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Max Verstappen domina GP, mas por que pilotos não conseguem ficar na pista?
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Depois de fazer o melhor tempo nas duas sessões de classificação e vencer a sprint no sábado, Max Verstappen mais uma vez passeou no GP da Áustria e venceu. Mesmo tendo atrás uma Ferrari que mostrou clara evolução em termos de performance e desgaste de pneus, a vantagem de Verstappen foi tanta que ele pôde fazer uma parada a mais apenas para colocar pneus novos e conquistar a volta mais rápida. Charles Leclerc colocou a Ferrari em segundo e Sergio Perez foi o terceiro com a outra Red Bull mesmo tendo largado em 15º.
Mas o grande ponto de discussão após a prova foi o número de punições devido aos limites de pista, que fez com que a classificação final saísse apenas 5h após a bandeirada. Trata-se de algo comum no GP da Áustria devido às características do circuito, e que, desde que a F1 passou a ser mais rígida com a aplicação da regra, todo ano volta à pauta quando se corre no Red Bull Ring.
"É o lado ruim dessa pista", disse Lewis Hamilton, um dos sete pilotos punidos por terem ultrapassado os limites de pista por pelo menos quatro vezes durante a prova, e que levou ainda 10s de punição por outras infrações observadas após a bandeirada. "Todo ano é assim desde que colocaram essa regra. Antes era ótimo. O problema é que a aplicação da regra não é consistente. Teve gente que saiu 10 vezes na minha frente e não foi punido. Temos que nos livrar dessa regra, é uma bobagem."
De fato, após a prova, a FIA admitiu que não conseguiu observar todos os pilotos o tempo todo, e fez uma revisão de 1200 casos suspeitos no decorrer das 71 voltas do GP após a prova. Com isso, além de Hamilton, foram punidos Carlos Sainz (que caiu de quarto para sexto), Pierre Gasly, Esteban Ocon, Nyck De Vries, Yuki Tsunoda, Logan Sargeant e Alex Albon.
Na verdade, o problema não é a regra em si. O regulamento diz que o piloto tem de ficar dentro das linhas brancas que delimitam a pista e só podem sair por um motivo justificável. Se ele escapa e perde tempo, não é um problema. Mas a regra existe para evitar que se corte caminho ou se faça linhas mais rápidas fora da pista (o que é o caso da Áustria).
Neste domingo no Red Bull Ring, foi até curioso ouvir alguns pilotos pedindo que a zebra seja considerada pista em algumas curvas mais problemáticas para evitar essa chuva de punições por uma questão de centímetros. Essa foi a solução trazida por Michael Masi quando o australiano era diretor de prova da F1, e foi algo muito criticado pelos pilotos.
Não há solução fácil, pois a F1 já teve várias discussões com os administradores do circuito austríaco, e eles têm resistido a mudar a pista ou colocar algo que faça com que os pilotos não entrem tão rápido, principalmente nas curvas 9 e 10, as mais problemáticas. Eles alegam que colocar grama ou brita nestes trechos seria perigoso para a MotoGP, que também corre no circuito. A FIA informou que vai reiterar o pedido de colocar brita na saída dessas curvas.
Por que pilotos não conseguem ficar dentro da pista?
Eles estão entre os melhores pilotos do mundo, sabem que serão punidos se passarem com as quatro rodas da linha branca, mas mesmo assim o GP da Áustria teve uma chuva de punições. Como explicar?
Há alguns fatores. A posição em que eles ficam no carro não facilita a visibilidade. Fernando Alonso e Guanyu Zhou lembraram após a prova que, no início do ano, a F1 teve de aumentar o colchete que marca as posições no grid de largada justamente porque os pilotos estavam parando fora das vagas por não conseguir enxergar exatamente onde estavam. Mas, como salientou o espanhol, "quando tem um muro, temos de saber, então é algo de que nós devemos cuidar."
Mas nem sempre é fácil. "Quando você está lutando por posição, no ar turbulento, seu carro sai de traseira, ou às vezes o vento muda ou você ataca muito a zebra de dentro. São coisas muito pequenas que podem fazer uma diferença enorme. É muito difícil julgar centímetros em uma curva de 270 km/h. O sonho para nós seria ter brita 20cm depois da saída, como tem em outras curvas", explicou Lando Norris, um dos nomes da corrida, com o quinto lugar com a McLaren.
Outros pilotos saíram da corrida sem entender suas punições. Alex Albon disse que ouviu o primeiro aviso (os pilotos são avisados quando os comissários veem que eles passaram do limite de pista, e podem fazer isso três vezes antes de levar uma punição, de 5s), achou que estava maneirando nas voltas seguintes e, poucos giros depois, ouviu que sua "cota" tinha acabado.
" As pessoas vão dizer que 'esses caras são bons e deveriam conseguir ficar dentro das linhas'. Mas também estamos aqui porque somos aqueles que conseguem forçar mais, que vão até o limite. Precisamos que a pista mude para que isso seja resolvido."
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