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GP de Mônaco: datas, horários e tudo sobre a 6ª etapa da Fórmula 1 em 2023
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A Fórmula 1 está de volta neste final de semana após um hiato de quase três semanas causado pelo cancelamento do GP da Emilia Romagna, devido às fortes chuvas que castigaram a região da pista de Imola. Isso significa que a Mercedes será obrigada a estrear um extenso pacote, que vai mudar a cara do carro, nas ruas do Principado.
Mas a equipe que mais chamou a atenção nas curvas de baixa velocidade neste ano é outra, a Aston Martin. E é por isso que muitos apostam que Fernando Alonso pode surpreender os pilotos da Red Bull. Como a classificação é mais importante do que em outras corridas e a Ferrari já demonstrou ser forte aos sábados, Charles Leclerc também tem chances de surpreender.
Dentro da Red Bull, a batalha promete ser intensa. Max Verstappen nunca engoliu a derrota para Sergio Perez em Mônaco ano passado. Ele acredita que o companheiro bateu de propósito nos instantes finais da classificação para que ele não melhorasse seu tempo. Mas também é verdade que o mexicano costuma ir muito bem em circuitos de rua.
Como acompanhar o GP de Mônaco:
Sexta-feira, 26 de maio
Treino livre 1 - 8h30 (transmissão começa às 8h20 no BandSports)
Treino livre 2 - 12h (transmissão começa às 11h50 no BandSports)
Sábado, 27 de maio
Treino livre 3 - 7h30 (transmissão começa às 7h20 no BandSports)
Classificação - 11h (transmissão começa às 10h30 no BandSports)
Domingo, 28 de maio
GP de Mônaco - 10h (transmissão começa às 9h na TV Bandeirantes)
Circuito de Mônaco
Distância: 3.337km
Número de voltas: 78
DRS - 1 zona
Detecção: antes da Rascasse
Ativação: reta principal
Pneus disponíveis: C3 (duros), C4 (médios) e C5 (macios)
Resultado em 2022
Pole position: Charles Leclerc (MON/Ferrari) - 1min11s376
Pódio:
1º Sergio Perez (MEX/Red Bull) - 1h56min30
2º Carlos Sainz (ESP/Ferrari) +1s154
3º Max Verstappen (HOL/Red Bull) + 1s491
Características da pista de Monte Carlo
Muitas vezes alguns carros surpreendem em Mônaco, tendo um rendimento melhor do que em circuitos permanentes. Isso porque todos estarão usando as cargas máximas de aerodinâmica, ou seja, suas maiores asas, e o que conta mais é a aderência mecânica e a tração nas saídas das curvas, especialmente após a Ste Devote no começo da volta e antes do túnel.
Além das asas de alta pressão aerodinâmica, os carros em Mônaco também ganham suspensões diferentes, um pouco mais macias, para permitir que os pilotos usem toda a pista e, ocasionalmente, toquem o guard rail sem sofrerem quebras. E também para aumentar o ângulo a fim de que os carros possam virar no hairpin da antiga Lowes (hoje Grand Hotel hairpin). Porém, neste ano, as suspensões são muito menos maleáveis do que até 2021 por força do regulamento, então os pilotos terão de ser mais cuidadosos.
Outro fator importante é o aquecimento de pneus, que acaba sendo muito decisivo pela dificuldade de se ultrapassar no circuito. Não é incomum que a melhor volta venha no segundo giro rápido com o mesmo pneu, já que as curvas são lentas, então menos energia é colocada na borracha.
Os carros da F1 aumentaram muito de tamanho nos últimos 30 anos e este é um dos fatores que fazem com que ultrapassar em Mônaco seja uma tarefa difícil. A largura máxima da pista não passa dos 12m, e os carros atuais têm 2m de largura. Para se ter uma ideia da dificuldade, em 2021, o GP de Mônaco teve apenas uma ultrapassagem, na primeira volta, de Mick Schumacher em cima de Nikita Mazepin. O número aumentou bastante ano passado (foram 13 manobras), mas foi uma prova disputada sob chuva na parte inicial, com pilotos fazendo opções diferentes de compostos de pneus.
Curiosidades sobre o GP de Mônaco
Um dos circuitos em que é mais difícil ultrapassar, o GP de Mônaco sempre privilegiou os pilotos que conseguem boas classificações: nas 68 edições da prova contando para o campeonato da F1, o vencedor saiu das três primeiras posições do grid em 57, sendo que a única vez que isso não aconteceu de 1985 para cá foi no GP de 1996, disputado sob muita chuva e que foi vencido de forma surpreendente por Olivier Panis, 14º no grid. É por isso que é normal ouvir que a vitória em Mônaco se define na disputa pela pole no sábado.
Ayrton Senna ainda é o maior vencedor do GP de Mônaco, com seis vitórias. Do atual grid, Lewis Hamilton ganhou três vezes, Sebastian Vettel e Fernando Alonso, duas; e Max Verstappen, Daniel Ricciardo e Sergio Perez têm uma cada. A corrida foi vencida por um brasileiro ano passado, mas na Fórmula 2. Felipe Drugovich segurou o rival Theo Pourchaire nas voltas finais e faturou a corrida da categoria de acesso, da qual seria campeão.
O GP de Mônaco tem várias particularidades. Uma delas é o fato de a transmissão de TV sempre ficar a cargo de uma empresa local, ao contrário do que acontece nas outras etapas ao redor do mundo. Ou pelo menos era, já que isso vai mudar a partir da etapa deste ano. A própria F1 foi assumindo essa parte de produção em todos os GPs, e os três últimos a cederem a transmissão à FOM foram Japão, Brasil e Mônaco.
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