Pole Position

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Sucesso sem precedentes da Red Bull vai custar mais de R$45mi por inscrição

Os 860 pontos conquistados pela Red Bull na temporada, com direito a 21 vitórias em 22 GPs, números sem precedentes na história da Fórmula 1, vêm com uma conta igualmente impressionante para a equipe. Como as taxas de inscrição e renovação da superlicença dos pilotos são ajustadas de acordo com o número de pontos, o total pago para a Federação Internacional de Automobilismo para o time e os pilotos competirem em 2024 vai superar os 45 milhões de reais.

A maior parte dessa quantia vem da taxa de inscrição da equipe Red Bull. Os pontos do campeão já custam mais caro do que os do restante do grid, 7.893 dólares cada. E há uma taxa básica de mais de 650 mil dólares que todos têm de pagar.

Então, o total que a Red Bull tem de pagar para garantir o lugar no grid é 7.455.817 dólares, ou quase 37 milhões de reais. A quantia é, de longe, a maior já paga por esse tipo de inscrição, até porque ninguém chegou nem perto da pontuação conquistada pela Red Bull em 2023. Para se ter uma ideia, a segunda maior pontuação da história pertence à Mercedes, que somou 765 pontos em 2016.

Inclusive, as 13 maiores pontuações da história da F1 foram conquistadas ou pela Red Bull, ou pela Mercedes, as duas equipes que mais venceram campeonatos desde que a pontuação da F1 passou por uma grande mudança em 2010.

Mas a Red Bull também se comprometeu a pagar pela renovação da superlicença de Max Verstappen por contrato, então a conta é bem maior. O holandês venceu 19 das 22 corridas, também uma marca única. Mesmo que as temporadas sejam mais longas atualmente, Verstappen venceu mais de 86% das provas, número bem acima dos demais.

A pontuação, então, nem se fala. Ele conquistou 575 pontos de 620 possíveis, e isso significa que a taxa de renovação da superlicença, que funciona como uma carteira de habilitação para pilotos de F1, é de mais de 1.2 milhão de dólares, o equivalente a mais de 6 milhões de reais.

Verstappen comemorou que o dinheiro não sai de seu bolso, mas classificou a taxa de "absurda", em entrevista à TV Viaplay, da Holanda. "Não acho certo pagar tanto, isso não acontece em outros esportes também. E cada vez há mais corridas", lembrou.

De fato, um domínio semelhante em 2024 custaria ainda mais caro, uma vez que serão 24 GPs. "É daquelas coisas que são definidas sem que ninguém espere que tantos pontos fossem marcados."

A Red Bull confirmou que vai pagar pela renovação da superlicença de Verstappen, mas não se pronunciou sobre o caso de Sergio Perez. Segundo colocado no mundial, o mexicano precisaria pagar pouco mais de 3 milhões de reais para correr ano que vem.

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Além de pagar mais caro para a inscrição do campeonato do ano seguinte, a equipe campeã também tem menos tempo de desenvolvimento aerodinâmico pelo menos até o final de junho, quando as porcentagens são redefinidas. Por outro lado, eles têm direito ao melhor box no pitlane, às vezes no começo ou às vezes no final, dependendo do circuito.

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