GP de Las Vegas: Datas, horários e tudo sobre a 21ª etapa da Fórmula 1
O GP de Las Vegas é o projeto mais ambicioso da Liberty Media desde que eles assumiram o comando da Fórmula 1 em 2017: correr no centro de Las Vegas após construir toda a área de boxes em um ano, a fim de que a cidade das luzes se torne uma espécie de capital da categoria em solo americano.
A prova é promovida pela própria Fórmula 1, algo único, e terá uma programação toda diferente, com todas as sessões acontecendo à noite e a corrida no sábado. Isso quer dizer que, com o fuso horário, a terceira prova norte-americana do calendário terá largada na madrugada do domingo no Brasil.
Como acompanhar o GP de Las Vegas:
Sexta-feira, 17 de novembro
Treino livre 1, de 1h30 às 2h30: Bandsports, Bandsports, BandPlay, site da Band
Treino livre 2, das 5h às 6h: TV Bandeirantes, Bandsports, BandPlay, site da Band
Sábado, 18 de novembro
Treino livre 3, de 1h30 às 2h30; TV Bandeirantes, Bandsports, BandPlay, site da Band
Classificação, das 5h às 6h: TV Bandeirantes, Bandsports, BandPlay, site da Band
Domingo, 19 de novembro
Corrida, a partir das 3h: TV Bandeirantes, BandPlay, site da Band, Rádio Bandeirantes e BandNewsFM
Raio-X do Las Vegas Strip
Distância: 6.201m
Número de voltas: 50
DRS - 2 zonas
DRS 1: Detecção após a curva 2 e ativação entre a 4 e 5
DRS 2: Detecção após a curva 13 e ativação entre 13 e 14
Pneus disponíveis: C3 (duros), C4 (médios) e C5 (macios)
Características do Las Vegas Strip
A pista é praticamente um passeio turístico pelos principais pontos turísticos da cidade de Las Vegas, e por isso tem longas retas. É esperado que os carros cheguem a velocidades semelhantes às atingidas em Monza, mas em uma pista de rua.
O frio será um grande personagem deste final de semana. As atividades de pista começam às 20h30 pelo horário local, horas depois do pôr-do-sol, que é antes das 17h. Como a variação de temperatura no deserto é grande, os termômetros não devem passar dos 10 graus. Isso gera desafios para os carros e, principalmente, pneus.
As equipes de F1 atualmente recebem várias informações de uma pista nova no calendário, mas há algo muito difícil de computar nas simulações que eles fazem para chegar com o carro o mais perto possível da configuração ideal: saber onde estão as ondulações e como elas interagem com os carros.
Curiosidades sobre o GP de Las Vegas
Love in the fast lane??
? F1 Las Vegas (@F1LasVegas) November 13, 2023
Introducing the first-ever #F1 wedding chapel #LasVegasGP pic.twitter.com/loK5LTDpiO
Essa não será a primeira vez que Las Vegas vai receber a Fórmula 1. Em 1981 e 1982, foi feito um circuito no estacionamento do hotel Ceasars Palace. A prova era a última do campeonato, e coroou dois campeões: Nelson Piquet em 81 e Keke Rosberg em 82. Curiosamente, ambos terminaram a corrida em quinto lugar.
A Fórmula 1 acabou sendo obrigada a usar a Esfera durante o final de semana. Isso porque a pista passa muito perto da redoma de LED, então a categoria entrou em acordo com seus donos para fazer anúncios e também usar a parte de dentro da Esfera, oferecendo um brunch no domingo para as pessoas "se recuperarem" do final de semana.
Las Vegas é famosa pela facilidade em fazer casamentos e não é incomum ver pedidos de casamento nas arquibancadas e nas visitas aos boxes. Então por que não juntar as duas coisas? O paddock terá uma capela para facilitar a vida de quem quiser aproveitar o GP para casar.
Deixe seu comentário