Pole Position

Pole Position

Opinião

Confusão no final da classificação mostra tamanho do desafio da F1 no Qatar

Os momentos finais da classificação para o GP do Qatar mostraram bem a dificuldade que os pilotos estão enfrentando no circuito de Losail neste fim de semana - e que deve continuar neste sábado, na sprint que pode dar a Max Verstappen o tricampeonato. Um misto de ventos fortes com uma pista suja, cheia de areia centímetros para fora do traçado ideal gerou uma série de voltas deletadas justamente quando os pilotos tentavam tirar tudo de seus carros. E nem dá para falar que se deu bem quem não errou: mesmo o pole position para o GP do domingo, Max Verstappen, teve uma volta deletada no final por ter saído da pista.

Isso não é nenhuma surpresa na verdade. Verstappen foi veloz mesmo com a pista muito suja e muito quente no único treino livre do fim de semana, que terá a sprint neste sábado, e repetiu a dose com sobras na classificação, disputada à noite com menos calor, mas não menos vento. Mas Lewis Hamilton errou em sua volta mais rápida no final da classificação e vai largar em terceiro. Seu companheiro, George Russell, não errou e vai sair em segundo.

Isso porque os dois pilotos da McLaren, Lando Norris (por duas vezes no Q3) e Oscar Piastri, estiveram entre os que tiveram voltas deletadas por saírem da pista. A McLaren é a segunda força deste fim de semana, aproveitando-se das curvas rápidas do circuito de Losail, mas Piastri largará apenas em sexto e Norris, em décimo no GP do domingo.

Eles têm a chance de se redimirem no sábado, cuja classificação será à tarde no Qatar. A mini corrida será à noite, ou seja, mais uma vez, haverá uma diferença de condição de pista entre as duas sessões. E a previsão é de que o vento continue sendo um fator importante.

Isso é um alento para a Ferrari que, de acordo com as previsões da F1, deveria estar à frente da Mercedes no Qatar. Mas o que vimos nesta sexta-feira foi longe disso. O carro ferrarista geralmente sofre mais que os rivais com o vento, e a classificação foi uma sequência de voltas abortadas e escapadas de Charles Leclerc, que pelo menos conseguiu colocar o carro na quinta posição, ajudado pelos tempos deletados, e Carlos Sainz, que não passou para o Q3 e sai em 12º no domingo.

Outro piloto que ficou pelo caminho antes da decisão das 10 primeiras posições no grid foi Sergio Perez, que também saiu da pista quando foi buscar tirar o máximo do carro. Ele larga em 13º.

Perez é o único que pode adiar a festa do tricampeonato de Max Verstappen, mas sua missão é quase impossível. Mesmo se ele vencer a sprint deste sábado, o holandês só precisa de um sexto lugar para selar a conquista. E, mesmo se isso não acontecer, terá outra grande chance de se sagrar campeão mais uma vez no domingo, saindo da pole e vendo o companheiro fora do top 10.

Mesmo que a tendência seja de melhora na condição de pista, que vai ganhando aderência a cada sessão, os ventos constantes vão sujando novamente o asfalto, e a disputa da classificação da sprint no calor da tarde no Qatar, quando a pista tem passado dos 50ºC, são fatores que podem alterar o rendimento dos carros. O shootout, que define o grid da sprint, começa às 10h pelo horário de Brasília. E a mini corrida começa às 14h, já à noite no Qatar.

Continua após a publicidade

Mas também é nesse tipo de condição difícil que aqueles que estão em grande fase se sobressaem e quem não vive um bom momento acaba ficando para trás. Existe o claro contraste entre Verstappen e Perez na Red Bull, mas também algo semelhante na Aston Martin.

Mais uma vez, como em todas as classificações disputadas até aqui no ano, Fernando Alonso foi para o Q3, enquanto Lance Stroll não conseguiu passar da primeira fase de eliminação. O canadense saiu bastante frustrado do carro, foi monossilábico na entrevista após a classificação. Nem parece o mesmo piloto que lutou tanto para não perder a primeira corrida do ano mesmo depois de lesionar os pulsos.

A boa notícia para quem teve uma sexta-feira ruim é que a sprint apresenta uma outra oportunidade. O lado ruim é que os carros não podem ser modificados: toda a configuração agora tem de ser a mesma até o GP no domingo.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.