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Ex tapa-buraco, circuito da Arábia Saudita muda curvas cegas por segurança

Max Verstappen durante o GP da Arábia Saudita, segunda etapa do Mundial de F1, em Jeddah - Clive Mason/Getty Images/Red Bull
Max Verstappen durante o GP da Arábia Saudita, segunda etapa do Mundial de F1, em Jeddah Imagem: Clive Mason/Getty Images/Red Bull

Colunista do UOL

15/03/2023 04h00

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A pista de Jeddah, na Arábia Saudita, passou por mudanças para aumentar a segurança antes de receber a Fórmula 1 pela terceira vez. A segunda prova da temporada 2023 será realizada neste final de semana.

No total, são sete mudanças para melhorar a visibilidade dos pilotos e evitar que eles ganhem vantagem ao sair da pista. O circuito saudita estreou em 2021 e logo se tornou o circuito de rua mais veloz de todo o calendário. Mas a questão da falta de visibilidade em uma série de curvas de alta velocidade logo foi levantada pelos pilotos.

O problema é a proximidade dos muros, principalmente aqueles próximos do ponto de tangência das curvas. Ou seja, quando o piloto entra na curva, ele não consegue ver o que está na saída.

Isso acontece em outros circuitos, principalmente quando há elevações. Mas neste caso é sempre importante que o piloto tenha para onde desviar caso algo o surpreenda. E por isso foram feitas as mudanças.

Os principais pontos são as curvas 14 e 20, que tiveram os muros internos afastados. Na 14, foi acrescentada uma área de escape de 7.5m e na 20, cinco metros foram adicionados. Em menor escala, o mesmo procedimento foi feito nas curvas 8 e 10.

curva 14 - Saudi Motorsport/Divulgação - Saudi Motorsport/Divulgação
Muros do lado interno da curva 14 foram afastados da pista no Circuito de Jeddah
Imagem: Saudi Motorsport/Divulgação
curva 20 - Saudi Motorsport/Divulgação - Saudi Motorsport/Divulgação
Pilotos terão visão melhor na tomada da curva 20 no Circuito de Jeddah
Imagem: Saudi Motorsport/Divulgação

Outras mudanças visam impedir que os pilotos saiam do traçado e ganhem tempo. Para isso, foram alteradas as zebras das curvas 4, 8, 10, 11, 12 e 23, e acrescidas linhas de asfalto mais rugoso nas saídas das curvas 3, 14, 19, 20 e 21.

Outra alteração é no ponto de detecção da última das três zonas de DRS, que passa da freada da última curva para alguns metros depois dela. Esse ponto teve disputas perigosas, principalmente entre Max Verstappen e Lewis Hamilton em 2021, e por isso foi alterado. Mas a essência segue a mesma: é preciso jogar taticamente para ter o DRS na reta principal. Como há duas zonas em sequência, isso quer dizer evitar a ultrapassagem na primeira reta.

Com Jeddah chegando perto de seu terceiro GP, é até fácil esquecer que a prova entrou como uma solução temporária para o GP da Arábia Saudita. Afinal, o projeto é que a Fórmula 1 corra em um circuito permanente no país, em Qiddiya, perto da capital Riad. Trata-se de um mega projeto para fomentar o turismo especialmente ocidental no país, com a construção de um pólo de entretenimento e esportes dentro do qual algumas leis seriam relaxadas, como a comercialização de álcool, por exemplo.

O projeto da pista de Qiddiya foi anunciado ainda em 2019 e a previsão inicial era de que a primeira corrida da Fórmula 1 acontecesse justamente neste ano. Assim, Jeddah teria apenas dois GPs antes da prova mudar para o destino final. Mas, com o atraso nas obras, a previsão atual é de que a pista de rua mais veloz do calendário siga recebendo o GP da Arábia Saudita até 2027.

Não foi segredo algum que a pista ficou pronta em cima da hora. Em 2021, o então diretor de prova Michael Masi fez a última vistoria já na quinta-feira anterior à prova, enquanto ainda havia obras. Durante o fim de semana da corrida, ainda havia muita coisa inacabada no paddock e ao redor da pista. Quando a F1 foi a Jeddah na segunda vez, pouco mais de quatro meses depois, no início da temporada 2022, a situação havia melhorado. Agora que está decidido que Jeddah ficará no calendário por tanto tempo, a expectativa é de que, finalmente, o circuito esteja totalmente acabado.

A segunda etapa da temporada 2023 começa com os treinos livres na sexta-feira, em duas sessões de 1h cada, começando às 10h30 e às 14h pelo horário de Brasília. A classificação, no sábado, e a corrida, no domingo, também começam às 14h, em GP disputado à noite na Arábia Saudita.