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Dia típico britânico ajudou McLaren a colocar dois carros no top 3 do grid

Lando Norris e Oscar Piastri comemoram top 3 no grid do GP da Grã-Bretanha - Divulgação/McLaren
Lando Norris e Oscar Piastri comemoram top 3 no grid do GP da Grã-Bretanha Imagem: Divulgação/McLaren

Colunista do UOL

08/07/2023 14h47

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Max Verstappen vai largar na frente no GP da Grã-Bretanha, mas desta vez terá ao seu redor a companhia de um time que começou a temporada bem longe de sonhar com os pontos: a McLaren terá Lando Norris em segundo no grid e Oscar Piastri em terceiro na corrida que tem largada às 11h da manhã deste domingo, pelo horário de Brasília.

Nem mesmo a dupla do time inglês esperava esse rendimento, que pode ser explicado por uma combinação de fatores, que vão das condições da pista às novidades que a McLaren colocou no carro nas duas últimas corridas. Mas, mesmo assim, nem os pilotos acreditavam que poderiam ir tão bem.

A condição da classificação, com a pista secando após uma chuva que veio e parou por algumas vezes ao longo do sábado, algo típicamente britânico, era perfeita para a McLaren. O carro já mostrou algumas vezes no ano que não é particularmente bom na chuva ou no seco, mas sim nessa condição de pista secando, quando há pouca aderência para todo mundo.

A condição só não foi perfeita porque, como já estava mais seco na última parte da classificação, a direção de prova liberou o DRS. "Eu estava torcendo para que não liberassem, pois somos lentos com o DRS ativado", disse Lando Norris. "Quem sabe eu poderia ter feito a pole sem isso", disse ele, que ficou a 241 milésimos da pole.

Tanto ele, quanto o companheiro Piastri gostam desse tipo de pista com pouca aderência, e o australiano só não conseguiu se aproveitar disso na semana passada na Áustria porque não tinha o carro atualizado, ao contrário de Norris, que foi o quarto colocado na corrida.

Mas também é verdade que, no Red Bull Ring, Norris também foi quarto na classificação no seco e, também sem pista molhada, teve um ritmo parecido com a Mercedes na corrida do domingo. Tudo isso é prova de que as atualizações do time estão funcionando. Nada mal para uma equipe que precisava "rever todas as superfícies aerodinâmicas do carro", como disse o chefe Andrea Stella há apenas quatro semanas.

É claro que o segundo e terceiro lugares não são apenas explicados pela performance da McLaren em si. A Red Bull de Sergio Perez ficou pelo meio do caminho outra vez na classificação, nesta oportunidade, segundo o mexicano, porque ele não conseguiu colocar temperatura nos pneus. Esse também foi o problema de outros pilotos, como Lewis Hamilton e Fernando Alonso, que não conseguiram melhorar em suas últimas tentativas. E ambos os pilotos da Ferrari, que saem em quarto e quinto, disseram que não tiraram tudo do carro.

O que a McLaren pode fazer na corrida?

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Max Verstappen é o favorito, mas atrás dele a disputa promete ser boa
Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Não é esperada chuva para o domingo, então uma das vantagens que a McLaren teve acaba para o domingo. Por outro lado, o ritmo de corrida deles foi forte no Red Bull Ring semana passada. "Na Áustria, tínhamos uma pista também com curvas de alta, mas com freadas fortes, outro ponto forte nosso. E tinha pouca reta. Aqui tem as curvas de alta, mas as freadas não são fortes e há muitas retas, então não achávamos que iríamos tão bem", explicou Norris.

É difícil ler as simulações de corrida feitas na sexta, porque houve muita variação de níveis de combustível. Mas eles apareceram mais lentos que Red Bull e Ferrari, porém mais fortes do que a Mercedes.

Do lado dos ferraristas, só há informação de simulação de corrida de um carro, pois Charles Leclerc teve problemas elétricos. E Carlos Sainz não ficou muito impressionado com o que viu em termos de degradação de pneus na outra Ferrari.

Hamilton apontou um motivo para isso: "É difícil saber qual o ritmo dos outros porque eu não tive quase degradação mas também estava muito mais lento nas primeiras voltas", disse o inglês, que larga em sétimo.

Sexto no grid, seu companheiro George Russell estava mais otimista. "As McLaren vieram do nada e serão a grande incógnita, pois Lando já andou bem na Áustria. Mas estou animado e acho que podemos lutar pelo pódio, pois talvez as Ferrari sofram com os pneus."

O que ninguém espera é conseguir incomodar Max Verstappen. O holandês cometeu um erro bobo na classificação, batendo na saída de seu box, mas não deixou que isso comprometesse sua classificação. E tem tudo para vencer pela oitava vez na temporada.