Pole Position

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GP do Japão: Datas, horários e tudo sobre a 16ª etapa do campeonato da F1

Depois que Carlos Sainz aproveitou o apagão da Red Bull em Singapura, a Fórmula 1 vai para Suzuka, circuito em que Max Verstappen e Sergio Perez foram dominantes ano passado.

A lógica indica que a perda de rendimento de Singapura teve relação específica com a pista, mas também é verdade que os efeitos da maior rigidez na aplicação de regras de flexibilidade nas asas e movimentos na prancha que fica no assoalho serão muito mais sentidos em Suzuka por conta das características da pista.

O GP do Japão tem outro ingrediente neste fim de semana, o calor. A etapa está sendo realizada mais perto do verão que no passado, e as temperaturas estarão por volta de 30 graus. Como há muitas curvas de alta velocidade, isso significa muito estresse para os pneus, e também para os pilotos, que já vêm de uma prova extenuante em Singapura.

Como acompanhar o GP do Japão:

Quinta-feira, 21 de setembro
Treino livre 1,das 23h30h às 00h30: BandSports/BandPlay/Site da Band

Sexta-feira, 22 de setembro
Treino livre 2, das 3h às 4h: BandSports/BandPlay/Site da Band
Treino livre 3, das 23h30h às 00h30: BandSports/BandPlay/Site da Band

Sábado, 23 de setembro
Classificação, das 3h às 4h: Band/BandSports/BandPlay/Site da Band (transmissão começa 3h30)

Domingo, 24 de setembro
Corrida, a partir das 2h: Band/BandPlay/Site da Band e Rádio Bandeirantes e BandNewsFM (transmissão começa à 1h30)

Circuito de Suzuka

Distância: 5.807m
Recorde em corrida: 1min30s983 (Lewis Hamilton, Mercedes, 2019)
Número de voltas: 53
DRS - 1 zona
Deteção após a curva 15 (130R)
Ativação na reta principal
Pneus disponíveis: C1 (duros), C2 (médios) e C3 (macios)

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Resultado em 2022

Pole position: Max Verstappen (HOL/Red Bull) - 1min29s304

Pódio:
1º Max Verstappen (HOL/Red Bull) - 3h01min44
2º Sergio Perez (MEX/Red Bull) +27s066
3º Charles Leclerc (MON/Ferrari) +13s858

Características da pista do Japão

Muito desafiadora, com curvas de alta velocidade e muros próximos para um circuito permanente, Suzuka é uma das pistas prediletas dos pilotos. Os trechos que mais se destacam são a sequência de esses em subida, com vários pontos cegos, no primeiro setor, as duas curvas Degner, que costumam jogar os carros que vêm rápidos demais para fora, e a 130R, ainda que esta última venha sendo feita com pé embaixo na maioria das situações.

Para segurar o carro nas curvas de alta velocidade, é preciso aumentar o nível de downforce no carro, mesmo que isso vá prejudicar nas retas (que, por sua vez, não são longas). É importante que o carro esteja neutro principalmente para a primeira parte da volta, com uma sucessão de mudanças de direção em alta velocidade.

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A média do número de ultrapassagens dos últimos quatro anos em que o GP foi realizado é de 46, ou seja, o GP do Japão costuma ficar acima da média em termos de mudanças de posição, e a expectativa é que, com os novos carros, a corrida fique ainda mais movimentada.

Curiosidades sobre o GP do Japão

Torcida homenageia Jules Bianchi, que morreu em decorrência de gravíssimo acidente ocorrido no Japão
Torcida homenageia Jules Bianchi, que morreu em decorrência de gravíssimo acidente ocorrido no Japão Imagem: Reuters

Suzuka recebeu seu primeiro GP de Fórmula 1 em 1987 e rapidamente se tornou um clássico para o público brasileiro. Isso porque, logo na primeira corrida, Nelson Piquet celebrou o tricampeonato, quando Nigel Mansell se machucou em um acidente na classificação e não pôde correr. Nos quatro anos seguintes, Ayrton Senna estava decidindo o título em Suzuka, ganhando três vezes e perdendo em corrida polêmica de 1989.

A pista de Suzuka foi construída como banco de testes para a Honda nos anos 1960. Originalmente um trecho cruzaria outro por meio de pontes três vezes. Mas, no desenho final, isso só acontece uma vez, dando o formato característico de um número 8 à pista. É o único circuito do calendário em que isso acontece.

A última fatalidade na Fórmula 1 ocorreu após um acidente sob chuva nas voltas finais do GP de 2014. Jules Bianchi sofreu lesões cerebrais após se chocar com um trator que fazia a remoção de outro carro, ficou em coma e morreu oito meses depois. Jovem promessa da academia da Ferrari, Bianchi era padrinho de Charles Leclerc. A família dos dois é bastante próxima.

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