Pole Position

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Leclerc vê melhor chance de vencer pela primeira vez após 5 poles em 2023

Confiante com o carro desde a primeira vez que foi para a pista em Las Vegas, Charles Leclerc nem precisou fazer uma boa volta para ficar com a pole position do GP, sua quinta do ano. E, ao contrário das outras quatro oportunidades, em que a Ferrari ia bem em uma volta lançada, mas caía muito no ritmo de corrida, desta vez ele acha que pode disputar de igual para igual com Max Verstappen.

O holandês larga em segundo, depois que o companheiro de Leclerc, Carlos Sainz, foi o segundo na madrugada deste sábado, mas teve de pagar a punição de 10 posições no grid pela troca da bateria. O espanhol acertou a tampa de bueiro que se soltou no primeiro treino livre e, mesmo que os danos em seu carro tenham sido em decorrência de um problema com a pista, foi punido de qualquer forma.

Isso gera uma potencial desvantagem para Leclerc, que perde a ajuda do companheiro para se defender de Verstappen. Mas, ainda assim, ele está confiante. "Eu me senti bem com o carro deste o primeiro treino livre, e só não gostei da minha última volta no Q3, cometi muitos erros, mas foi o suficiente para ficar com a pole. A corrida será um desafio para primeiro colocar temperatura nos pneus, depois evitar granulação e depois, mantê-los na temperatura ideal, mas acho que nunca estivemos tão perto deles em termos de ritmo de corrida. É nossa melhor chance de converter uma pole em vitória."

A descrição de Leclerc a respeito dos pneus é perfeita e será o grande tema da corrida, devido à combinação entre um asfalto liso, uma pista com muitas retas e temperaturas baixas. Os carros estão configurados com baixa pressão aerodinâmica, então tendem a escorregar mais nas freadas. Isso gera temperatura interna, enquanto externamente eles estão frios com o asfalto a 15ºC, e não conseguem ganhar temperatura com as longas retas sempre os esfriando.

Então, se o piloto forçar demais, essa temperatura interna vai causar a tal granulação na superfície pela diferença de temperatura. Pedaços de borracha se soltam e voltam a grudar, deixando a superfície irregular e gerando a sensação de falta de aderência.

Se o piloto cuidar demais da temperatura para não gerar graining, ele pode acabar não conseguindo colocar o pneu na janela de funcionamento, o que também gera falta de aderência. E outra possibilidade é que o piloto diminua o ritmo por conta do graining, perca temperatura no pneu, e tenha dificuldade de retomá-la.

De qualquer forma, é um desafio diferente de outras provas, que ajuda a explicar por que a Ferrari está tão forte. Eles geralmente colocam muita temperatura no pneu, que acaba superaquecendo. Mas isso não será um fato com o asfalto tão frio. E o time italiano já tinha mostrado no GP da Itália que tem um pacote forte para pistas que pedem baixa pressão aerodinâmica.

Verstappen acredita que a corrida será bem diferente da classificação

Mesmo com todos esses fatores, Max Verstappen estava confiante de que pode dar a volta por cima na corrida. "Consegui o máximo que era possível porque a gente sabia que nosso ritmo não era bom para uma volta lançada, mas na corrida vai ser diferente". A Red Bull deixou de fazer a pole position em várias corridas neste ano justamente por não colocar tanta energia nos pneus, mas depois costuma ter um ritmo muito superior, principalmente com pneus usados, na corrida. E, com isso, só perdeu uma vez no ano até aqui.

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Em termos de estratégia, as equipes avaliam que o composto médio não tem um bom rendimento, então a melhor tática é largar com os médios e depois pular para os duros. Mas há um fator importante: as equipes estão esperando uma corrida acidentada, com Safety Car ou até bandeira vermelha. E, para isso, é importante abrir a possibilidade de fazer as relargadas com os pneus macios, dependendo de quanta corrida ainda há pela frente, justamente por conta dessa questão da temperatura, já que o composto mais macio trabalha em uma janela de temperatura mais baixa.

Foi justamente pensando nisso que a McLaren tentou passar do Q1 com apenas um jogo de pneus, para poupar macios, e acabou sendo eliminada com ambos os carros. Mas Lando Norris e Oscar Piastri são dois dos pilotos que esperam que a expectativa de que haverá pontos de ultrapassagem na pista de Las Vegas se materialize. Envolvidos na luta pelo vice-campeonato, Lewis Hamilton e Sergio Perez também largam mais atrás, em 10º e 11º.

Com tantos pilotos que ficaram pelo caminho na classificação, o top 10 teve algumas surpresas. Muito velozes nas retas e também andando bem no frio, as Williams saem em quinto e sexto. Pierre Gasly larga em quarto, fechando a segunda fila com George Russell em terceiro, Valtteri Bottas é o sétimo no grid e Kevin Magnussen, o oitavo.

O GP de Las Vegas será disputado no sábado à noite na cidade americana, e tem largada às 3h da manhã do domingo, pelo horário de Brasília.

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