Pole Position

Pole Position

Reportagem

GP de Las Vegas: Datas, horários e tudo sobre a 21ª etapa da Fórmula 1

O GP de Las Vegas é o projeto mais ambicioso da Liberty Media desde que eles assumiram o comando da Fórmula 1 em 2017: correr no centro de Las Vegas após construir toda a área de boxes em um ano, a fim de que a cidade das luzes se torne uma espécie de capital da categoria em solo americano.

A prova é promovida pela própria Fórmula 1, algo único, e terá uma programação toda diferente, com todas as sessões acontecendo à noite e a corrida no sábado. Isso quer dizer que, com o fuso horário, a terceira prova norte-americana do calendário terá largada na madrugada do domingo no Brasil.

Como acompanhar o GP de Las Vegas:

Sexta-feira, 17 de novembro

Treino livre 1, de 1h30 às 2h30: Bandsports, Bandsports, BandPlay, site da Band
Treino livre 2, das 5h às 6h: TV Bandeirantes, Bandsports, BandPlay, site da Band

Sábado, 18 de novembro

Treino livre 3, de 1h30 às 2h30; TV Bandeirantes, Bandsports, BandPlay, site da Band
Classificação, das 5h às 6h: TV Bandeirantes, Bandsports, BandPlay, site da Band

Domingo, 19 de novembro
Corrida, a partir das 3h: TV Bandeirantes, BandPlay, site da Band, Rádio Bandeirantes e BandNewsFM

Raio-X do Las Vegas Strip

Distância: 6.201m
Número de voltas: 50
DRS - 2 zonas
DRS 1: Detecção após a curva 2 e ativação entre a 4 e 5
DRS 2: Detecção após a curva 13 e ativação entre 13 e 14
Pneus disponíveis: C3 (duros), C4 (médios) e C5 (macios)

Características do Las Vegas Strip

  • A pista é praticamente um passeio turístico pelos principais pontos turísticos da cidade de Las Vegas, e por isso tem longas retas. É esperado que os carros cheguem a velocidades semelhantes às atingidas em Monza, mas em uma pista de rua.

  • O frio será um grande personagem deste final de semana. As atividades de pista começam às 20h30 pelo horário local, horas depois do pôr-do-sol, que é antes das 17h. Como a variação de temperatura no deserto é grande, os termômetros não devem passar dos 10 graus. Isso gera desafios para os carros e, principalmente, pneus.

  • As equipes de F1 atualmente recebem várias informações de uma pista nova no calendário, mas há algo muito difícil de computar nas simulações que eles fazem para chegar com o carro o mais perto possível da configuração ideal: saber onde estão as ondulações e como elas interagem com os carros.

Continua após a publicidade

Curiosidades sobre o GP de Las Vegas

Essa não será a primeira vez que Las Vegas vai receber a Fórmula 1. Em 1981 e 1982, foi feito um circuito no estacionamento do hotel Ceasars Palace. A prova era a última do campeonato, e coroou dois campeões: Nelson Piquet em 81 e Keke Rosberg em 82. Curiosamente, ambos terminaram a corrida em quinto lugar.

A Fórmula 1 acabou sendo obrigada a usar a Esfera durante o final de semana. Isso porque a pista passa muito perto da redoma de LED, então a categoria entrou em acordo com seus donos para fazer anúncios e também usar a parte de dentro da Esfera, oferecendo um brunch no domingo para as pessoas "se recuperarem" do final de semana.

Las Vegas é famosa pela facilidade em fazer casamentos e não é incomum ver pedidos de casamento nas arquibancadas e nas visitas aos boxes. Então por que não juntar as duas coisas? O paddock terá uma capela para facilitar a vida de quem quiser aproveitar o GP para casar.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes