Após anunciar Hamilton, Ferrari faz lançamento relâmpago de carro para 2024
A Ferrari está diferente. Não o carro exatamente, uma evolução em relação ao modelo que já começou a passar por transformações ano passado. Mas o lançamento em si rompeu com o que costumamos a ver na Scuderia nos últimos anos. Apenas um curto vídeo mostrando o carro, no mesmo dia em que os pilotos estão colocando o SF-24 na pista em Fiorano, ao lado da fábrica de Maranello, pela primeira vez.
As primeiras imagens divulgadas mostram um carro com detalhes que se assemelham mais ao Red Bull, como as entradas de ar das laterais, retangulares e finas. E há um ponto interessante na estrutura ao lado do halo, certamente para melhorar o fluxo de ar nesta zona. Assim como a Aston Martin, eles optaram por continuar com a suspensão pushrod na dianteira, sem adotar a mesma solução da Red Bull que outras equipes seguiram em 2024.
Havia bons motivos para um lançamento mais sóbrio, evitando que o evento fosse marcado por um personagem que nem estava por lá. Afinal, foi a primeira vez que o chefe Fred Vasseur, o futuro companheiro Charles Leclerc e o piloto que sobrou, Carlos Sainz, apareceriam em um evento da Scuderia após o anúncio de que Lewis Hamilton se juntará à Ferrari em 2025.
Esse não é o único motivo para otimismo na Ferrari, embora os lançamentos em Maranello sempre sejam tomados pelo sentimento de "agora vai", mesmo mais de 15 anos depois do último título de construtores, em 2008.
Vasseur, que chegou na Scuderia há pouco mais de 12 meses, fez contratações para fortalecer o corpo técnico do time e vem trabalhando para melhorar os processos dentro de uma equipe que ficou marcada por erros de execução da equipe de pista, o que engloba as estratégias.
The moment you've all been waiting for?
-- Scuderia Ferrari (@ScuderiaFerrari) February 13, 2024
The SF-24 is here!! ?? pic.twitter.com/KVEcU5929j
Ferrari aprofunda mudanças que começaram em junho
Mesmo que o progresso do time tenha sido limitado por escolhas conceituais do carro feitas em 2021, alterações que começaram a ser feitas com a grande atualização do GP da Espanha foram dando a dica do direcionamento do projeto dali em diante.
Basicamente, o grid da F1 ficou dividido entre carros mais parecidos com a Ferrari e com a Red Bull em 2022, quando a categoria mudou o regulamento. E lentamente todos foram migrando mais para o estilo dos atuais bicampeões mundiais. Até mesmo a própria Ferrari, que agora dá mais um passo no sentido de mudar totalmente o conceito de seu carro, afastando-se do modelo que começou (até bem, inclusive) a temporada de 2022.
Um passo animador no sentido de fazer esse novo conceito funcionar, inclusive, foi dado com o assoalho que estreou no GP do Japão e deixou o carro mais previsível. Essa era uma queixa recorrente dos pilotos Leclerc e Sainz e gerava uma instabilidade que contribuía para o desgaste acelerado dos pneus.
Resolver isso é uma prioridade para o time, que demonstrou ter um carro rápido em uma volta lançada, fez sete poles positions no ano, mas que só conseguiu vencer uma corrida. Foi o GP de Singapura, vencido por Sainz, e marcado por ser sempre uma prova técnica disputada em um ritmo mais lento do que os carros podem fazer por conta da dificuldade de se ultrapassar.
De qualquer maneira, a Ferrari foi a única equipe que conseguiu poles positions além da Red Bull em 2023, e foi a única que conseguiu vencer fora Max Verstappen e Sergio Perez também. E, mesmo com o crescimento da McLaren a partir da nona de 22 etapas, eles ainda foram a segunda equipe que marcou mais pontos mesmo se contarmos só esses GPs.
Do ponto de vista ferrarista, nada melhor que fazer a pré-temporada e a primeira corrida no Bahrein. Trata-se de uma pista muito difícil para os pneus, então será uma oportunidade, logo de cara, de comprovar se o novo carro resolveu essa questão que tirou tantos pontos da Ferrari no ano passado.
Sainz entra na temporada sem saber onde correrá em 2025
Outra história interessante dentro da Ferrari é Carlos Sainz. Ele foi muito bem na última temporada, é conhecido especialmente por ser muito estudioso e dar um retorno técnico preciso aos engenheiros. Só perdeu a vaga porque era Hamilton quem estava chegando, e, do outro lado da garagem, Leclerc segue sendo a aposta da Ferrari a longo prazo por conta de sua velocidade natural.
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Quero receberMesmo aos 29 anos, Sainz já correu por quatro equipes na F1. E hoje aparece na lista de possíveis candidatos, inclusive, à vaga de Hamilton, além de ter seu nome ligado à Audi e Aston Martin.
Não é uma decisão fácil de tomar, já que a F1 passará por uma mudança de regulamento em 2026, mas Sainz sabe que continuar o bom trabalho na Ferrari, mesmo sabendo que está de saída, é importante para seu futuro.
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