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Com ou sem chuva, F1 terá novidade em Imola por menor impacto ambiental

Parte da gama de pneus da Pirelli para a temporada 2023 da F1 - Reprodução
Parte da gama de pneus da Pirelli para a temporada 2023 da F1 Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

17/05/2023 04h00

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A Fórmula 1 vai experimentar uma novidade na classificação neste final de semana no GP da Emilia Romagna: todos os pilotos serão obrigados a usar determinados compostos em cada uma das partes da sessão que define as posições no grid.

Vai funcionar da seguinte maneira: todos os pilotos têm de usar o pneu duro no Q1, depois todos têm de usar o médio no Q2 e, finalmente, na decisão das 10 primeiras posições no grid, serão usados os pneus macios.

Esse tipo de classificação será testado em duas provas nesta temporada e visa diminuir o número de jogos de pneus usados em cada final de semana, de 13 para 11 jogos de pneus de pista seca. A ideia é diminuir o impacto ambiental, já que a Pirelli tem de produzir menos pneus e também há uma economia no transporte.

Isso, claro, se as condições meteorológicas ajudarem. No momento, há previsão de chuva para todo o resto da semana na região de Imola, que tem enfrentado uma primavera com várias tempestades.

Mesmo com a previsão de chuva, haverá novidade

Até mesmo se chover haverá uma novidade, já que seria a primeira oportunidade para os pilotos usarem o novo pneu de chuva. No passado recente, vimos os pilotos evitarem esse pneu de pintura azul devido à janela de temperatura muito pequena na qual ele funcionava, entre outros motivos. Então a Pirelli desenvolveu um composto que não precisa de pré aquecimento e que pode estrear em Imola. Se isso acontecer, será um teste e tanto, já que a temperatura ambiente não deve passar dos 18ºC. Os pneus intermediários seguem inalterados.

A questão do pré aquecimento dos pneus também tem a ver com o impacto ambiental, na busca de acabar com os cobertores de pneus na F1. No entanto, a ideia vem encontrando resistência entre os pilotos, que consideram perigoso ir para a pista com pneus frios. Essa medida, inclusive, foi adotada pelo Mundial de Endurance neste ano e a FIA recentemente voltou atrás, trazendo os cobertores de volta para as 24 Horas de Le Mans, que serão realizadas mês que vem.

A nova alocação de pneus para a classificação e o composto de chuva modificado não são as únicas novidades implementadas pela Pirelli na temporada. Como os carros estão bem mais rápidos, a fornecedora única de pneus da F1 vai estrear uma nova especificação de pneus de pista seca no GP da Grã-Bretanha, em julho. É uma versão que estava sendo preparada para 2024, com componentes diferentes, e que foi adiantada devido à queda mais rápida que o esperado dos tempos de volta.

Para que os times se adaptem à novidade, a Pirelli fornecerá dois jogos a mais por carro para os treinos livres do GP da Espanha, no começo de junho.