GP do México: Datas, horários e tudo sobre a 19ª etapa do campeonato da F1
A Fórmula 1 chega a seu desafio único na altitude do GP da Cidade do México com a Mercedes como grande incógnita. O time trouxe um novo assoalho que casou bem com o estilo de Lewis Hamilton, e o piloto inglês chegou a 2s2 de Max Verstappen no GP dos EUA, aproveitando-se de problemas de freio do holandês e também de uma pista que não favorecia tanto o carro da Red Bull.
Depois da corrida, Hamilton foi desclassificado, assim como Charles Leclerc, da Ferrari, por irregularidades nos carros, que estavam muito baixos. Embora a melhora da Mercedes seja real, o quanto disso veio da configuração mais baixa usada em Austin, o que dá um ganho de performance?
Como acompanhar o GP da Cidade do México
Sexta-feira, 27 de outubro
Treino livre 1 -15h30 (transmissão a partir das 15h20 no BandSports, BandPlay e site da Band)
Treino livre 2 - 19h (transmissão a partir das 18h50 no BandSports, BandPlay e site da Band)
Sábado, 28 de outubro
Treino livre 3 - 14h30 (transmissão a partir das 14h20 no BandSports, BandPlay e site da Band)
Classificação - 18h (transmissão a partir das 17h30 na Band, BandSports, BandPlay e site da Band)
Domingo, 29 de outubro
GP da Cidade do México - 17h (transmissão a partir das 16h30 na Band, BandPlay e site da Band, Rádio Bandeirantes e BandNewsFM)
Raio-X do Circuito Hermanos Rodríguez
Distância: 4.304m
Número de voltas: 71
Recorde em corrida: 1min17s774 (Valtteri Bottas, Mercedes, 2021)
DRS - 3 zonas (com duas zonas de detecção)
DRS 1: Detecção antes da curva 10 e ativação entre as curvas 11 e 12
DRS 2: Detecção na curva 15 e ativação na reta principal e depois da curva 3
Pneus disponíveis: C3 (duros), C4 (médios) e C5 (macios)
Resultado de 2022
Pole Position: Max Verstappen (Red Bull/HOL) - 1min17s775
Pódio:
1º Max Verstappen (Red Bull/HOL) 1h38min36
2º Lewis Hamilton (Mercedes/ING) +15s186
3º Sergio Perez (Red Bull/MEX) +18s097
Características do Circuito Hermanos Rodríguez
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OLHAR APURADO
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Quero receberAs equipes usam sua configuração máxima de pressão aerodinâmica (como em Mônaco) e, ainda assim, os pilotos sentem muita falta de aderência nas freadas (como se estivessem em Monza). Isso tem a ver com a pouca resistência ao ar, relacionada à altitude.
O resultado são carros bastante nervosos também por outro fator: é um dos circuitos com menor rugosidade da temporada, ou seja, um dos mais lisos. Então o piloto consegue fazer muita diferença se controlar esse "nervosismo" dos carros. Sem que os pneus escorreguem, eles duram muito mais. Por outro lado, a Pirelli está trazendo pneus mais macios que no ano passado.
Outro problema relacionado à altitude é a alimentação de oxigênio do turbo. A turbina passa a girar mais rápido para compensar e isso pode ser ruim para o desempenho de algumas unidades de potência.
Curiosidades sobre o GP da Cidade do México
O início da história do GP do México remonta aos anos 1960. Este será o 23° GP no país. A primeira passagem da prova foi entre 1963 e 1970. Outras sete corridas foram realizadas de 1986 a 1992 e depois de uma ausência de 23 anos, a F1 voltou aqui em 2015. Todas as corridas aconteceram na pista que antes tinha o nome de circuito Magdalena Mixhuca e mais tarde foi rebatizado de Autódromo Hermanos Rodríguez, em homenagem aos irmãos Ricardo e Pedro Rodriguez, que correram na F1 nos anos 60.
Max Verstappen já é o maior vencedor da história da etapa, com quatro conquistas, em 2017, 2018, 2021 e 2022. E é o franco favorito para a corrida deste domingo. Do atual grid, apenas Lewis Hamilton também venceu no país, em 2019 e 2016.
Assim como o GP de São Paulo, a prova foi rebatizada em 2021 como GP da Cidade do México, uma vez que o governo local assumiu o pagamento das taxas de realização da prova junto à F1 e deseja usar o evento como forma de promover o turismo na capital.
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