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F1 confirma GP de São Paulo como uma das seis sprints da temporada 2023

GP de São Paulo de Fórmula 1 no Autódromo de Interlagos: Max Verstappen e Lewis Hamilton se chocam após relargada. 13/11/2022 - Eduardo Knapp/Folhapress
GP de São Paulo de Fórmula 1 no Autódromo de Interlagos: Max Verstappen e Lewis Hamilton se chocam após relargada. 13/11/2022 Imagem: Eduardo Knapp/Folhapress

Colunista do UOL

07/12/2022 08h53

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A Fórmula 1 confirmou nesta quarta-feira (7) que o GP de São Paulo seguirá fazendo parte das provas escolhidas para terem o formato de sprint na próxima temporada. Ao invés de três sprints no ano, o campeonato de 2023 terá seis. Os GPs do Azerbaijão, Áustria, Bélgica, Qatar e dos Estados Unidos, em Austin, são as outras corridas da lista.

Dos circuitos escolhidos, apenas o Red Bull Ring, na Áustria, já recebeu o formato sprint, em 2022. Assim, Interlagos será a única a ter a sprint em todos os anos desde que o formato diferente foi adotado, em 2021. E não é por acaso: as provas no formato na pista brasileira foram as melhores desde que as corridas curtas realizadas no sábado passaram a servir para formar o grid do GP no domingo.

Uma grande vantagem das sprints para a Fórmula 1 é aumentar a audiência na sexta-feira, quando acontece a definição das posições de largada da sprint do sábado. Na etapa austríaca, por exemplo, quando o campeonato de 2022 ainda estava bastante aberto, a classificação da sexta teve audiência 39% superior em comparação com o ano anterior, e a sprint teve 8% a mais de audiência em comparação com a sessão de classificação do GP da Áustria de 2021.

Mas a novidade também enfrenta alguns desafios, que a F1 está tentando contornar. O fato de Interlagos sediar finais de semana movimentados de sprints e o mesmo não se repetir em outros circuitos é o que está fazendo a categoria experimentar outros circuitos e a seleção de 2023 é interessante. O Red Bull Ring não é um circuito muito diferente de Interlagos. O palco do GP do Azerbaijão tem sido um tanto 8 ou 80, gerando provas ou muito movimentadas, ou bem monótonas.

A pista de Austin é uma boa aposta, sempre com brigas por todo o pelotão. Na Bélgica, tudo depende muito das condições climáticas e de termos pilotos largando fora de posição no sábado. E o Qatar é uma incógnita, já que a pista de Losail só recebeu a F1 uma vez, em 2021, voltando de forma permanente ao calendário ano que vem.

O próprio formato da sprint pode sofrer sua segunda alteração já em 2023, mas isso ainda não está definido. A ideia é separar as corridas do sábado e do domingo, para evitar que o excesso de cautela dos pilotos prejudique a sprint. Assim, seriam feitas duas sessões de classificação, uma na sexta para a sprint e outra no sábado para o GP. Mas as implicações práticas disso estão sendo avaliadas.