Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Alpine lança carro 'ousado' para deixar meio da tabela e segurar pilotos

A Alpine lançou nesta quarta-feira em sua fábrica em Enstone o carro para a temporada 2024 da Fórmula 1, classificado pela equipe como um projeto "ousado", e bastante modificado em relação ao ano passado. O diretor técnico da equipe, Matt Harman, disse no lançamento que "só o volante sobreviveu", em comparação com o modelo do ano passado. As mudanças começam com o bico, totalmente redesenhado, passam pelo reposicionamento de peças do motor para otimizar a distribuição de peso, e pela diminuição da massa da transmissão, o que também ajuda na aerodinâmica.

E eles precisavam mudar. A Alpine é a prova de que um ano pode fazer muita diferença na F1. Há 12 meses, eles estavam lançando seu carro em um grande evento em Londres, na Inglaterra, com a presença ilustre de Zinedine Zidane como embaixador da marca, e cheia de otimismo com a chegada de Pierre Gasly e a expectativa de lutar pelo quarto lugar no campeonato.

Agora, tudo o que se ouve vindo de Enstone é preocupante. Todo o comando da equipe foi trocado ao longo da temporada de 2023, e quem saiu fala em uma disputa por poder que estava tirando o time dos trilhos. Gasly e o companheiro Esteban Ocon, que comprovaram a teoria de que não trabalhariam tão bem juntos após anos de rivalidade e inimizade, estão de olho nas oportunidades do mercado de pilotos para 2025, sem muita confiança de que as coisas podem mudar na atual equipe. E o projeto de 2024 estaria atrasado.

E tem mais: muita coisa mudou também nas equipes que têm estrutura semelhante à Alpine. Ou melhor, que tinham. Aston Martin e McLaren agora contam com os túneis de vento mais avançados do grid, já que atualizaram suas fábricas recentemente, e mesmo antes de começarem a usar os novos equipamentos deram saltos importantes e começaram a frequentar o pódio, enquanto a Alpine estava envolta em brigas internas.

Novo carro da Alpine tem dianteira bastante modificada e aposta em nova distribuição de peso
Novo carro da Alpine tem dianteira bastante modificada e aposta em nova distribuição de peso Imagem: Divulgação/Alpine

Já em 2023, a Alpine caiu para o sexto lugar entre as equipes. O que antes era o meio do pelotão, agora é mais difícil de definir. Aston e principalmente McLaren cresceram e muitas vezes andam de igual para igual com Mercedes e Ferrari, enquanto especialmente Williams e AlphaTauri - rebatizada V-CARB - vêm crescendo. E a Alpine estagnou, sem conseguir atrair grandes nomes. Não é à toa que Ocon e Gasly, ambos com contrato até o final de 2024, estão de olho nos movimentos do mercado.

A única boa notícia de 2023 foi a injeção de 200 milhões de dólares pela venda de 24% da equipe para um grupo de investimento. Isso ajuda a equipe a ficar mais independente das idas e vindas da direção da Renault, que por algumas vezes cortou os gastos com a F1 ao longo das últimas décadas.

Na pista, a grande missão da Alpine em 2024 é aumentar a janela de funcionamento de seu carro. Quando eles andaram bem e tiveram uma boa operação de corridas com chuva, em Mônaco e Holanda, chegaram a beliscar dois pódios.

No entanto, eles perceberam que estavam perto de tirar o limite do que o carro podia dar, e isso claramente não era suficiente. Então, mesmo com as regras estáveis em 2024, a expectativa é de que haja mudanças mais profundas ao invés de uma simples evolução, e isso vai ficar mais claro quando o carro estiver na pista nos testes do Bahrein, entre 21 e 23 de fevereiro.

Continua após a publicidade

A desvantagem mais difícil de tirar é a da unidade de potência. A Alpine é a única equipe que usar o motor Renault, então eles já têm a desvantagem da quantidade de informações que conseguem coletar. E optaram por fazer uma mudança extensa no último ano antes do congelamento. Até 2026, quando o regulamento muda completamente, há muitas limitações a respeito do que pode ser feito, e a Alpine não tem outra opção senão focar na nova unidade de potência.

Ou seja, o investimento que está chegando só agora e será alocado para melhorar as ferramentas de simulação para o carro de 2026, o projeto de carro que está sendo revisto, o motor que está sendo feito para o próximo regulamento. Nada na Alpine aponta para uma melhora imediata. Seria uma surpresa ver o time evoluir de uma hora para a outra.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes