Pole Position

Pole Position

Reportagem

Perez abre brecha para Ricciardo e Verstappen se frustra com vitória fácil

"Queria vender meu ingresso na primeira volta", dizia um torcedor mexicano na saída do circuito Hermanos Rodriguez após o herói local, Sergio Perez, se tocae com Charles Leclerc e abandonar o GP da Cidade do México logo no início. Ele teria perdido uma corrida que ganhou vida após uma bandeira vermelha e que teve ação até o final, algo incomum neste circuito.

É bem verdade, contudo, que a ação não foi na luta pela vitória. Terceiro no grid, Max Verstappen aproveitou o toque entre o pole Leclerc e o quinto Perez para escapar na ponta. O holandês contou que largou já sabendo que faria duas paradas, ao contrário dos rivais, "para usar os dois jogos de pneus duros que quase só eu tinha". Então ele tinha que construir, na pista, uma diferença superior a 22s para o segundo colocado para poder parar uma vez a mais.

Mas nem precisou. Quando tinha 16s de vantagem para Leclerc, saiu um Safety Car e Verstappen aproveitou para parar e ainda voltar na frente. Afinal, ele já tinha tempo suficiente para fazer o pitstop no caso da prova ser neutralizada (o que representa uma economia de tempo de cerca de 10s).

Isso facilitou sua vida, mas ele não queria nada disso. "Fiquei frustrado quando eu vi o Safety Car porque eu queria provar que dava para fazer a estratégia de duas paradas funcionar", disse o tricampeão, que acabou vencendo com ainda mais facilidade do que muito possivelmente faria sem a interrupção.

Leclerc estava se segurando em segundo até que foi ultrapassado por Lewis Hamilton, que se recuperou após largar em sexto, sofrendo com a queda nas temperaturas nos momentos decisivos do sábado. O inglês ganhou a posição de Perez na largada, depois passou Ricciardo na pista, Sainz antecipando sua parada, e acabou tendo de fazer a parte final com os pneus médios para ir ao ataque de Leclerc, passando-o com duas rodas na grama.

Mas o monegasco vivia seus próprios dramas. Ele e o companheiro Sainz tiveram que administrar muito a temperatura da unidade de potência ao longo da corrida, tirando o pé do acelerador em plena reta. E a Ferrari tinha uma atualização para lidar melhor com a necessidade maior de refrigeração na altitude do México, mas decidiu não utilizá-la. Terminaram em terceiro e quarto depois de fechar a primeira fila do grid.

Norris foi de 17º ao quinto lugar

A surpresa ficou por conta de Lando Norris. O britânico largou em 17º depois de errar e ter azar com uma bandeira amarela na classificação, mas foi ganhando posições principalmente após a bandeira vermelha causada pelo forte acidente de Kevin Magnussen, escalando o pelotão.

Norris destacou a diferença no desempenho entre companheiros de equipe visto em alguns times. "A chave foi a administração das temperaturas, e é por isso que vemos essa diferença. Só de você conseguir controlar as saídas de traseira do carro já faz diferença." Norris foi eleito o piloto do dia pelos fãs especialmente depois de duas ótimas ultrapassagens em cima de Ricciardo e de George Russell nas voltas finais.

Continua após a publicidade

Russell, por sua vez, saiu decepcionado da sua corrida. "Eu errei na administração dos pneus, e depois tive que economizar os freios por conta do superaquecimento e os pneus ficaram frios. Era como pilotar no gelo", disse o inglês, que por pouco não foi ultrapassado também por Ricciardo.

O australiano largou em quarto e conseguiu andar com o pelotão da frente, comprovando a evolução de um tipo de acerto para sua AlphaTauri que já estava sendo testado quando ele sofreu o acidente que o tirou de cinco etapas no final de agosto.

No final das contas, o domingo que deveria ser de glória para Perez acabou com um sexto lugar de Ricciardo que pode significar o começo da volta do australiano à velha forma. E uma ameaça séria ao futuro do mexicano.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes