Verstappen lidera primeiro dia de testes da F1 com carro que roubou a cena
O primeiro dia da pré-temporada da Fórmula 1 começou da mesma forma que 2023 terminou, com Max Verstappen e a Red Bull na frente. Mas o que mais chamou a atenção no Circuito de Sakhir, no Bahrein, foram as mudanças feitas no carro pela equipe que venceu os campeonatos dos dois últimos anos na F1.
Afinal, algumas dúvidas que permaneceram mesmo depois do lançamento do carro na semana passada foram resolvidas. O projetista Adrian Newey foi buscar inspiração na Mercedes e na Ferrari para mudar a maneira como usa o fluxo de ar. A entrada de ar nas laterais do carro antes tinha sua parte inferior mais longa, e isso foi copiado por vários times ao longo dos últimos anos.
Agora, Newey não apenas inverteu esse desenho (a parte superior é mais longa que a inferior), como também está utilizando uma abertura mínima. Isso cria um espaço enorme embaixo dessa entrada para o fluxo de ar alimentar a parte traseira.
Mas como a parte interna do carro é refrigerada? Essa não é a única entrada de ar. O RB20 tem uma entrada rente ao cockpit, similar à Ferrari, e tem outra saindo da área de sustentação do halo, canalizada por dois "canhões" que se assemelham ao carro do ano passado da Mercedes.
Another comparison? Okay, but this time: side by side pic.twitter.com/xfy4DtiYP9
-- The Race (@wearetherace) February 21, 2024
Curiosamente, quando outro carro que escondeu muita coisa no lançamento foi à pista neste primeiro dia de testes coletivos, vimos um caminho semelhante, ainda que não tão radical. A McLaren foi a primeira equipe a adotar os conceitos que a Red Bull vinha usando desde 2022, e curiosamente também chegou a essa mesma conclusão: é melhor ter a parte superior da entrada de ar das laterais mais longa que a inferior.
O chefe da Red Bull, Christian Horner, marcou presença no primeiro dia de testes. Ele segue no cargo enquanto passa por investigação por comportamento indevido com um funcionário. Há a especulação de que seja um caso de assédio, mas não houve comunicação oficial a respeito da motivação da investigação ou quando é esperada uma decisão. A fabricante de energéticos está pressionada pela parceira Ford, F1 e FIA por conta do teor e demora na investigação.
Verstappen melhorou mais de 1s em relação ao ano passado
O tricampeão Verstappen não aparentou estar totalmente confortável nas freadas logo de cara, o que é normal, mas mesmo assim foi o piloto mais rápido - com alguma margem. Vale lembrar que as equipes ainda não estão focadas na performance máxima e ainda estão comprovando que os resultados das simulações correspondem aos das pistas e experimentando diferentes acertos.
Mas há uma métrica que pode indicar melhor a evolução desse RB20. Ele foi quase 1s2 mais veloz do que na mesma primeira sessão do ano passado, com o mesmo composto de pneu (C3) e com condições climáticas semelhantes. É um sinal de que, mesmo mudando de direção, a Red Bull teve uma evolução importante.
Mas e os rivais? Ainda não dá para apontar quem também vem forte. McLaren, Mercedes e Aston Martin pareceram estar bem focadas nos seus próprios programas, resolvendo suas listas de tarefas e fazendo alterações na configuração dos carros ao longo do primeiro dia de testes.
O piloto da McLaren Lando Norris aproveitou o teste para usar um capacete com a mesma pintura da vitória do brasileiro Gil de Ferran nas 500 Milhas de Indianápolis. Gil, que era consultor na McLaren, faleceu em dezembro do ano passado.
We lost someone really special to us at the end of last year, he was a dear friend of mine and he'd been with me pretty much since I came into Formula 1. Someone who I not only had many laughs and great times with, but someone who helped me out on and off the track whenever I? pic.twitter.com/Swjff3b3D4
-- Lando Norris (@LandoNorris) February 21, 2024
A Mercedes, inclusive, apareceu com sua nova asa, com um elemento basicamente inexistente. Na parte superior, perto do bico, só existe um pequeno elemento para garantir que a asa é legal, e não uma pequena asa como nos outros carros.
A Ferrari chamou a atenção com um emaranhado de sensores na traseira do carro. Esses sensores são comuns nos testes e foram vistos em vários carros nesta quarta-feira, mas são menos comuns atrás dos pneus traseiros. Eles buscam calcular se o fluxo de ar da realidade da pista se assemelha ao que os engenheiros veem nas simulações na fábrica. Os pilotos da Scuderia estiveram entre os que mais andaram, mostrando também uma preocupação em testar a confiabilidade do equipamento.
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Outras equipes não tiveram um primeiro dia tão tranquilo, ainda que ninguém tenha sofrido problemas graves. A Alpine não parecia muito confortável nas freadas e Esteban Ocon reportou um problema na unidade de potência na parte da manhã. Houve mudanças importantes na maneira como os componentes internos estão dispostos no carro francês para maximizar a aerodinâmica, e isso pode causar problemas.
A Williams perdeu tempo resolvendo primeiro um problema no DRS, na bomba de combustível e depois com uma suspeita de falha no eixo de transmissão, e a Haas teve de lidar com um problema no sistema de combustível.
Os testes coletivos continuam nesta quinta e sexta-feira, sempre no Bahrein, que também será o palco da etapa de abertura do campeonato, dia 2 de março, um sábado.
Confira a classificação do primeiro dia de testes de pré-temporada da F1
1 Max Verstappen (Red Bull) 1m31.344s, C3, 138 voltas
2 Lando Norris (McLaren) +1.140s, C3, 68 voltas
3 Carlos Sainz (Ferrari) +1.240s, C3, 65 voltas
4 Daniel Ricciardo (RB) +1.255s, C3, 47 voltas
5 Pierre Gasly (Alpine) +1.461s, C3, 56 voltas
6 Lance Stroll (Aston Martin) +1.663s, C3, 49 voltas
7 Charles Leclerc (Ferrari) +1.903s, C3, 64 voltas
8 Fernando Alonso (Aston Martin) +2.041s, C3, 77 voltas
9 Oscar Piastri (McLaren) +2.314s, C3, 57 voltas
10 Zhou Guanyu (Sauber) +2.527s, C3, 58 voltas
11 Logan Sargeant (Williams) +2.538s, C3, 21 voltas
12 George Russell (Mercedes) +2.765s, C3, 117 voltas
13 Yuki Tsunoda (RB) +2.792s, C3, 64 voltas
14 Valtteri Bottas (Sauber) +3.087s, C3, 68 voltas
15 Alex Albon (Williams) +3.243s, C4, 40 voltas
16 Esteban Ocon (Alpine) +3.333s, C1, 60 voltas
17 Kevin Magnussen (Haas) +4.348s, C3, 66 voltas
18 Nico Hulkenberg (Haas) +4.562s, C3, 77 voltas
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