GP de Abu Dhabi: Datas, horários e tudo sobre a última etapa da Fórmula 1
A Fórmula 1 chega à sua 22ª e última etapa com ambos campeonatos já decididos há algum tempo: a Red Bull foi campeã no GP do Japão, e Max Verstappen levou o tricampeonato na etapa seguinte, no Qatar, ainda no começo de outubro. Sergio Perez também está confirmado com o vice-campeão, na primeira vez em que a Red Bull consegue uma dobradinha no campeonato de pilotos.
A grande disputa é pelo vice-campeonato de construtores. A Mercedes vinha tranquila na frente, mas a Ferrari descontou 56 dos 60 pontos que tinha de desvantagem há três meses e pode tirar a segunda colocação do time de Hamilton e Russell.
Como acompanhar o GP de Abu Dhabi:
Sexta-feira, 24 de novembro
Treino livre 1, das 6h30 às 7h30: Bandsports, BandPlay, site da Band
Treino livre 2, das 10h às 11h: Bandsports, BandPlay, site da Band
Sábado, 25 de novembro
Treino livre 3, das 7h30 às 8h30: Bandsports, BandPlay, site da Band
Classificação, das 11h às 12h: TV Bandeirantes, BandPlay, site da Band e Bandsports
Domingo, 26 de novembro
Corrida, a partir das 10h: TV Bandeirantes, BandPlay, site da Band, Rádio Bandeirantes e BandNewsFM (transmissão começa às 9h30), VT BandSports 20h45
Raio-X do Yas Marina Circuit
Distância: 5.281m
Número de voltas: 58
DRS - 2 zonas
DRS 1: Detecção antes da curva 5 e ativação na reta oposta
DRS 2: Detecção após a curva 7 (chicane) e ativação entre a 8 e 9
Pneus disponíveis: C3 (duros), C4 (médios) e C5 (macios)
Resultado de 2022
Pole Position: Max Verstappen (HOL/Red Bull) - 1min23s824
Pódio:
1º Max Verstappen (HOL/Red Bull) 1h27min45
2º Charles Leclerc (MON/Ferrari) +8s771
3º Sergio Perez (MEX/Red Bull) +10s093
Características do Circuito de Yas Marina
O asfalto do circuito de Yas Marina é pouco abrasivo, e por isso o desgaste de pneus geralmente é baixo. Fora isso, as temperaturas caem quando o sol se põe, já que a corrida é disputada ao entardecer. Então muitas vezes os pilotos começam mais conservadores e depois podem atacar mais com a pista mais fria.
O terceiro setor é importante por conta da tração e a necessidade de cuidar dos pneus traseiros, que tendem a sofrer com superaquecimento. Nos outros dois setores, o que conta mais é a velocidade de reta.
A pista de Abu Dhabi passou por várias mudanças antes de receber a prova de 2021 para gerar mais ultrapassagens. Os perfis de algumas curvas foram alterados, aumentando sua velocidade, livrando-se das mais fechadas e também das cambagens invertidas. Tudo pensando em dar mais chance de ultrapassagem.
Curiosidades sobre o GP de Abu Dhabi
Abu Dhabi ficou muito marcada pela decisão do campeonato de 2021: Lewis Hamilton e Max Verstappen chegaram empatados à prova final. O inglês liderava com certa folga quando um SC no final juntou o pelotão. O detalhe é que ele tinha pneus velhos, e Verstappen, que vinha em segundo, tinha trocado os seus. O procedimento de relargada foi muito questionado por não ter sido seguido em sua totalidade. Na relargada, com uma volta para o final, Verstappen passou Hamilton e se tornou campeão.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberO resultado de 2021 interrompeu uma sequência de vitórias dos pilotos que largaram na pole position, que vinha desde 2015. O vencedor que largou mais atrás foi Kimi Raikkonen, que saiu de quarto para primeiro em 2012. Em 2022, a lógica de Abu Dhabi voltou, e Verstappen dominou a prova do começo ao fim.
Abu Dhabi paga uma taxa maior para a F1 justamente para ter a última etapa do campeonato, mas desde que entrou no calendário, em 2009, a pista não sediou muitas decisões: foram apenas quatro, em 2010 (quando Sebastian Vettel venceu uma decisão na qual quatro pilotos tinham chance de ganhar), 2014 (o bi de Lewis Hamilton), 2016 (quando Nico Rosberg foi o campeão) e a decisão histórica de 2021.
Deixe seu comentário