O que falta para a McLaren desafiar a Red Bull por vitórias na Fórmula 1?
Max Verstappen venceu o GP de São Paulo e já tinha sido primeiro na sprint no sábado. Mas a Red Bull está notando uma mudança nas últimas provas. Quem determina o quanto o holandês vai forçar nas corridas é a McLaren, que vem crescendo. Prova disso é que Lando Norris foi segundo lugar na sprint e no GP em Interlagos.
Mas a Red Bull ainda tem uma vantagem importante. O cuidado dos pneus. No começo do GP de São Paulo, Norris conseguiu usar a vantagem que tinha, de três voltas a menos nos pneus, para atacar Verstappen, e não passou por pouco. Porém, algumas voltas depois, ficou claro que o ritmo do holandês era muito melhor.
"Eu não fico longe dele pelas primeiras 10 ou 15 voltas, mas, na fase final antes da parada, eu fico muito para trás", avaliou o inglês, que fez a pole da sprint e lamentou não ter largado em primeiro no GP. Ele errou em sua última volta lançada. As classificações, portanto, não preocupam tanto. A diferença está na corrida. E será esse o foco da McLaren para o carro de 2024, como já adiantou o chefe do time, Andrea Stella.
"A maior parte da diferença é o tempo de volta em pneus usados. Com pneu novo, nós conseguimos lutar com eles. Os pneus no Brasil estavam se degradando em um décimo a cada duas voltas, o que é algo significativo, então se você conseguir limitar isso, é muito significativo. E não é uma coisa que podemos resolver com este carro. Nós melhoramos de Singapura para cá em termos de administração de pneus, mas não o suficiente para competir com eles quando a degradação é alta."
A McLaren tem uma grande vantagem em relação a outros perseguidores da Red Bull, Mercedes e Ferrari, que vêm sofrendo com a inconsistência desde a adoção do regulamento atual, ano passado. Desde que eles começaram a atualizar o carro com pacotes mais extensos, em julho, a melhora não só foi acentuada, como não teve tantos altos e baixos.
Por isso, Norris está confiante. "Demos uns 10 passos com esse carro. Com mais dois no próximo ano, chegamos na Red Bull."
A questão é que não é tão simples assim. A facilidade com que a Red Bull, que só perdeu uma corrida neste ano, em 20 etapas, dominou os campeonatos primeiro fez com que eles conseguissem diluir os efeitos de uma punição que limitava o desenvolvimento aerodinâmico do carro, algo que eles receberam por terem passado do teto orçamentário de 2021. E segundo deu a tranquilidade para que eles começassem a focar, bem cedo, no carro do próximo ano.
Como a base do projeto é forte, eles nem precisam introduzir tantas peças de desenvolvimento, como Mercedes e Aston Martin estão fazendo. É uma questão de ajuste fino a algo que já funciona.
Todas as equipes terão trabalho para chegar na Red Bull em 2024, mas a McLaren é aquela que parece mais nos trilhos para ameaçá-los. Só falta encontrar o segredo que protege os pneus especialmente de Verstappen.
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