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Como as equipes driblam as regras e colocam o carro na pista antes do teste

Fernando Alonso durante o dia de filmagem da Aston Martin, em Silverstone - Divulgação/Alpine
Fernando Alonso durante o dia de filmagem da Aston Martin, em Silverstone Imagem: Divulgação/Alpine

Colunista do UOL

18/02/2023 04h00

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Todas as equipes da Fórmula 1 vão chegar no primeiro dia de testes da pré-temporada, no Bahrein, com alguma experiência de pista com seus carros, algo fundamental em um ano com apenas três dias de testes coletivos antes da primeira corrida. A McLaren foi a última a colocar o carro na pista, na sexta-feira, em Silverstone. Mas como eles conseguem ir à pista se o regulamento proíbe testes com carros atuais?

De fato, há anos as regras restringem muito o que pode ser feito, mas existe uma brecha usada por todos. É o chamado dia de filmagem, que está previsto no regulamento. São dois dias por ano, com limite de 100km por dia (o equivalente a uma sprint, por exemplo), e pneus próprios para teste (ou seja, diferentes daqueles usados nos GPs).

Essas restrições limitam muito o que se consegue tirar de um dia de filmagem. Mas, mesmo assim, as equipes aproveitam a oportunidade. Dá para checar se os sistemas estão funcionando, se tudo está certo do ponto de vista mecânico. E até os pilotos já conseguem dar algum retorno, como explicou o piloto da Ferrari Carlos Sainz.

"Primeiro você se certifica que os freios estão funcionando bem. Você sente como está o motor, a tração. Depois começa a colocar mais carga lateral no pneu para ver como o carro se comporta", disse o espanhol. "Assim que você sente que o carro está aquecido, você força. Tenta extrair um pouco do carro para ter uma primeira sensação de como ele se comporta."

A maioria dos dias de filmagem acontece em Silverstone, já que várias fábricas de equipes de F1 ficam perto do circuito. Com quase 6 km por volta, isso significa que cada piloto dá oito voltas para completar os 100 km. Ou você pode usar uma versão mais curta da pista e dar mais voltas (na Aston Martin, Lance Stroll deu 17 e Fernando Alonso, 16, mas o limite de quilometragem segue o mesmo). É de praxe usar apenas um dos dias de filmagem nesta época do ano (o segundo pode ser usado quando há uma atualização grande no carro), então é essa a experiência que os pilotos terão antes de começar o teste coletivo dia 23 de fevereiro.

Outro motivo para fazer um dia de filmagem é se certificar que o piloto está confortável. Os assentos são feitos sob medida, usando uma espuma modeladora. Mas esse é um processo que acontece na fábrica, com o chassi parado. É só na pista que o piloto vai sentir se é preciso fazer alguma mudança no assento e também na configuração dos pedais. E isso pode ser feito tranquilamente até antes de o teste começar.

O dia de filmagem também é importante para os mecânicos. Mesmo entre dois anos em que não há muitas mudanças de regra, como agora, a maneira de montar e operar o carro muda, e qualquer oportunidade que a equipe de pista tiver para aprender mais sobre essas mudanças é válida.

Em 2023, tudo isso é ainda mais importante porque é uma experiência que vai fazer a equipe economizar tempo na hora do teste. Claro que em todos os anos eles querem perder o mínimo de tempo possível, mas com apenas três dias de testes coletivos antes da temporada começar, é uma preocupação até maior.

Como a Ferrari colocou o carro na pista e não gastou seu dia de filmagem?

ferrari - Reprodução - Reprodução
Charles Leclerc faz o primeiro teste com o novo carro da Ferrari em Fiorano, nesta terça
Imagem: Reprodução

Os dois dias de filmagem não são as únicas oportunidades de andar com um carro atual fora do teste de pré-temporada. Há testes coletivos durante a temporada e logo depois da última etapa. E as equipes também ajudam a Pirelli no desenvolvimento de novos compostos, em testes feitos às cegas (quando a fornecedora não divide dados sobre qual tipo de pneu está sendo usado e controla os parâmetros a serem usados, o que é feito para que os times não tenham vantagem esportiva).

Outra saída foi utilizada pela Ferrari para colocar o SF-23 pela primeira vez na pista, durante o lançamento do carro. Charles Leclerc deu apenas duas voltas, e Sainz depois deu outras três. No curto traçado de Fiorano, que fica na fábrica da equipe em Maranello e tem menos de 3 km, isso significa que eles não chegaram a passar dos 15 km. No dia seguinte, voltaram à pista para fazer o shakedown.

Fiorano não é uma pista oficial da F1, então colocar o carro atual para rodar menos de 15 km neste tipo de circuito se enquadra no que o regulamento chama de demonstrações. É outro exemplo de regra que foi feita para motivos comerciais, assim como o dia de filmagem, mas que é usada para extrair o mínimo que seja de informações visando melhorar a performance.