Pole Position

Pole Position

Reportagem

Verstappen confirma a volta da Red Bull e Ferrari comprova melhora no Japão

Max Verstappen liderou as duas sessões de treinos livres do GP do Japão e fez a simulação de corrida mais veloz, mostrando que a Red Bull está de volta após ter sofrido para adaptar seu carro à pista de Singapura, onde perdeu pela primeira vez no ano. E a Ferrari apareceu com o segundo melhor ritmo, desta vez com Charles Leclerc na frente.

Mas o grande tema do dia foi o nível alto de desgaste dos pneus. Faz muito calor em Suzuka neste fim de semana, com temperaturas chegando perto dos 30ºC, e isso tem gerado uma degradação mais alta do que o normal. "No momento, está mais perto de precisar de três paradas do que de uma", explicou George Russell. "Mas acho que todos conseguirão fazer duas."

A explicação para isso é a evolução do acerto dos carros, ajudando a conter o desgaste. A dúvida é quem vai conseguir chegar nesse acerto ideal. Nesta sexta-feira, as equipes testaram vários caminhos diferentes, com resultados distintos mesmo dentro das próprias equipes.

Max Verstappen parecia estar bem à vontade em sua Red Bull desde o começo, mas Sergio Perez teve muitas dificuldades com os pneus. Havia a expectativa da própria equipe que ele melhorasse seu desempenho na segunda sessão de treinos livres, já que ele usaria o assoalho novo, como Verstappen, mas ele terminou em nono lugar e foi quase 1s por volta mais lento que o companheiro nas simulações de corrida.

Leclerc foi quem chegou mais perto de Verstappen, mas a Ferrari foi uma das equipes que fizeram vários testes de acerto para tentar entender qual o melhor caminho para a corrida. Eles trouxeram um assoalho com novidades, que foi aprovado por Leclerc na primeira sessão e usado por ambos os pilotos no segundo treino livre.

A Scuderia parece mesmo ter encontrado um caminho com a configuração do carro, depois de ter sofrido muito no GP da Holanda e ter tentado algo diferente. Mas a diferença nessa briga atrás da Red Bull é muito apertada.

Em uma volta lançada, a McLaren está bem, ainda que a simulação de corrida de Norris e Piastri não tenha sido tão forte. Agora ambos estão com o mesmo carro, depois de Norris ter recebido primeiro a atualização que estreou em Singapura.

Mercedes começou mal a preparação para o GP do Japão

Quem não esteve nada bem na sexta-feira foi a Mercedes. Os pilotos sentiram muita falta de aderência nos pneus, e as mudanças que a equipe fez no carro não surtiram o efeito desejado. E a Aston Martin também não esteve bem: o chefe Mike Krack disse que colocar os dois carros no Q3 seria um bom resultado.

Continua após a publicidade

Isso porque a Williams apareceu bem nos treinos livres, comprovando seu bom rendimento em curvas rápidas desde a atualização do GP da Grã-Bretanha.

As equipes terão mais um treino livre para checar se escolheram o caminho correto para cuidar dos pneus sem prejudicar a classificação antes da definição do grid de largada, na madrugada desse sábado. O classificatório começa às 3h da manhã, pelo horário de Brasília.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes