Topo

Pole Position

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Stroll tira chance de Drugovich e está confirmado na abertura da Fórmula 1

Lance Stroll (Aston Martin) no paddock de Interlagos antes de GP de São Paulo - MAURO PIMENTEL / AFP
Lance Stroll (Aston Martin) no paddock de Interlagos antes de GP de São Paulo Imagem: MAURO PIMENTEL / AFP

Colunista do UOL

02/03/2023 06h05

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O canadense Lance Stroll já está no Bahrein e foi confirmado pela Aston Martin para correr na abertura do campeonato da Fórmula 1 no Bahrein. Ele era dúvida depois de sofrer um acidente de bicicleta há 10 dias e lesionar os punhos. Caso Stroll não pudesse correr, o brasileiro Felipe Drugovich seria o titular do time neste fim de semana.

Stroll deu detalhes do acidente que sofreu na Espanha. "Foi uma infelicidade, eu caí da bicicleta quando meu pneu pegou um buraco. Mas a lesão não foi significativa e passei por uma cirurgia pequena no meu punho direito que resolveu o problema rapidamente. Desde então, tenho trabalhado duro com minha equipe para assegurar que estou totalmente preparado para completar este fim de semana."

A Aston Martin confirmou que Drugovich e o outro reserva do time, Stoffell Vandoorne, seguem no Bahrein como os reservas neste fim de semana, que promete ser muito bom para a equipe. A Aston, que tem também Fernando Alonso como piloto, foi a sensação dos testes de pré-temporada, e existe inclusive a expectativa que eles disputem com a Mercedes para ser a terceira força no Bahrein, ou até possa incomodar a Ferrari caso o time italiano sofra com os pneus da mesma maneira que no teste.

Agora, o procedimento normal é que Stroll faça os treinos livres e, caso ele não sinta nenhum problema, dispute o GP. O regulamento diz que o piloto que faz a classificação tem de fazer a corrida. Ou seja, é possível que um time use um piloto nos treinos livres e outro na classificação e na corrida no caso de algum problema médico.

Drugovich se diz preparado e agradou a equipe nas duas sessões que fez durante a pré-temporada, quando estava sendo avaliado para, eventualmente, substituir Stroll. No final das contas, toda essa história foi positiva para o brasileiro, que só tinha andado com um carro de Fórmula 1 em três oportunidades antes dos testes. A primeira foi para conseguir a superlicença, em um teste de 300km em Silverstone. A segunda foi em um treino livre em Abu Dhabi e a terceira no teste de jovens pilotos também na pista de Yas Marina.

Agora, o atual campeão da Fórmula 2 tem também a experiência com o carro novo da Aston Martin, com o qual fez 117 voltas no teste, o equivalente a mais de dois GPs do Bahrein completos.

As atividades de pista para a etapa de abertura do campeonato começam nesta sexta-feira, com treinos livres às 8h30 e às 12h pelo horário de Brasília.