Pode chamar de RB ou VCARB: time de Ricciardo tem motivos para otimismo
Fale o que quiser do novo nome da AlphaTauri, o Visa Cash App RB, ou VCARB, como a equipe tem sido chamada internamente. O fato é que existe uma grande expectativa em relação ao que o time pode fazer nesta temporada, e um grande fluxo de novas parcerias sendo anunciadas nas últimas semanas. De quebra, no lançamento do carro, em Las Vegas, chamou a atenção o carro colorido, longe da tendência de fibra de carbono exposta para diminuir o peso, o que deixa os carros com muito preto. Veremos, contudo, se isso se repetirá na pista, já que vários carros ano passado foram lançados cheios de cores, mas logo foram perdendo "a tinta" em favor da performance.
Voltando aos patrocinadores, tem relógio, bagagem, investimentos. Já dava para perceber pelos anúncios que antecederam o lançamento da equipe de Daniel Ricciardo e Yuki Tsunoda em Las Vegas que a estratégia de mudar totalmente o nome da equipe para receber o apoio de peso da Visa já está trazendo frutos. Trata-se de uma parceria que também engloba a equipe principal, a Red Bull, que terá a marca de cartões de crédito estampada nos carros.
introducing the VCARB 01. we didn't skip out on the colour with this one pic.twitter.com/QlWlHNhxOG
-- Visa Cash App RB F1 Team (@visacashapprb) February 9, 2024
Mas essa não será a única similaridade entre os Red Bull e os VCARB, que também estão sendo chamados simplesmente de RB (lembrando que RB não significa Racing Bulls, ao contrário do que alguns meios noticiaram).
As duas equipes vão voltar a usar o que o regulamento permite de peças em comum, como faziam em 2021. E a equipe júnior agora tem mais experiência com o túnel de vento da Red Bull, após usá-lo por dois anos. Ou seja, esse será o primeiro carro feito no mesmo equipamento, embora uma equipe não tenha acesso ao que a outra está fazendo, juntamente com a colaboração debaixo da carenagem. E com a Red Bull dominando.
A lista de componentes da Red Bull Technologies no novo carro é extensa. Suspensão dianteira, suspensão traseira, direção, caixa de câmbio e escapamento, além de ambos os times usarem a mesma unidade de potência feita pela Honda e rebatizada como Red Bull Powertrains.
Para se ter uma ideia do valor dessa colaboração, a AlphaTauri deu um salto importante a partir do GP de Singapura do ano passado. Eles pontuaram em cinco das oito últimas provas. Nas primeiras 14 provas, tinham pontuado só três vezes. A diferença? A adoção da suspensão traseira da Red Bull.
Não é por acaso que chefes de outras equipes, especialmente o CEO da McLaren, Zak Brown, começaram a reclamar da parceria. Mas não há suspeitas de ilegalidade. É somente uma briga para tentar fechar essa possibilidade de uma mesma empresa ter duas equipes e também sobre o regulamento permitir colaborações tão fortes, dentro de um contexto de negociação de um novo contrato entre equipes, a federação e a F1.
Voltando à parte comercial, também ajuda ter o carismático Daniel Ricciardo a bordo. Ele voltou ao grid no meio do ano passado, mas teve uma fratura na mão e fez poucas provas. Teve lampejos positivos, como a classificação para o GP da Cidade do México, mas ainda não vimos todo o potencial do piloto de 34 anos, que começará o ano de olho na vaga de Sergio Perez na Red Bull.
Além de uma estrutura mais eficiente buscando se aproveitar da proximidade com a Red Bull comercialmente e em termos de performance, a VCARB também se fortaleceu nos últimos meses. Laurent Mekies chega da Ferrari para o lugar de chefe da equipe, após a aposentadoria de Franz Tost. O experiente Peter Bayer chegou ainda no ano passado, e o time anunciou recentemente mais contratações: Tim Goss, que deixou recentemente o cargo de diretor técnico da FIA, Guillaume Cattelani, vindo da Red Bull Technologies, e Alan Permane, que esteve por décadas na chefia da equipe que hoje é a Alpine.
Mas o que seria realista imaginar para o 2024 de uma equipe com tantos sinais positivos? Uma aposta otimista seria pensar em uma briga com a Alpine, mesmo com a ampla vantagem do time francês ao longo de 2023 (foram 120 pontos contra 25).
O time de Enstone também cresceu bastante na parte final do campeonato, e mesmo assim optou por fazer mudanças profundas em seu carro. Então temos, de um lado, a expectativa de um passo grande da ex-AlphaTauri, e de outro as incertezas que uma mudança significativa traz do lado da Alpine.
Teremos uma ideia melhor do que esperar após os testes de pré-temporada, que serão realizados entre 21 e 23 de fevereiro, no Bahrein. O país também será palco da primeira corrida do ano, dia 2 de março.
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