Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Nova sprint ataca os dois grandes problemas, mas não é revolução do formato
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A Fórmula 1 vai atacar dois pontos que vinham atrapalhando as sprints com as mudanças acertadas para esta temporada e que entram em vigor já para este final de semana, no GP do Azerbaijão. Agora, a sprint e o GP em si serão duas corridas independentes, e haverá uma sessão a mais de classificação.
A nova sprint funcionará da seguinte maneira: na sexta-feira, as equipes terão apenas uma hora para acertar o carro e, no final do dia, farão uma classificação para definir o grid do GP no domingo. O sábado será um dia totalmente dedicado à sprint, com outra sessão de classificação mais rápida seguida da corrida curta. Essa corrida vale pontos (oito para o vencedor até um ponto para o oitavo colocado).
Esse novo formato é positivo ao acabar com a segunda sessão de treinos livres, que era disputada no sábado com os carros já sob regime de parque fechado, ou seja, sem que eles pudessem ser modificados. E também para motivar os pilotos a arriscarem mais na sprint, pois, na regra anterior, o resultado da corrida curta definia o grid do GP. Ou seja, arriscar uma ultrapassagem poderia não só custar pontos na sprint, como também dificultaria o domingo.
Outra mudança foi aprovada junto da nova sprint e é importante: aumentou de três para quatro o número de unidades de potência disponíveis por piloto durante a temporada. É outro ingrediente que faz com que eles estejam liberados para forçar mais. Sem isso, as demais alterações ficaram um tanto sem sentido.
As sprints são uma criação da Liberty Media visando aumentar o lucro vendendo um formato especial para alguns promotores de GP. Em troca, eles têm mais sessões competitivas ao longo do fim de semana, chamando mais público também na sexta-feira. Durante as negociações para aumentar o número de sprints por ano de três para seis provas, a Liberty percebeu que os preços oferecidos pelos promotores estavam diminuindo. Daí as mudanças aceleradas para tornar o produto mais atrativo.
Seja qual for o motivo, são decisões positivas, mas não dá para esperar algo completamente diferente neste final de semana. Com duas classificações independentes você aumenta as chances de algum piloto não conseguir tirar tudo do carro em alguma das sessões. E, sem que a sprint sirva para formar o grid, a tendência é uma corrida mais aberta.
Mas também é verdade que nada disso muda o fato de que há diferenças de performance entre os carros. Afinal, estamos falando de F1 e cada time faz seu próprio carro. Esse é o princípio da categoria. E também é por isso que as equipes barraram qualquer tentativa de usar o grid invertido no formato sprint: eles entendem que, se você constrói uma vantagem de performance, é injusto perdê-la só para alimentar o show.
Por que Baku é uma boa pista para a sprint
No papel, o Azerbaijão já seria um bom palco para a sprint de qualquer maneira, já que Baku tem uma das maiores médias de ultrapassagem do campeonato e os erros são punidos, com os muros próximos. Não é raro ter classificações com bandeiras vermelhas causadas por batidas, então ter duas definições de grid aumenta a chance de termos surpresas.
Além disso, as equipes terão apenas um treino livre para acertar seus carros em uma pista que estará mais fria do que nos últimos anos, com a mudança da data de junho para abril. Na última sprint, realizada no Brasil, a Red Bull errou na configuração do carro e sofreu pelo resto do fim de semana.
Mas o ponto mais interessante das sprint até aqui e que não deve mudar com o novo formato é a qualidade da corrida do domingo. Em várias ocasiões, as equipes usaram o sábado para entender como atacar os rivais no GP em si. É como se eles tivessem mais uma chance de acertar ou de se defender. E devemos ver isso novamente no GP do Azerbaijão.
Confira os horários do GP do Azerbaijão
Sexta-feira, 28 de abril
Treino livre 1, das 6h30 às 7h30: BandSports
Classificação do GP, das 10h às 11h: BandSports
Sábado, 29 de abril
Classificação da sprint, das 6h30 às 7h15: BandSports
Sprint, das 10h30 às 11h: Band (SP e outras praças)/BandSports
Domingo, 30 de abril
Corrida, a partir das 7h30 (largada às 8h): Band e BandNewsFM
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.