Grid da F1 do ano que vem não está fechado, mas boataria para 2025 começou
Sergio Perez chamou a atenção no último final de semana quando disse que estaria pronto para sair da Red Bull quando sentir que não tem mais o que colaborar com o time. Estaria o companheiro de Max Verstappen, que vem sofrendo para acompanhar o holandês nesta temporada, de saída da equipe que vem dominando a F1? Não é bem assim. Perez se referia ao final de seu contrato, ao final de 2024. São tantos os movimentos possíveis começando daqui a menos de 12 meses que já está todo mundo de olho nas vagas que podem abrir.
Para a temporada 2024 em si, há apenas quatro vagas não confirmadas. Uma é na Sauber (que perde o patrocínio da Alfa Romeo) ao lado de Valtteri Bottas. Guanyu Zhou tem negociações avançadas, mas o time busca no mercado alternativas melhores e, potencialmente, mais lucrativas. E os nomes do brasileiro Felipe Drugovich e do francês Theo Pourchaire aparecem como as melhores opções.
Na Williams, existe uma vontade de manter o estreante Logan Sergeant, mas a evolução dele nas próximas etapas será importante para o time tomar essa decisão. E, na AlphaTauri, há duas vagas e três pilotos em potencial: Yuki Tsunoda vem andando bem, Liam Lawson tem feito um trabalho muito consistente substituindo Daniel Ricciardo, e o australiano, que quebrou um osso da mão, pode ter que esperar até outubro para voltar e tentar convencer a Red Bull de que ainda é um pacote atraente.
Por que as atenções estão voltadas para 2025?
As vagas ainda abertas para 2024 são todas do meio para trás do pelotão. No final do ano que vem, no entanto, a situação é bem diferente. A lista dos pilotos atualmente sem contrato para 2025 tem Sergio Perez, na Red Bull, Charles Leclerc e Carlos Sainz, na Ferrari, Fernando Alonso, na Aston Martin, Oscar Piastri, na McLaren, Alex Albon, na Williams, além da dupla da Alpine, Esteban Ocon e Pierre Gasly.
A Mercedes decidiu ficar somente de espectadora das movimentações do mercado ao renovar com Lewis Hamilton e estender o contrato de George Russell até o final de 2025. Max Verstappen tem um contrato longo com a Red Bull, e Lando Norris é um dos nomes mais comentados da já movimentada temporada de boatos mesmo tendo acordo com a McLaren também até o final de 2025.
Norris está na mira da Red Bull, que busca um piloto jovem, rápido, e que não se intimide com Verstappen. O inglês se dá muito bem com o holandês, mas o CEO da McLaren, Zak Brown, já disse que fará de tudo para manter sua atual dupla.
Na Ferrari, Leclerc já disse várias vezes que quer ficar, mas a dúvida é se Sainz acredita que é possível vencer por lá tendo o monegasco como companheiro. Seu nome é bem visto por seu ex-chefe Andreas Seidl, hoje comandando o projeto da Audi, que entra na F1 em 2026.
Fazendo um grande trabalho na Williams, Albon é um nome que desponta no mercado, e o time inglês quer oferecer um plano a longo prazo para convencê-lo a ficar. E Fernando Alonso não dá sinais de que vai querer parar em menos de 18 meses. Aos 42 anos, ele diz que nunca curtiu tanto a F1 como agora.
O que complica a tomada de decisão dos pilotos é que 2025 será o último ano do atual conjunto de regras da F1. Ainda que não sejam esperadas grandes mudanças nos carros, os motores serão totalmente diferentes a partir de 2026. Então uma vaga vencedora hoje não vale muita coisa em pouco tempo.
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