Pole Position

Pole Position

Reportagem

Os obstáculos vencidos por Verstappen na Holanda e o GP 'mágico' de Alonso

Imagine estar correndo em casa, saindo da pole, cai uma chuva e você não sabe se aguenta na pista esperando que seja rápido, ou se troca de pneus. Aí muita gente (inclusive o único piloto do grid que tem o mesmo carro que você) faz essa segunda aposta, você não. Cai de primeiro para 13º, ganha algumas posições pelas paradas dos rivais, vai abrindo caminho no pelotão sob chuva, e volta à liderança em 13 voltas. Este alguém, nesta temporada da F1, só pode ser Max Verstappen.

Correndo em casa, o holandês teve que superar alguns obstáculos que não estavam na sua programação para conseguir sua nona vitória seguida e 11ª do ano, mas que só evidenciaram o nível em que está pilotando. Mesmo na classificação, também marcada pela chuva, ele não cometeu erros e fez a pole em um sábado em que a Red Bull não tinha a mesma vantagem de outras pistas.

A chuva apareceu pela primeira vez em Zandvoort no meio da primeira volta, mas houve leituras diferentes entre as equipes sobre a intensidade e duração dela. Os líderes apostaram que a água não duraria muito, e ficaram na pista. Largando em sétimo, o companheiro de Verstappen, Sergio Perez, pôde arriscar mais, e colocou os pneus intermediários no final da primeira volta.

A chuva só apertou, então Verstappen parou na volta seguinte, caindo brevemente para 13º. Ainda acreditando que valia a pena ficar na pista de pneus de pista seca, metade do grid ainda tentou se segurar na chuva. Essa lista incluía nomes que largaram nas primeiras filas: Lando Norris, George Russell, Alex Albon. Os dois primeiros perderiam muito tempo ao decidirem parar depois e sairiam da disputa. E Albon conseguiu, junto com Oscar Piastri, a proeza de ficar na pista com pneus de pista seca até a chuva ir embora.

Alonso em GP "mágico" e Gasly no pódio

Verstappen rapidamente recuperou o terreno perdido, e foi à caça do líder Perez. Antecipando sua segunda parada, passou o mexicano e foi para a liderança. Fernando Alonso veio junto com ele e se colocou logo atrás das Red Bull. O espanhol disse que foi uma corrida "mágica", em que se sentiu mais conectado com o carro do que vinha acontecendo, talvez fruto do novo assoalho introduzido pela Aston Martin em Zandvoort. Ele fez grandes ultrapassagens: passou Albon e Russell de uma vez na primeira volta, e depois foi buscar Norris quando já chovia e ambos estavam com pneus de pista seca. Nas voltas finais, tentou pressionar Verstappen, mas não conseguiu se aproximar o suficiente para tentar a manobra.

Outro que parou logo no final da primeira volta, Pierre Gasly saiu de fora do top 10 para aparecer entre os primeiros, e ficar por lá até o final da prova. Ele teve um bom ritmo com a Alpine com os intermediários, como já tinha acontecido na última corrida na Bélgica, mas desta vez também andando bem com a pista seca, o que surpreendeu o próprio francês.

Continua após a publicidade

Gasly acabou indo ao pódio depois de uma sequência de erros de Sergio Perez quando a chuva apareceu pela segunda vez, a 10 voltas do final na prova. Ele rodou na primeira curva, perdendo a segunda posição para Alonso, depois bateu na entrada dos boxes e levou uma punição de 5s por ter passado do limite de velocidade nos boxes. Tal punição foi o que alçou Gasly ao pódio e jogou Perez para o quarto lugar.

Atrás do mexicano, Carlos Sainz coroou um final de semana em que não cometeu erros mesmo com uma Ferrari muito instável com um quinto lugar, segurando Lewis Hamilton nas voltas finais. O inglês tinha se classificado mal, ficou tempo demais (dez voltas) na pista com pneus de pista seca na chuva, caiu para antepenúltimo e fez uma boa prova de recuperação, mostrando bom ritmo no seco.

A F1 agora vai para a Itália, última corrida da temporada europeia, onde Verstappen pode superar a marca de Sebastian Vettel de 2013 se vencer pela décima vez seguida.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes