Pole Position

Pole Position

Reportagem

Verstappen desconfiado e o pesadelo de Hamilton: o que esperar do GP de SP

No palco das melhores sprints do campeonato, Max Verstappen resolveu logo no início: passou o primeiro colocado Lando Norris na primeira curva e depois só controlou o ritmo para vencer mais uma. Mas ele está no time daqueles que estão indo para o GP de São Paulo neste domingo sem saber se a sprint foi uma prévia do que esperar para a corrida que tem largada às 14h.

Isso é o que geralmente acontece. Mas, em Interlagos, os pilotos estão sentindo uma diferença grande de rendimento dependendo das condições de pista. E elas devem ser diferentes na corrida. A sprint deste sábado foi marcada pelo calor e temperatura da pista passando dos 50ºC. E a previsão para o domingo é não só de alguns graus a menos em Interlagos, como também de tempo encoberto, esfriando bastante o asfalto.

"A segunda fase da minha largada que foi muito boa, bem melhor do que no ano passado", lembrou Verstappen. "E depois disso só economizei pneu. Na corrida vai ser diferente. Mais combustível, temperatura mais baixa, vai mudar as coisas. Não é garantido que o que tivemos hoje vai se repetir amanhã. E também é verdade que o Lando ficou a menos de dois segundos de nós o tempo todo."

E não é que o piloto da McLaren estivesse forçando. Norris se surpreendeu positivamente com o ritmo de seu carro e lembrou que ainda não tinha dado uma sequência de mais de três voltas rápidas neste fim de semana até a sprint. "Foi muito melhor do que eu esperava, até porque já comecei a economizar pneu desde o começo. Esse ritmo é um bom sinal para amanhã. Vamos ir abrindo caminho", disse o inglês, que cometeu um erro na classificação e vai sair de sexto.

Lewis Hamilton está contando os dias para se livrar do "pesadelo" de 2023

Será interessante ver o que Norris vai conseguir fazer saindo de mais atrás. O ritmo dele surpreendeu os pilotos da Mercedes, que tiveram mais um daqueles dias cheios de incógnitas com seu carro. "Esse carro é um pesadelo", resumiu Lewis Hamilton. "Às vezes ele é bom, às vezes é muito ruim. Estou contando os dias para parar de pilotar esse carro."

O inglês andou para trás na sprint e culpou o desgaste de pneus. Para o domingo, ele não espera ter vida mais fácil. Seu companheiro, George Russell, não sofreu na mesma medida, mas também não gostou do desempenho da Mercedes frente à McLaren e tem dúvidas sobre qual tipo de desempenho terá no GP. "Eu me surpreendi com o ritmo da McLaren e da Red Bull. Mas também os pneus são um mistério. Às vezes eles funcionam para um carro e às vezes não. Neste domingo, a temperatura vai cair em dois ou três graus e acho que isso vai mudar muita coisa. Os pneus são muito sensíveis, uma mudança pequena afeta o carro, e não sabemos se será para o bem ou para o mal."

Russell chegou a andar em segundo, mas depois foi superado por Norris e por Sergio Perez, que lamentou ter perdido tanto tempo com Hamilton no começo da corrida, desgastando também seus pneus. Neste domingo, Hamilton larga em quinto e Russell, em oitavo.

Continua após a publicidade

Quem também saiu da sprint em São Paulo surpreso foi Charles Leclerc. De duas maneiras: positivamente, por que eles esperavam que as Mercedes fossem muito mais superiores do que foram. E negativamente em relação ao que Norris conseguiu fazer, seguindo Verstappen de perto.

Se tem um time que quer ver condições diferentes neste domingo é a Ferrari. A exemplo do que já vai ter acontecido no GP da Cidade do México, tanto Charles Leclerc, que foi o quinto, quanto Carlos Sainz, oitavo, tiveram de tirar o pé nas retas para abaixar as temperaturas do motor. Com menos calor no domingo, eles poderão mostrar o ritmo verdadeiro da Ferrari. Leclerc vai dividir a primeira fila com Verstappen no GP de São Paulo.

A segunda fila será dos dois pilotos da Aston Martin, que largaram mais atrás neste sábado e foram se recuperando. Isso animou Fernando Alonso. "Quando a gente chegava para brigar por posição, dava para ver que tínhamos um extra em termos de performance. Saio com a sensação boa."

Outro destaque da sprint foi a AlphaTauri, andando muito bem em Interlagos, da mesma forma que já tinham conseguido no México. Yuki Tsunoda foi o sexto colocado, com direito a ultrapassagem em cima de Hamilton no final. Ele disse que a equipe não entende totalmente o porquê do desempenho, mas ele é realidade. Na corrida, o japonês larga em sexto, e Ricciardo larga em oitavo. O australiano se arrependeu pela maneira como atacou Sainz durante a corrida, deixando espaço para que ele retomasse a posição duas vezes, e disse que sua lição de casa para o domingo será estudar qual a melhor tática de ultrapassagem para Interlagos.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes