GP do Bahrein: Datas, horários e informações sobre a etapa que abre a F1
A temporada da Fórmula 1 vai começar neste final de semana com o GP do Bahrein, excepcionalmente em um sábado por conta do início do mês sagrado para os muçulmanos, na próxima semana. Isso também mudou o GP da Arábia Saudita, segunda etapa, do domingo para o sábado.
Max Verstappen surge como o grande favorito depois de dominar o campeonato do ano passado e de fazer uma ótima pré-temporada. Isso, mesmo com a Red Bull mudando muito mais do que era esperado em seu projeto.
Mas o restante do pelotão promete estar muito competitivo, e é difícil apontar quem estará mais perto da Red Bull, mesmo com a Ferrari tendo feito o melhor tempo dos testes, também realizados no Bahrein, com Charles Leclerc.
Raio-X do Circuito Internacional do Bahrein
Distância: 5.412m
Número de voltas: 57
Recorde em corrida: 1min31s447 (Pedro de la Rosa, McLaren, 2005)
DRS - 3 zonas
DRS 1: Detecção antes da curva 1 e ativação após a curva 3
DRS 2: Detecção antes da curva 9 e ativação após curva 10
DRS 3: Detecção antes da última curva, ativação na reta dos boxes
Pneus disponíveis: C1 (duros), C2 (médios) e C3 (macios)
Resultado de 2023
Pole Position: Max Verstappen (Red Bull) - 1m29s708
Pódio:
1º Max Verstappen (HOL/Red Bull) - 1h33min56s736
2º Sergio Pérez (MEX/Red Bull) - +11s987
3º Fernando Alonso (ESP/Aston Martin) - +38s637
Como acompanhar o GP do Bahrein:
Quinta-feira, 29 de fevereiro
Treino livre 1, das 8h30 às 9h30: BandSports, BandPlay e site da Band
Treino livre 2, das 12 às 13h: BandSports, BandPlay e site da Band
Sexta-feira, 1 de março
Treino livre 3, das 9h30 às 10h30: , BandPlay e site da Band
Classificação, das 13h às 14h: , BandPlay e site da Band (transmissão começa às 12h30)
Sábado, 2 de março
Corrida, 12h: Bandeirantes (transmissão começa às 11h), BandPlay, site da Band, Rádio Bandeirantes e BandNewsFM
Características do Circuito Internacional do Bahrein
A combinação entre o traçado e o asfalto desgasta muito os pneus, especialmente os traseiros. Sabendo disso, algumas equipes podem fazer um acerto pensando em poupar os pneus, o que torna o aquecimento dos dianteiros mais difícil (e, consequentemente, atrapalha a classificação), mas compensa na corrida.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberA pista tem o primeiro e o terceiro setores que premiam carros com boa velocidade de reta e velozes em curvas de baixa velocidade. E o segundo, com curvas mais variadas, testa a aerodinâmica e a tração dos carros.
O trecho mais complicado do circuito é a curva 10, onde costumamos ver os pilotos fritando os pneus. Isso acontece porque é uma curva com trajetória fechada e uma inclinação para o lado de fora. Contornar bem a curva 10 é importante porque uma das três zonas de DRS é justamente depois dela.
Curiosidades sobre o GP do Bahrein
O primeiro GP do Bahrein foi disputado em 2004 e, embora o país árabe tivesse pouca tradição no automobilismo, o evento logo ganhou prêmios por sua organização. O GP tentou se reinventar algumas vezes para gerar um espetáculo melhor para a categoria, com resultados diferentes: em 2011, foi usada uma configuração de pista mais longa que não agradou os pilotos mas, em 2014, o evento passou a ter largada no entardecer, com a maior parte da prova sendo disputada à noite, e isso acabou melhorando o evento como um todo porque, com menos calor, os pilotos agora podem forçar mais no asfalto bastante abrasivo da pista.
Falando em configurações diferentes, a pista do Bahrein esteve presente duas vezes no calendário de 2020, muito afetado por conta da pandemia, uma como GP do Bahrein e outra, em uma configuração mais curta, como GP de Sakhir. Essa foi só uma das vezes que o país ajudou a F1 nessa época: eles convidaram todos os profissionais da categoria a se vacinarem contra a covid-19 entre fevereiro e março de 2021, quando os imunizantes ainda eram raros na Europa.
Para que a corrida pudesse ser disputada sem luz natural a partir de 2014, foram instalados 495 postes de iluminação, deixando a área da pista bem diferente em relação a como era antes da sua construção: tratava-se de uma fazenda de camelos, com bem menos que os 1120 coqueiros que o autódromo tem agora.
Deixe seu comentário