Topo

Pole Position

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Testes da F1: Novidades na chefia da Ferrari e Mercedes mais comportada

George Russell no carro da Mercedes nos testes de pré-temporada da F1 no Bahrein - LAT Images
George Russell no carro da Mercedes nos testes de pré-temporada da F1 no Bahrein Imagem: LAT Images

Colunista do UOL

24/02/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Max Verstappen liderou o primeiro dia de testes coletivos da Fórmula 1, no Bahrein, e saiu muito contente com o novo carro da Red Bull, mas dois de seus rivais roubaram as manchetes do dia. Os planos iniciais do novo chefe Fred Vasseur para melhorar as estratégias da Ferrari foram conhecidos, e o comandante da Mercedes, Toto Wolff, garante que o carro deste ano não sofre com os saltos que deram muita dor de cabeça ao time na temporada passada.

De fato, nenhum carro chacoalhou como em 2022, o que já era esperado uma vez que as bordas do assoalho foram levantadas por regulamento justamente para evitar isso, entre outras mudanças menores. Mas alguns, como a Alpine e a Ferrari, tiveram alguns movimentos, digamos, suspeitos. Resta saber se tinha mais a ver com ondulações da pista do que com as oscilações verticais de origem aerodinâmica.

"Não vimos nenhum salto", disse Wolff. "Houve algum movimento na curva 12, mas nada perto do que tivemos ano passado." O chefe de engenharia, Andrew Shovlin, disse ainda que o carro "é uma base bem mais estável para trabalharmos do que ano passado". É um começo importante para o time, que busca se recuperar depois de ficar em terceiro em 2022 (interrompendo uma sequência de oito títulos), já que permite focar mais rapidamente na avaliação de acertos para o carro.

Na Red Bull, essa avaliação começou ainda no período da manhã do primeiro teste, o que é um ótimo sinal para os atuais campeões mundiais. Verstappen disse que o tempo de volta veio facilmente quando ele forçou mais o carro, o que é sempre um bom sinal para o piloto. E os quatro três GPs do Bahrein que ele fez logo de cara indicam boa confiabilidade também.

Ferrari muda para evitar erros de estratégia

vasseur - Ferrari - Ferrari
Fred Vasseur, chefe da Ferrari
Imagem: Ferrari

A Ferrari também começou de maneira sólida, da mesma maneira que ano passado. Mas há mudanças acontecendo internamente na equipe, que agora é comandada pelo ex-Alfa Romeo Vasseur. Ele tinha adiantado que faria mudanças pontuais no time de corrida para tentar melhorar a gestão durante as corridas.

O desgastado chefe de estratégia Iñaki Rueda deixou a equipe de corrida e foi reposicionado em uma função na fábrica. Para o seu lugar, entre Ravin Jain, um britânico de origem indiana (curiosamente, assim como o chefe de estratégia da McLaren, Randy Singh) muito conceituado dentro da Ferrari. Formado em Física com especialização em matemática e física teórica pela Universidade de Oxford, ele começou na extinta Caterham, passou por um estágio na Ferrari em 2015 e foi efetivado no início de 2017.

Na prática, Jain já tinha grande proeminência dentro do time de estratégia da Ferrari, mas é geralmente o chefe, que está no pitwall, o responsável pela decisão final. E Vasseur, logo que chegou na Ferrari, já tinha feito alusão à necessidade de melhorar alguns processos que estavam afetando a qualidade das decisões.

Outra mudança é no papel de Laurent Mekies, o diretor de corridas da Ferrari. O francês agora passa a cuidar apenas do time de corrida (se certificar que o time está seguindo as regras e os procedimentos da FIA, assegurar-se que os estrategistas e os mecânicos de pit stop estão trabalhando bem, etc.), deixando a gestão de pilotos e marketing com Vasseur. Ao contrário de seu antecessor, Mattia Binotto, Vasseur pode adicionar mais funções para si porque acumula a função de diretor técnico.

Os carros da F1 já estão de volta à pista para o segundo dia de atividades no Bahrein. Os treinos são divididos em duas etapas: manhã e tarde. A primeira parte começa às 4h (de Brasília), e a segunda a partir das 9h e segue até as 13h30.