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Após GP ruim, Aston aposta em primeira grande atualização no GP do Canadá

Fernando Alonso deixa os boxes da Aston Martin durante a classificação do GP da Espanha de F1 - Zak Mauge/Aston Martin
Fernando Alonso deixa os boxes da Aston Martin durante a classificação do GP da Espanha de F1 Imagem: Zak Mauge/Aston Martin

Colunista do UOL

12/06/2023 04h00Atualizada em 12/06/2023 10h09

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Grande surpresa desse primeiro terço da temporada da Fórmula 1, a Aston Martin acaba de perder o segundo lugar no campeonato de construtores para a Mercedes e vem de sua primeira corrida do ano em que não esteve nem perto de lutar pelo pódio, na Espanha. Mas o time está apostando nas novidades que vai trazer para o carro na próxima corrida, o GP do Canadá.

Até aqui, o time vem fazendo algumas alterações pontuais, principalmente nas suspensões, mas não trouxe um pacote aerodinâmico significativo. Seus rivais diretos, Mercedes e Ferrari, mudaram bastante seus carros nas duas últimas etapas, em Mônaco e na Espanha. Então a equipe vê como natural que não tenha tido um ritmo tão forte no último final de semana.

E também é verdade que as curvas de alta velocidade, que são predominantes no Circuito da Catalunha, não são o ponto forte do carro da Aston Martin. Para completar, Fernando Alonso cometeu um erro na classificação, danificou o assoalho, e largou em oitavo, dificultando seu domingo. Quando o espanhol colocou os pneus duros no final da prova, teve um ritmo forte.

Espera-se que a atualização da Aston Martin seja um novo assoalho, peça responsável por grande parte da pressão aerodinâmica gerada pelo carro de F1. Não é esperado que eles façam grandes mudanças nas laterais, como fizeram Mercedes e Ferrari, já que essa é uma área em que a Aston trabalhou no passado.

Vantagem da Aston Martin para as rivais diretas vai acabar

Olhando para frente, a atualização que começa em Montreal e terá uma segunda parte em Silverstone será particularmente importante para a Aston Martin. Afinal, será a última desenvolvida com a vantagem que o time tem na alocação de túnel de vento e simulação virtual por ter terminado o campeonato do ano passado em sétimo lugar.

Na F1, dependendo de sua posição no campeonato, a equipe tem direito a um percentual diferente de desenvolvimento aerodinâmico. E essas cotas são reajustadas duas vezes por ano. No final de dezembro e no final de junho. Ou seja, depois do GP do Canadá, saberemos qual o percentual de cada equipe. Mas, no caso, da Aston Martin, já está claro que eles perderão muito por terem subido do sétimo para os primeiros lugares.

Os pilotos e membros da equipe se mostram animados com os dados que viram na fábrica. Em todas as respostas sobre o final de semana decepcionante na Espanha, quando terminaram em sexto e sétimo lugares, eles citavam as novidades do Canadá. Saberemos já neste final de semana, quando acontece a oitava etapa do campeonato, se a Aston realmente continua no páreo.

Miniaturas de carros de F1 para quem é fã

Ferrari SF 1000 - Charles Leclerc

Mercedes AMG W10 - Lewis Hamilton

Red Bull RB16B - Max Verstappen

McLaren MP4/4 - Ayrton Senna

Jordan 194 - Rubens Barrichello

Lotus 72D - Emerson Fittipaldi

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