Topo

Pole Position

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Enzo Fittipaldi fecha com academia da Red Bull, que revelou Verstappen

Em boa fase na F2, Enzo Fittipaldi participará de programa da Red Bull - Divulgação
Em boa fase na F2, Enzo Fittipaldi participará de programa da Red Bull Imagem: Divulgação

Julliane Cerasoli

Colunista do UOL

12/11/2022 11h40

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Piloto da Fórmula 2, categoria de acesso à Fórmula 1, o brasileiro Enzo Fittipaldi anunciou hoje que fará parte da academia da Red Bull, programa de desenvolvimento da equipe austríaca que revelou o atual campeão Max Verstappen.

"Estou contente, sem palavras, ainda estou processando, estou muito grato. É um passo muito grande na minha carreira, estou muito feliz. Muito feliz de representar o Brasil como piloto Red Bull, agora preciso de mais foco e motivação pra um dia conquistar o sonho de pilotar na Fórmula 1", disse Enzo à TV Band.

O anúncio torna Enzo mais um brasileiro com alguma ligação com a principal categoria do automobilismo mundial. Seu irmão Pietro Fittipaldi é piloto reserva da americana Haas desde 2018, e o paranaense Felipe Drugovich desempenhará a mesma função na Aston Martin em 2023. Assim como Enzo, Felipe Drugovich disputa a Fórmula 2.

Neto do bicampeão Emerson Fittipaldi, Enzo tem 21 anos e é irmão mais novo de Pietro, a quem agradeceu o auxílio na assinatura com a Red Bull: "Sem o apoio do meu irmão eu não teria chegado aqui hoje, sou muito grato por ter o melhor irmão do mundo." O avô da dupla também celebrou o anúncio e afirmou ser necessário o Brasil voltar ter um piloto no grid da F1.

"É espetacular [o contrato de Enzo com a Red Bull]. O Enzo fez uma Fórmula 2 fantástica. Vamos torcer pra ele chegar perto da Fórmula 1. Nós precisamos de um piloto brasileiro, faz quatro anos que não temos brasileiro. Meu filho com 15 anos já vai entrar na Fórmula 3 na Europa. Tem uma turma com muito talento chegando", afirmou o ex-piloto à Band.

No final do ano passado, enquanto corria pela F2 na Arábia Saudita, Enzo sofreu um acidente grave que por pouco não encerrou sua carreira precocemente. Depois, ele chegou a dizer que sobreviveu Á batida por um milagre.

Na academia da Red Bull, o neto de Fittipaldi seguirá caminho semelhante ao de outros nomes do atual grid da Fórmula 1. Além do campeão Verstappen, passaram pelo programa Sebastian Vettel e Daniel Ricciardo, assim como outros.

"Agora preciso manter o foco e a motivação pra um dia conquistar o sonho de pilotar na Fórmula 1. Ainda tem muita estrada pela frente", afirmou o piloto, que ainda tem uma etapa da F2 neste ano.