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Equipe que mais cresceu no ano passado, McLaren lança carro semipronto

A McLaren foi a primeira equipe da F1 a mostrar sua pintura para a temporada 2024, ainda em janeiro, e nesta quarta-feira é a vez não só de mostrar o carro em si, como também de colocá-lo na pista, em Silverstone, na Inglaterra.

Não será exatamente um teste, já que as equipes são proibidas de usarem os mesmos pneus das corridas, mas são 200km (o equivalente a dois terços de uma corrida) que servem para que todos os sistemas do carros sejam checados antes de enviar o carro para o Bahrein, onde a F1 fará três dias de pré-temporada entre 21 e 23 de fevereiro.

No entanto, o chefe da equipe, Andrea Stella, admitiu que

"Antes de irmos para a pista para sessões competitivas, temos muito trabalho a fazer, inclusive testar o MCL38 durante os testes de pré-temporada no Bahrein. A equipe fez um bom trabalho durante o inverno e estamos confiantes de que podemos começar bem, mas sabemos que temos tarefas importantes antes do início da temporada. Há uma série de inovações no carro, mas nem todas as áreas que queremos abordar foram concluídas para a especificação de lançamento do carro. Essas áreas agora são o foco do nosso desenvolvimento durante a temporada, que já está em andamento."

A McLaren recentemente anunciou a renovação de Lando Norris e já tinha feito o mesmo com Oscar Piastri. Espera-se muito do australiano em sua segunda temporada, após um ano de estreia que mostrou por que ele se tornou alvo de disputa judicial entre equipes antes mesmo da primeira corrida. Junto com Norris, eles formam uma das melhores duplas de pilotos do grid.

Existe uma grande expectativa em relação à McLaren para a temporada 2024. Eles tomaram decisões importantes ainda em 2022 no sentido de buscar entender por que a Red Bull era tão consistente em vários tipos de pista, o que tem a ver com uma união entre as suspensões e o assoalho que permite que o carro mantenha a altura baixa e ao mesmo tempo estável. Com essa distância entre o solo e assoalho mais consistente, eles conseguem gerar mais pressão aerodinâmica e também conseguem estabilizar mais o carro, ajudando na conservação de pneus.

E essa é a grande missão do time de Woking para 2024. Eles já conseguiram, ainda durante 2023, igualar e até superar o rendimento da Red Bull em curvas de alta velocidade. Encostaram nas curvas de média velocidade. Mas ainda não conseguem preservar os pneus ao longo de várias voltas como a Red Bull.

É claro que não dá para saber ainda o que os atuais bicampeões do mundo vão apresentar, embora o projetista Adrian Newey fale em uma segunda evolução do projeto que começou em 2022 e não prometa grandes mudanças. Mas é fato que, no final do ano passado, a Red Bull continuava ganhando corridas justamente pelo ritmo que conseguiam manter com os pneus usados. Em termos de velocidade pura, a diferença já não era o que foi.

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Voltando à McLaren, é de se esperar que eles ainda não tenham atingido seu potencial. Eles agora estão utilizando seu próprio túnel de vento, finalizado ano passado e que vinha dando ótimos resultados. Essa transição de um túnel de vento para outro não é simples, então a equipe estará focada em comprovar os dados na pista na pré-temporada.

O time também começa a sentir os efeitos das contratações que fez ano passado para fortalecer o time de engenharia, sendo que a principal contratação foi Rob Marshall, ex-Red Bull, como um dos diretores técnicos.

Será, também, um teste para a liderança descentralizada de Andrea Stella, com quatro diretores técnicos focados em áreas específicas atuando logo abaixo do competente italiano. É uma estrutura diferente de outras equipes, que tendem a atuar de maneira mais vertical.

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Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

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