcanhar-de-Aquiles para a equipe em termos de performance nas corridas. Nas classificações, Leclerc é o piloto que mais vezes largou na pole position.

Esse pode ser um problema para Perez, que muitas vezes ficou devendo ao longo da temporada justamente nas classificações, dificultando sua vida aos domingos.

Falando sobre a conquista de Verstappen, Perez classificou a performance do companheiro nesta temporada como "incrível" e lembrou que nem sempre a Red Bull teve o melhor carro ao longo do ano. "Max esteve um ou dois passos à frente de todos os outros nesta temporada. Agora a Red Bull tem um carro superior, mas houve momentos em que a Ferrari tinha um carro melhor. Foi praticamente Max que fez a diferença nesta temporada. Comecei o ano muito perto dele mas, ao longo do tempo, com o desenvolvimento do carro, chegou um momento em que Max estava muito forte e acredito que é um campeonato que ele merece muito."

O GP dos Estados Unidos será disputado dia 23 de outubro. As etapas seguintes serão na Cidade do México, São Paulo e Abu Dhabi.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado no texto, a Red Bull tem 165 pontos de vantagem para a segunda colocada Ferrari, e não 113. O erro foi corrigido.