Topo

Pole Position

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

GP da Espanha: datas, horários e tudo sobre a 7ª etapa da F1 em 2023

Max Verstappen recebe a bandeirada final no GP da Espanha - MANU FERNANDEZ/AFP
Max Verstappen recebe a bandeirada final no GP da Espanha Imagem: MANU FERNANDEZ/AFP

Colunista do UOL

01/06/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Após Max Verstappen vencer o GP de Mônaco e ampliar sua vantagem na liderança do campeonato para 39 pontos sobre Sergio Perez, que viu ainda Fernando Alonso encostar após uma péssima performance no Principado, a Fórmula 1 desembarca na Espanha.

A tentativa de recuperação de Perez é uma das histórias deste GP, que terá ainda a estreia de um pacote de mudanças importantes na Ferrari, e promessa de novidades também na Aston Martin e na Red Bull. Enquanto isso, Mercedes, Alpine, Alfa Romeo e AlphaTauri buscam entender melhor seus pacotes.

Isso em um circuito modificado: sai a chicane antes da reta principal e volta uma curva de alta velocidade, mudando as características do circuito.

Como acompanhar o GP da Espanha:

Sexta-feira, 2 de junho
Treino livre 1, das 8h20 às 9h30h: BandSports
Treino livre 2, das 11h50 às 13h: BandSports

Sábado, 3 de junho
Treino livre 3, das 7h20 às 8h30: BandSports
Classificação, das 11h às 12h (transmissão começa às 10h30 na TV Band/BandSports)

Domingo, 4 de junho
Corrida, a partir das 9h (largada às 10h): Band e BandNewsFM

Circuito da Catalunha

Distância: 4,657 km

Número de voltas: 66

DRS - 2 zonas
Zona 1: 40m após a curva 9
Zona 2: 57m após a curva 16 (reta dos boxes)

Pneus disponíveis: C1 (duros), C2 (médios) e C3 (macios)

Resultado em 2022

Pole position: Charles Leclerc (MON/Ferrari) - 1min18s750

Pódio:
1º Max Verstappen (HOL/Red Bull-Honda) - 1h37min20
2º Sergio Perez (MEX/Red Bull-Honda) +17s072
3º George Russell (ING/Mercedes) +32s927

Características da pista da Catalunha

vestappen - Mark Thompson/Getty Images - Mark Thompson/Getty Images
Max Verstappen celebra sua primeira vitória na Fórmula 1, no GP da Espanha de 2016
Imagem: Mark Thompson/Getty Images
  • O primeiro setor costuma mostrar quem está bem nas curvas rápidas, o segundo, nas de média velocidade, e o terceiro agora ficou menos travado, com a troca da chicane por uma curva de alta.

  • Será interessante compreender como estes novos carros e pneus se comportarão na Espanha com essa mudança no traçado. Até porque ela só pôde acontecer porque a turbulência tem efeito menor e é possível seguir o carro que vai à frente nesta última curva de alta e tentar a ultrapassagem na reta. Por outro lado, os pilotos têm reclamado da turbulência novamente neste ano.

  • O asfalto da Espanha é escuro, e com isso retém muito calor quando faz sol, o que gera mais desgaste de pneus. E a corrida é em junho, mais perto do verão, neste ano.

  • A distância entre a pole position e a primeira curva é a terceira maior do campeonato, com 612 metros, perdendo apenas para as pistas de Sochi, na Rússia, e da Cidade do México. Tanto que em 2011 Fernando Alonso pulou de quarto para primeiro na largada.

Curiosidades sobre o GP da Espanha

  • O GP da Espanha geralmente diz a verdade sobre a diferença entre os carros. Nos anos de domínio da Mercedes, os pilotos da equipe alemã fizeram todas as poles positions e só não ganharam uma corrida entre 2014 e 2021. Foi justamente o GP da Espanha de 2016, primeira prova de Max Verstappen na Red Bull.

  • Em 2022, deu Red Bull, em uma parte do campeonato em que ficou claro que o time estava evoluindo mais do que a Ferrari, que começou bem aquela temporada. E eles são francos favoritos novamente.

  • Foi em um GP da Espanha que Lella Lombardi se tornou a primeira e única mulher a pontuar na Fórmula 1. Isso, em 1975, quando apenas os seis primeiros colocados marcaram pontos. Ela foi sexta colocada na prova, disputada no perigosíssimo circuito de Montjuic, em Barcelona.

  • Montjuic, inclusive, foi uma das cinco casas do GP da Espanha na Fórmula 1, ao lado de Pedralbes (circuito de rua também em Barcelona), Jarama (ao norte de Madri) e Jerez de la Frontera, no sul do país.