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Williams faz 3º e 5º no treino livre: como explicar desempenho forte?
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Com um carro plantado na sequência de curvas de alta velocidade que caracteriza a pista de Silverstone, Max Verstappen foi o mais rápido da sexta-feira de treinos livres para o GP da Grã-Bretanha. Em uma volta lançada e nas simulações de corrida, ele esteve imbaível. Mas a grande surpresa foi a Williams, terceira com Alex Albon e quinta com Logan Sergeant.
Os rivais julgam que o ritmo da equipes inglesa é real, embora alguns fatores tenham colaborado para uma posição tão boa.
O pelotão da Fórmula 1 tem estado bastante homogêneo, ou pelo menos se excluirmos a Red Bull - e especialmente Max Verstappen. Então já vimos algumas vezes nesta temporada uma equipe melhorar e dar um grande salto na classsificação, já que dois ou três décimos já podem fazer muita diferença.
A Williams fez uma atualização no Canadá, e desde então saiu da parte final do grid para frequentar as últimas posições do top 10. E a tendência é que, a cada corrida, eles consigam entender melhor o que têm em mãos, otimizando seu pacote.
A sexta-feira também não foi simples para equipes que têm um carro melhor do que a WIlliams. A Ferrari estava com apenas um carro na pista na segunda sessão de treinos livres - Carlos Sainz, segundo colocado - depois que Charles Leclerc teve um problema elétrico depois de apenas quatro voltas.
A Mercedes esteve forte nas simulações de corrida, mas ambos os pilotos sofreram para tirar rendimento do carro em uma volta lançada, e por isso eles apareceram fora do top 10, a mais de 1s de Verstappen. George Russell e Lewis Hamilton reclamaram de falta de consistência do carro e suspeitam que o vento tenha sido um fator que atrapalhou o equilíbrio do carro.
O calor também parece ser um fator negativo para as Mercedes, e isso é algo com que eles não terão de se preocupar no restante do final de semana, já que o sol da sexta-feira deve ser substituído por períodos chuvosos no sábado e céu encoberto no domingo.
Isso pode alterar a relação de forças, assim como o estudo dos dados coletados nesta sexta-feira, lembrando que todos estão usando os novos compostos da Pirelli, mais robustos. Em teoria, o tipo de performance do pneu novo é o mesmo, mas sempre há diferenças às quais uma equipe pode ter se adaptado mais rapidamente que a outra.
A Aston Martin é outra equipe que deveria estar na frente da Williams, mas não estava neste primeiro dia de atividades em Silverstone. Tanto em ritmo de classificação, quanto de corrida, eles não andaram bem, a exemplo do que já havia acontecido em outra pista de alta velocidade, na Espanha. O time tem muito trabalho pela frente para reverter o quadro antes da classificação, que começa às 11h da manhã deste sábado, pelo horário de Brasília.
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