Pole Position

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Bortoleto campeão e Drugovich treina com F1: o dia dos brasileiros em Monza

Gabriel Bortoleto se tornou o primeiro brasileiro a ser campeão da Fórmula 3, e logo em sua primeira temporada na categoria, que é o segundo degrau de acesso à F1. Sua vantagem no campeonato era tamanha que ele só precisava que nenhum dos dois pilotos que ainda tinham chances matemáticas fizessem a pole para selar o título.

A conta parecia simples, mas pormenores do regulamento geraram muita confusão. Nem mesmo a direção da F3 tinha certeza se seria prudente anunciar o título, uma vez que os pontos dados ao pole position só são confirmados após a disputa da sprint, que será na madrugada deste sábado.

Mas a equipe Trident tratou de desfazer qualquer confusão quando recebeu Bortoleto após seu quinto lugar no grid com placas comemorativas pelo campeonato. "Eu mesmo não tinha certeza se já iam anunciar, mas daí vi a equipe comemorando", disse o piloto de 18 anos, emocionado menos pelo título e mais pela presença de toda a família. "Estou pensando no sacrifício que eles fizeram para eu estar aqui, trabalharam muito, deixaram que eu viesse para a Europa sozinho com 12 anos. Sei que foi difícil para eles e é esse filme que está passando na minha cabeça."

Isso diz muito sobre ele. Tanto na sua primeira chance de ser campeão, na Bélgica, mas principalmente neste fim de semana em Monza, Gabriel em momento algum pareceu tomado pela emoção, negativa ou positiva. Ele tinha conquistado uma vantagem tão grande que, se perdesse o campeonato, teria que errar muito mais do que em todas as etapas anteriores juntas. "Se eu fizer isso, não vou ter merecido o título", dizia ele.

Também ajuda a dar tranquilidade a ele saber que seu próximo passo está garantido: como é de praxe com um piloto que ganha um campeonato na temporada de estreia, ele já tem contrato para o ano que vem com um time forte na F2, último degrau antes da F1.

Bortoleto é empresariado pela A14, de Fernando Alonso, que disse que "o Brasil deveria ter orgulho do trabalho que ele está fazendo porque talvez seja o jovem piloto com mais projeção entre aqueles que estamos vendo. Os próximos anos serão importantes para ele, mas o que ele fez foi extraordinário."

Drugovich tem treino livre sem erros e completa programa

O título veio um ano depois que outro brasileiro, Felipe Drugovich, selou a conquista da Fórmula 2 também de forma dominante. Nesta sexta-feira, ele estava no carro da Aston Martin, fazendo um dos dois treinos livres programados para este ano.

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O próprio brasileiro não esperava fazer grandes tempos, já que sabia que teria à disposição apenas um jogo de pneus para a 1h de sessão. Afinal, neste final de semana os pilotos têm dois jogos de pneus a menos, já que o GP da Itália é uma das corridas em que se está testando um novo modelo de alocação de pneus.

Então Drugovich teve pneus novos apenas quando a pista estava menos emborrachada, e focou em realizar o programa da equipe. Eles queriam que o piloto desse um feedback da correlação entre o que ele sente no simulador e na pista, e também que ele testasse algumas peças novas na parte final da sessão.

O chefe, Mike Krack, destacou que Drugovich não cometeu nenhum erro e disse que o time está satisfeito com o retorno técnico detalhado do piloto, que espera movimentações do mercado na busca de uma vaga como titular na F1 ano que vem, mas também tem a chance de ficar na Aston Martin por mais uma temporada, esperando um mercado mais agitado em 2024.

Carlos Sainz foi o mais rápido na sexta-feira de treinos livres, à frente de Lando Norris e Sergio Perez. A Ferrari está usando uma configuração de pouquíssima carga aerodinâmica e deu sinais de estar usando uma configuração de motor mais potente nos treinos livres que a Red Bull. E a McLaren começou o fim de semana com bons resultados vindos de um pacote de mudanças que ajuda na velocidade de reta, calcanhar de Aquiles do carro quando foi usada uma configuração semelhante na Bélgica.

Os pilotos ainda fazem mais um treino livre, a partir das 7h30 da manhã deste sábado, antes da classificação, que começa às 11h da manhã pelo horário de Brasília.

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