Pole Position

Pole Position

Reportagem

F1 está apanhando com estreia do GP de Las Vegas, diz promotor do GP de SP

A Fórmula 1 anunciou um evento com a presença dos 20 pilotos e a expectativa de 30 mil torcedores presentes, com direito a apresentação de Cirque du Soleil e tudo, para abrir a semana do GP de Las Vegas, que estreia em novembro. O evento será realizado na quarta-feira anterior à prova, em plena reta dos boxes, e dá uma ideia da grandeza que a Liberty Media, dona da categoria, quer dar ao evento.

Las Vegas não é diferente só por conta disso. É a única prova de todo o calendário promovida pela própria Liberty. Ou seja, eles estão assumindo os riscos de as contas não fecharem. E também estão cuidando de todos os detalhes que normalmente ficam nas mãos de outras empresas como a de Alan Adler, promotor do GP de São Paulo desde 2021.

Quando perguntado sobre o motivo de assumir tamanho risco, o CEO da F1, Stefano Domenicali, disse que um dos motivos era fazer um evento tão bom e inovador que servisse para pressionar os demais promotores a melhorar. É claro que, em um primeiro ano, é normal que haja obstáculos, como os que o próprio Adler encontrou em Interlagos, mas o empresário contou à coluna que são os promotores que estão ajudando a Liberty nesse primeiro momento.

"Eles já estão valorizando os promotores. Eles já estão apanhando pra burro. Já nos perguntam um montão de coisas. Bem-vindos ao nosso mundo. É óbvio que você está em Las Vegas, você desenhou tudo do zero e com uma capacidade financeira enorme. Vai ser espetacular", disse Adler.

"É um GP que nasceu com um desenho todo diferenciado. Mas eu acho que a beleza da Fórmula 1 é ter essa mistura. Não sei se ter 24 GPs de Miami, ou 24 GPs de Abu Dhabi, etc. não teria a mesma graça. Cada um tem a sua identidade."

O promotor do GP de São Paulo vê de maneira positiva essa pressão toda que a Liberty está fazendo com o GP de Las Vegas. "O que acho que o Stefano faz muito bem é provocar. Você não pode ficar na sua zona de conforto. Ele quer aqueles promotores que não fiquem naquela zona de conforto. Porque, bem ou mal, você está representando a marca F1, da qual eles são donos. Então faz sentido (essa pressão)."

Voltando ao evento de abertura, estão confirmadas atrações como Will.I.Am, que se tornou figurinha carimbada nas corridas nos últimos meses, a banda Thirty Seconds to Mars e o DJ Steve Aoki. Segundo a Liberty, a ideia é juntar o mundo da F1 com o espírito de Las Vegas.

Albon já se arrependeu de topar torneio de golfe

Entre outras atividades diferentes, a semana do GP terá também a transmissão ao vivo de um evento de golfe em que os pilotos Carlos Sainz, Lando Norris, Alex Albon e Pierre Gasly vão formar duplas com profissionais, em um campeonato que terá transmissão ao vivo pela Netflix.

Continua após a publicidade

No último final de semana em Austin, Albon disse em tom de brincadeira que já se arrependeu de topar a participação no evento. "Se eu soubesse que seria algo tão grande, não teria topado. Eu sou um jogador de golfe de nível médio, talvez abaixo do nível médio de uma pessoa comum na verdade. E temos três GPs seguidos nos EUA, México e Brasil, e depois tenho que voltar para a Inglaterra para fazer simulador. Então não vou ter tempo de treinar. Estou achando que vai ser um dia de passar muita vergonha."

Albon é namorado de Lily Muni, jogadora profissional de golfe, mas nem isso o ajuda. "Eu não sou um bom estudante, eu não sei ouvir", brincou o tailandês.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes